Pensamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

2º ANO do ENSINO MÉDIO

Tendo como referência a poesia de Arnaldo Antunes e os estudos dos textos de Descartes, reflita como somos seres do pensamento!
Qual a sua opinião sobre sermos seres pensantes?

Pensamento

Arnaldo Antunes / Arnaldo Brandão

Pensamento que vem de fora
e pensa que vem de dentro,
pensamento que expectora
o que no meu peito penso.
Pensamento a mil por hora,
tormento a todo momento.
Por que é que eu penso agora
sem o meu consentimento?
Se tudo que comemora
tem o seu impedimento,
se tudo aquilo que chora
cresce com o seu fermento;
pensamento, dê o fora,
saia do meu pensamento.
Pensamento, vá embora,
desapareça no vento.
E não jogarei sementes
em cima do seu cimento.

Obs.: Escreva um texto próprio com cerca de dez linhas.
Fundamente o texto em Descartes e Antunes com linguagem culta (sem abreviações)!

Aos estudos!!!
Prof.: Alberto Ribeiro

1. Os gregos antigos já possuíam uma noção sobre a existência de uma alma, pois consideravam locais para onde as almas iriam após a morte. Por outro lado, eles também consideravam a existência de fantasmas, onde era dito que se tratavam das pessoas que não receberam os ritos fúnebres adequados, pois para eles o papel dos ritos era mais do que simbólico, era uma forma de guiar os mortos para seu destino após a morte, e se isso não fosse devidamente feito, as almas seriam barradas em sua viagem e ficariam presas no mundo dos vivos, os atormentado
    Luiza Carolline 1ano C

2. Imagine como seria o mundo se não houvesse questionamentos , se não houvesse a dúvida, se aceitássemos tudo que as pessoas falam para nós. Se todos fizesse sempre a mesma coisa, falasse a mesma coisa e pensasse igual . A duvida nos mostra mais de uma possibilidade, em que cada uma tem chance de poder dar certo ou errado. Mas que pelo menos o sucesso pode vir de alguma das alternativas. E a escolha errada poderá ser uma forma de aprendizado para que não se repita o mesmo erro.
    Pamela Matos 2 A

3. O homem sempre teve a ideia de questionamento, se não houvesse, duvidas, questionamentos, todos no mundo teriam as mesmas ideias, A dúvida tem a finalidade de nos dar mais chances de fazer o que é certo ou errado. E de mostrar como o mundo realmente é, caso escolhermos fazer algo que na sociedade é vista como diferente. Hoje temos tudo na mão, isso pode facilitar nossas vidas, mais paramos de ter tão conhecimento como os antepassados tinham, um pensamento mais abrangente sobre o mundo. Por isso, nos devemos nos empenhar mais, para termos mais conhecimentos, assim seremos pensadores, nao teremos mais duvidas como antes.
    Aluna:Yasmin di Paula
    2 ano B

4. Somos seres humanos com capacidade de raciocínio, o que nos proporciona o privilégio de optar e escolher. Prá que? Acredito que seja justamente para sermos capazes de tomar as nossas próprias decisões e do nosso destino. Todos estamos aqui,desejando a felicidade. Na minha opinião, diante deste desejo, o mais sensato e condizente com a nossa condição de seres humanos e, portanto, sensíveis, sociáveis e pensantes, seria direcionar a nossa vida procurando encontrar caminhos para se ter um bem viver. E conviver! Mas de uns tempos para cá, ao que parece, não é bem isso que vem acontecendo. Parece que temos nos esquecido de que, cada um de nós é único, mas enquanto seres humanos temos várias características em comum, ou seja, em várias situações, vemos alguém com os mesmos pensamentos que os nossos.
    Aluna: Kalline Kristina
    2 ano C

5. Ao meu ver, o fato de sermos seres pensantes nos proporciona grandes benefícios. Reflita em como seria o mundo se não duvidássemos de nada, se não houvesse questionamentos e se aceitássemos tudo que nos é proposto. Se existe dúvida sobre qual caminho é o melhor a ser tomado, isso significa que existem interrogações a serem respondidas. A dúvida tem a finalidade de nos mostrar que temos mais de uma possibilidade e que em cada uma delas existem diferentes caminhos no final. Não devemos ter medo ou vergonha de expor as nossas incertezas e muito menos de procurar respostas para elas, visto que adjunto delas obtemos conhecimentos.

Amanda Teixeira - 2°B

6. O pensamento humano é uma força capaz de influenciar e transformar não apenas a nossa psique, mas também a própria matéria de que somos feito. Parece que temos nós esquecido de que,cada um de nós é único,mas enquanto seres humanos temos várias características em comum. Sempre devemos nos empenhar mais para termos sempre conhecimento.

Pâmela Paiva 2° Ano "B"

7. Se nós não fossemos seres pensantes hoje em dia varias coisas poderiam nem existir, o pensamento é algo necessário para o ser humano se não existisse isso seria quase impossível questionar sobre algo e ter conhecimento sobre aquilo,sobre as coisas passadas, projetarmos nosso futuro,criarmos e descobrirmos coisas que jamais imaginamos.

Paloma Carvalho 2° Ano B