Pensamento Filosófico no 3º ano

domingo, 29 de novembro de 2015

      

       1)      Qual a importância de se ter estudado filosofia no Ensino Médio?
       2)      Qual filósofo mais te marcou? Comente.
       3)      Expresse o pensamento de um filósofo e como este pensamento pode interferir na realidade?

OBS.: Não pode haver repetição de filósofo entre estudantes da mesma turma.
           3º A – Citar filósofos Antigos ou Contemporâneos;
           3º B – Citar filósofos Medievais ou Modernos.

Postar as três respostas em uma única postagem até quinta-feira dia 03 de dezembro de 2015.

Boas reflexões filosóficas!!!


21 comments:

  1. 1) A importância de ter estudado Filosofia no Ensino Médio é que se pode desenvolver uma reflexão do que é o mundo e o homem, ou seja, transformar o indivíduo em um ser crítico. Além de estimular o raciocínio. e provocar questionamentos.
    2) Descartes. É considerado o "pioneiro" no pensamento filosófico moderno, desenvolveu a geometria analítica, plano cartesiano e o método cartesiano. Ele foi o que mais me marcou porque suas teorias levam o ser a questionar a própria razão humana.
    3) "O método cartesiano." de Descartes. A ideia é posta em duvida, caso ela passe pelo funil da dúvida é que se pode analisá-la. Esse pensamento de Descartes tenta dar a máxima segurança neste processo de análise. Por isso, tudo pode ser colocado em dúvida, menos a própria dúvida.

    Nome: Júlia Lima
    Série/Turma: 3º B

    ResponderExcluir
  2. 1) A filosofia foi importante pois tenta explicar melhor sobre a existência de seres humanos e das coisas presentes no mundo.
    2) O que mais marcou para mim foi Sócrates, seu método conhecido como " Maiêutica " fazia com que seus interlocutores buscassem respostas através da reflexão e dos seus próprios questionamentos. Por tanto ele foi importante pois a missão dele era levar vc ao seu pensamento máximo antes de expor suas idéias.
    3) O pensamento mais importante de Sócrates partiu de: "conhece-te a ti mesmo", utilizava do diálogo para desenvolver suas ideias, acreditava que nada sabia e que o verdadeiro conhecimento era o autoconhecimento.Isso interfere na realidade na questão de que, quanto mais você conhece não é o suficiente para aquilo que você deseja encontrar ou buscar nas coisas.

    ResponderExcluir
  3. 1) A filosofia foi importante pois tenta explicar melhor sobre a existência de seres humanos e das coisas presentes no mundo.
    2) O que mais marcou para mim foi Sócrates, seu método conhecido como " Maiêutica " fazia com que seus interlocutores buscassem respostas através da reflexão e dos seus próprios questionamentos. Por tanto ele foi importante pois a missão dele era levar vc ao seu pensamento máximo antes de expor suas idéias.
    3) O pensamento mais importante de Sócrates partiu de: "conhece-te a ti mesmo", utilizava do diálogo para desenvolver suas ideias, acreditava que nada sabia e que o verdadeiro conhecimento era o autoconhecimento.Isso interfere na realidade na questão de que, quanto mais você conhece não é o suficiente para aquilo que você deseja encontrar ou buscar nas coisas.

    Gabriel røosæ 3ºA

    ResponderExcluir
  4. 1-A importância de estudar filosofia no ensino médio é o desenvolvimento nos alunos o pensamento crítico e reflexões em relação a nossos direito, a nossas atitudes e entre outras coisas. Esse estudo expande nossa mente para criticar as imposições do mundo.

    2- O filósofo que mais me marcou foi Epicuro pois para ele o homem tem que viver os prazeres da vida, sem se preocupar com o futuro vivendo o hoje intensamente. Ele também fala dos nosso deuses que são as coisas com que nos preocupamos muito e isso não nos deixar saciar os prazeres da vida

    3- Epicuro é um filósofo antigo eram em fala dos deuses que são as coisas com que nos preocupamos muito,mas que não deveríamos e então deixamos saciar os prazeres da vida. Isso interfere na realidade a partir do momento em que a sociedade do se preocupa no sucesso, em ser bem sucedido, em ter um bom emprego e não em viver a vida intensamente, desfrutando de tudo o que ela tem a oferecer.
    Milena Cunha 3º A

    ResponderExcluir
  5. 1) A importância de estudar filosofia no Ensino médio é uma das formas de desenvolver o senso critico de cada aluno, e o entendimento de conceitos que levam a respostas de sua existência.

    2) Rousseau foi o que mais marcou, por tratar de assuntos como a sociedade e vida humana a essência da vida em sociedade.

    3) Para Rousseau o homem e o cidadão são condições paradoxais na natureza humana, pois é o reflexo das incoerências que se instauram na relação do ser humano com o grupo social, que inevitavelmente o corrompe.

    Stephanie Gonçalves
    3° ano "B"

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. 1- A importância de estudar filosofia no Ensino Médio é aprender a entender, refletir sobre o mundo contemporâneo, durante e depois da conclusão .

    2- Augusto Comte. Ele foi o criador do Positivismo, que afirma que qualquer teoria só é comprovada verdade se for aceito por métodos científicos válidos.

    3- As ideias de Auguste Comte, o criador do positivismo, influenciaram grandemente a formação da república no Brasil. Tanto, que o lema da bandeira brasileira, "Ordem e progresso", foi inspirado na doutrina desse filósofo francês. O pensamento positivista influenciou, também, na literatura brasileira

    Alyssia Pereira
    3º ano B

    ResponderExcluir
  8. 1) A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona
    a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.
    2)O que mais me marcou foi Platão, pois publicava frases que levava o ser humano a refletir sobre sua existência e também teve influência muito forte no conhecimento científico e no conhecimento das ciências que se dedicam ao estudo do homem.
    3)Um dos principais pensamentos de Platão é formado da seguinte maneira: ''Temos que falar aquilo que pensamos, mas temos que pensar naquilo que falamos'', para ele o ser humano tem que primeiro refletir, para depois falar tudo o que projetou no pensamento.

    Vinícius Assunção
    3º ''A''

    ResponderExcluir
  9. 1- Pois a filosofia, leva o aluno a oportunidade de desenvolver pensamentos críticos, ou seja, permite a ele experimentar um pensamento individual.
    Aliás, a Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem

    2- O que mais me marcou foi o Santo Agostinho, por ele ser um Santo no catolicismo, e doutor da doutrina da Igreja.

    3- A base humana do pensamento de Aristóteles é a cidade-estado, no qual estão focadas sua ética e política. No campo da metafísica, o mundo das idéias de Platão o influencia muito, embora seja contrário a separação total do mundo das idéias e do mundo sensível.

    Larissa Oliveira 3°A

    ResponderExcluir
  10. 1- A filosofia é importante para ajudar a criar seu pensamento e personalidade críticas, a desenvolver pensamentos mais complexos e individuais, baseados nos ideais do indivíduo

    2- Nicolau Maquiavel filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico do Renascimento, é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.

    3- A ética em Maquiavel se contrapõe à ética cristã herdada por ele da Idade Média. Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica. Reside aí um ponto de crítica ao pensamento maquiavélico, pois com essa justificativa, o Estado pode praticar todo tipo de violência, seja aos seus cidadãos, seja a outros Estados. Ao mesmo tempo, o julgamento posterior de uma atitude que parecia boa, pode mostrá-la má.

    Gustavo Littig 3º B

    ResponderExcluir
  11. 1) Com a filosofia aprendemos a pensar de uma nova forma com mais análises das coisas e criar reflexões do mundo, natureza e do próprio homem.
    2) Rousseau foi o que mais me chamou atenção pois ele diz que as escolas corrompem o homem e ter uma sociedade de um novo jeito e com a liberdade devida era preciso criá-los de acordo com a natureza evoluindo progressivamente.
    3) O método da educação de Rousseau ajudaria para que as crianças não crescerem em uma prisão que ele diz que é a escola, pois tem que ser educadas de um modo gradativo que aprendam de um jeito natural.
    Jessica Cecilia 3 "A"

    ResponderExcluir
  12. 1) A importância de ter estudado filosofia no Ensino Médio foi, na maioria das aulas, um reflexão profunda de cada ensinamento de cada autor importante na história. Infelizmente não foi possivel trabalhar as ideias de todos, mas já foi suficiente para trabalhar lições sociais, crticas, conceitos morais e éticos, alem de influenciar no senso de opinião de cada aluno nas aulas.
    2) O filosofo cujo os ensinamentos me proporcionaram grandes reflexões acerca de inúmeros temas, foi Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Muitos livros, obras importantes e discursos que eu li sobre os seus pensamentos em relação a outros temas, me fizeram me apaixonar por pensamentos filosóficos, e os que faziam parte do seu repertorio eram bastante complexos e significativos, e isso me fez quer ler mais sobre ele e outros filósofos de sua época, mesmo não tendo tempo para ler tudo, o que tive foi o suficiente para relatar todas essas influencias.
    3) Mesmo o filosofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel ter me marcado bastante por suas obras, os pensamentos acerca do mundo ao nosso redor, Sócrates e seus discursos me levaram a muitos tipos de discussões e reflexões, e isso me foi mais marcante do que Hegel. A famosa frase:"Só sei que nada sei", é o que mais me fez ter uma linha de raciocínio complexo para com a vida em si. Levando-o para os dias de hoje, vejo que mesmo quando se sabe muito sobre um determinado assunto ou se obtém muita experiência sobre o mesmo, é evidente que se tem muito ainda a se aprender sobre todo o resto ao seu redor, ou seja, sempre terá algo novo a se aprender ou experimentar e isso tudo me fez perceber o quão ingênuo eu sou sobre tudo e todos ou meu redor, aumentando ainda mais o meu desejo de conhecer o mundo à fora.

    Matheus Rodrigues 3B

    ResponderExcluir
  13. 1- A filosofia é importante para compreendermos sobre o significado da vida e toda sua existência, nos traz sabedoria, reflexão e também ajuda abrir a nossa mente para conhecer novos conceitos ou até novas mudanças, claro, positivas.

    2-O filósofo que mais me marcou foi o São Tomás de Aquino, que além de filósofo foi padre dominicano do século XIII, importante teólogo e foi considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã), buscou utilizar a filosofia grecolatina clássica para compreender a revelação religiosa do cristianismo .

    3-São Tomás de Aquino faz uma reflexão sobre a existência de Deus, quando nos mostra que todo universo depende Dele e que Deus é perfeito e nós imperfeitos. Ele também disse que ''Não podemos responsabilizar a Deus pelo mal'', eu concordo com essa fala dele, pois Deus causa apenas o bem, ele deseja isso, nossas atitudes que mudam tudo, e hoje na nossa sociedade muitas pessoas reclamam das coisas que acontecem como se fosse culpa de Deus , que ele não ajudou, não facilitou algo ou que simplesmente deixou de olhar para elas, de se importar. Com esse pensamento podemos parar para refletir e rever melhor os conceitos. O mal é a ausência do bem, ausência de Deus.

    Larissa Ferreira de Souza - 3°ano ''A''

    ResponderExcluir
  14. 1) A filosofia é muito importante pois busca a verdade, ela nos ajuda a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, compreender e provocar questionamentos a si mesmo.
    2) Karl Marx foi um idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário
    3) O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.

    Luiza Samara
    3º A

    ResponderExcluir
  15. Rafaella de Souza Lino3 de dezembro de 2015 às 13:53

    1.A importância de ter estudado filosofia no Ensino Médio foi, um reflexão dos cada ensinamento de cada autor importante na história e influenciou na opinião de cada aluno.

    2. O filosofo que mais me chamou atençao foi Santo Agostinho por ele sempre abordar frases que dizem muito sobre a fé e o amor.

    3.Para Santo Agostinho, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, deveria ser analisada, levando em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.E se as pessoas se baseassem nesse tipo de pensamento o mundo teria uma harmonia entre os seres humanos , por suas frases falar muito de amor e amizade .

    Rafaella de Souza 3B

    ResponderExcluir
  16. 1) A filosofia é muito importante para nós alunos do ensino médio, pois ela nos dá uma ideia de conceito, ideias sobre fatos do dia-a-dia, que nos levam a diálogos e discussões.O objetivo da filosofia é nos dar noção,conceito e a ideia.
    2) Epicuro me chama atençao, pois em um pensamento dele ele diz que o homem só procura a satisfação pessoal em tentativas impulsivas,procuram o segundo prazer.
    3) ''É tolo pedir aos deuses o que se pode conseguir sozinho.'' É algo que vejo na realidade bem presente, pois até eu mesma me vejo nesse pensamento de Epicuro,por exemplo, semana de provas, você não estudou e na hora daquela prova que mais precisa, pede a Deus pra ajudar, sendo que nem se quer tirou um tempo pra estudar e se dedicar em algo que é necessário.
    Cecília Rabêlo
    3º A

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. 1- Acredito que a filosofia tenha sido importante para mim no Ensino Médio, pelo fato de ser uma fase onde nós jovens estamos formando nosso caráter e ideias junto com os nossos valores pessoais, ela contribui com entendimento e curiosidade sobre as coisas.
    2- Um dos filósofos que mais marcou meu colegial foi Nietzsche, quando ele diz que a humanidade é impelida pelo o conceito da ''vontade de potência''.
    3- Nietzsche dizia que a humanidade fazia antes por amor a Deus ela o faz agora por amor ao dinheiro, ele se torna para mim um filosofo sábio quando mostra que a sociedade moderna idealiza o dinheiro como o seu Deus e faz com que os seus valores sejam perdidos junto com sua ideologias.
    Julia Ferreira
    3 ano A

    ResponderExcluir
  19. 1. É importante pois nos dá a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e também nos proporciona a pratica da análise e da reflexão.
    2. Aristoteles, pois ele é considerado o criador do pensamento lógico e nos mostrou que a única forma de alcançar a verdade é através da nossa própria inteligência.
    3. A lógica de Aristoteles definiu as formas de interferência que eram válidas e as que não eram, apenas aparentavam ser e deu nome a todas essas formas.

    Luiza Andrade 3 ano A

    ResponderExcluir
  20. 1) Qual a importância de se ter estudado filosofia no Ensino Médio?
    Cada vez mais as escolas têm contratado professores de filosofia, pois esta é uma matéria pelo menos teoricamente obrigatória no currículo do Ensino Médio. Além disso, ela está cada vez mais presente no vestibular. Finalmente, algumas pessoas sabem a importância dessa disciplina nas escolas.
    2) Qual filósofo mais te marcou? Comente.
    Este filósofo se encontrava no limiar de uma época, entre os valores antigos e um novo mundo que emergia o que lhe propiciou uma riqueza de ideias sem igual. Ele tinha o poder de abordar os temas mais diversos, mais com a força da paixão e da criatividade artística do que com a lucidez da razão.
    3)Expresse o pensamento de um filósofo e como este pensamento pode interferir na realidade?
    Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.
    Platão com está frase demostrou que o homem e capaz de tudo com força de vontade.
    Leydiane franco 3ºa

    ResponderExcluir
  21. 1-Para mim foi importante pois me fez tornar um uma pessoa mais crítica e interessado pelos os assuntos políticos.
    2-O que mais marcou foi Karl Marx, pois ele deu origem ao marxismo junto com Friedrich Engels.
    3- A luta de classes, de Karl Marx.Ele quis definir o confronto entre duas classes distintas que são antagônicas no capitalismo.

    Vinícius Andrade 3A

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson