Contra a Terceirização (PLC30/2015)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O Projeto de Lei 4.330/2004 foi recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado Federal com novo nome PLC 30/2015, onde foi aberta uma enquete sobre o assunto com o intuito de ouvir a sociedade. Aproveite e opine!

É necessário irmos contra tal projeto, pois o mesmo permite que todas as atividades de uma empresa possam ser realizadas por trabalhadores terceirizados.
Atualmente, a Súmula 331, do próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST), só admite a terceirização em serviços como vigilância, conservação e limpeza e serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador de serviços, e desde que não haja pessoalidade e subordinação direta. No caso do PL 4330 não há como impedir que os terceirizados fiquem subordinados diretamente ao empregador, já que irão exercer atividades-fim da empresa.


O mais grave deste projeto são as reduções de direitos trabalhistas, tais com férias, FGTS, 13º salário, dentre outras conquistas e os riscos até de vida em que estes trabalhadores são submetidos, pois os terceirizados sofrem mais com doenças e acidentes de trabalho.
O renomado sociólogo Ricardo Antunes, professor da Unicamp, já afirmou que a aprovação da terceirização leva os trabalhadores a condição análogas à escravidão.
E acrescenta: “O PL 4330 é o mais virulento e forte ataque do empresariado aos direitos do trabalho obtidos ao longo de um século e meio de lutas”.

Por isso diga NÃO à terceirização!



Prof.: Alberto Ribeiro

Segue uma entrevista com o Sociólogo Ruy Braga da USP para ajudar no entendimento do tal projeto de lei.

60 comments:

  1. Isso e uma vergonha pro nosso Brasil , que não pensa no trabalhador e sim nós donos de imprensa , Mateus Rebouças Carvalho ,2 ano B

    ResponderExcluir
  2. Esse pessoal Só pensa em si próprio mesmo sabendo que as outras pessoas vão se prejudicar e até pode ficar sem emprego
    Gabriel Ferreira 2° B

    ResponderExcluir
  3. É inacreditável a forma a qual o governo nos desrespeita, ao invés de nos proteger e nos assegurar boas condições de vida, eles tiram direitos até do trabalho justo. E lastimavelmente, o suor do trabalhador honesto vira dinheiro nos bolsos daqueles que usurpam a nossa dignidade.
    Pedro Henrique de Mendonça Torres 2º C

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas não tem bom senso,a terceirização só vai trazer malefícios como redução de ônibus,desempregos etc .Onde o Brasil vai evoluir desse jeito???!!!
    Mariana Ramos 2°B.

    ResponderExcluir
  6. E muito importante a participação do povo nas decisões que o pais precisa enfrentar, principalmente na politica, para depois não ficamos insatisfeitos com leis que os políticos aprovam. Leis onde só favorece um grupo, como a Lei da Terceirização, onde só favorece o grupo dos empresários. João Gilberto 2º C.

    ResponderExcluir
  7. Não à terceiração! Como podemos entrar em um mercado de trabalho tão corrompido? Sem qualidade no serviço, no atendimento, nas condições trabalhistas e com seguro desemprego a longo prazo, mesmo em condições de trabalho precárias, deixando o empregado desamparado. Infelizmente vivemos em um país onde a maioria das pessoas que deveriam nos representar na câmara, deputados e senadores, são empresários e apenas pensam nos seus gordos bolsos, buscando mão de obra somente barata, sem preocupar-se com a qualidade do trabalhador ou do trabalho. Laura Gabriely B. Fagundes 2 ano C

    ResponderExcluir
  8. A política tem o objetivo da melhoria da sociedade por isso a democracia é importante, pois o povo deve participar diretamente das escolhas feitas para o país, incluindo também as leis adotadas. As leis devem favorecer toda a população, da classe mais alta à mais baixa, por isso a lei de terceirização não deve ser aprovada, pois só favorece pequena parte da população, sendo ela os empresários.
    Maria Jeane 2º C

    ResponderExcluir
  9. A tercerisão é uma desvantagem para o profissional que está sendo desvalorizado na sua área profissional,com isso o governo mais uma vez sai ganhando e desmotivando a qualificação profissional
    Tayná Mendes 2ºB

    ResponderExcluir
  10. A nossa história foi marcada pela árdua luta do povo pela participação política e democracia. Sendo assim, conquistas tão importantes como essas, não podem ser atrapalhadas em pleno século XXI por una lei que fere direitos trabalhistas e representa um verdadeiro regresso. A lei da terceirização, se aceita, prejudicará vários trabalhadores, inclusive a muitos de nós que logo iniciaremos nossas atividades no mercado de trabalho, pois essa lei é extremamente egoísta, por beneficiar apenas grandes empresários en detrimento da qualidade dos serviços oferecidos (pois nesse caso, opta-se por aquilo que é mais barato). Cabe a nós, dizer NÃO à essa lei, fazendo valer assim os nossos direitos e construindo uma sociedade mais justa.
    Sara Vasconcelos 2° ano "C"

    ResponderExcluir
  11. A aprovação de tal lei é realmente prejudicial em vários pontos onde na minha visão só 'favorecerá' apenas a exploração do trabalhador onde também a terceirização só enfraquecerá os sindicatos, . O real e absurdo objetivo é precarizar direitos e condições de trabalho com a venda da mão de obra mais barata. O Brasil só caminha para trás, com a aprovação da lei ficará mais difícil o desenvolvimento do país, para mudar essa tal situação o Brasil devera, fortalecer o mercado interno e distribuir renda, proporcionando melhores salários e não criar e aprovar leis que favorece a exploração . ''FLOW''
    Rodrigo Vinícius 2° ano ´C´

    ResponderExcluir
  12. Tudo o que está acontecendo no país atualmente, já vem da natureza do brasileiro, há sempre alguém se colocando acima dos outros. É o caso dos grandes empresários e políticos, que não pensam nos trabalhadores e sim no lucro da empresa e nos benefícios próprios. Devemos pensar em todos os trabalhadores que seriam prejudicados injustamente com a aprovação dessa lei, inclusive nós, futuros trabalhadores.
    Matheus Rodrigues 2ºC

    ResponderExcluir
  13. Eu digo não, pois a terceirização existe para que a produção fique mais barata e com a aceitação desta lei todos os preços tendem a subir, assim, prejudicando toda a população brasileira!
    Dara Teles Moreira 2º ano "C"

    ResponderExcluir
  14. Não a terceirização! Pois as conquistas dos trabalhadores será prejudicada já que com a aprovação da lei da terceirização não será beneficiaria á todos. Prejudicará principalmente as pessoas que estão iniciando suas atividades no mercado de trabalho. Além de ferir os direitos trabalhistas conquistados com bastante luta, onde o trabalhador será mais explorado.
    Bruna Grasiele 2°ano "C"

    ResponderExcluir
  15. -Eu sou contra a terceirização.Essa lei não favorece em nenhum ponto os trabalhadores e sim os empresários e que com isso ganham muito.Os trabalhadores estão sendo desvalorizados e desmotivados ,trabalham muito e ganham pouco.estamos regredindo cada vez mais , os ricos estão ficando cada vez mais ricos e os pobres estão ficando cada vez mais pobres,e o governo deveria ajudar a todos,deveria ter leis que favorecem ambas as partes.Com essa lei todos da classe media e baixa estão sendo prejudicados e mais ainda nós estudantes ,estamos perdidos pois iremos estudar muito, trabalhar muito para simplesmente não termos uma segurança em relação ao nosso trabalho.
    Marina Ramos 2° ano ''B''

    ResponderExcluir
  16. É inaceitável para os trabalhadores brasileiros esse projeto de lei , pois esta lei irá desvaloriza-los diminuindo os salários que já é pouco para um trabalhador viver em um país onde a crise econômica é constante e os preços dos produtos vão lá em cima , e vai ocasionar também no aumento da exploração , acidentes e até mortes dos trabalhadores , fora o índice de desemprego que irá aumentar disparadamente .
    Se estamos vivendo em uma democracia não podemos deixar que um pequeno grupo de empresários e políticos que não estão se importando com o nosso futuro, com suas contas bancárias cheias de dinheiro atrapalhem o desenvolvimento do país e decidem criar leis visando somente interesse próprio, "atropelando" os direitos trabalhistas que foi conquistado com muita luta e suor . #NÃOÀPRIVATIZAÇÃO
    "FLOW"
    Lucas Rosa 2 ° ano '' C''

    ResponderExcluir
  17. É inaceitável para os trabalhadores brasileiros esse projeto de lei , pois esta lei irá desvaloriza-los diminuindo os salários que já é pouco para um trabalhador viver em um país onde a crise econômica é constante e os preços dos produtos vão lá em cima , e vai ocasionar também no aumento da exploração , acidentes e até mortes dos trabalhadores , fora o índice de desemprego que irá aumentar disparadamente .
    Se estamos vivendo em uma democracia não podemos deixar que um pequeno grupo de empresários e políticos que não estão se importando com o nosso futuro, com suas contas bancárias cheias de dinheiro atrapalhem o desenvolvimento do país e decidem criar leis visando somente interesse próprio, "atropelando" os direitos trabalhistas que foi conquistado com muita luta e suor . #NÃOÀTERCEIRIZAÇÃO
    "FLOW"
    Lucas Rosa 2 ° ano '' C''

    ResponderExcluir
  18. A terceirização fere os direitos trabalhistas com uma fiscalização mais frágil, tendo uma certa instabilidade dos terceirizados em suas empresas tornando-os mais descartáveis. O projeto de lei produzirá uma competitividade entre as empresas terceirizadas fazendo com que as mesmas tenham um lucro nas mais fortes e importantes áreas trabalhistas, sendo os beneficiários os próprios empresários. Essa lei prejudicará muitos e beneficiará poucos visto uma desigualdade de direitos não é válida a aceitação da mesma em nossa constituição.
    Kristopher Klava - 2 ano C

    ResponderExcluir
  19. Não a terceirização!Pois não trás benefícios para a sociedade,desfavorecendo a área profissional,os trabalhadores estão sendo desvalorizados com essa lei.
    Favorecendo apenas os empresários,o que se torta injusto.
    Pois todos os trabalhadores deveriam ser valorizados com justiça.
    Karen Albuquerque. 2 ano "C"

    ResponderExcluir
  20. Um absurdo essa lei , pois além de não ser democrática, é prejudicial aos trabalhadores . Será benéfica apenas aos empresários que ocupam a MINORIA , e aos trabalhadores que são MAIORIA ,não terá êxito igualitário .
    #NÃOATERCEIRIZAÇAO
    Vinicius Aires 2 ano "B"

    ResponderExcluir
  21. As leis deveriam beneficiar a maior parte da população, não apenas os empresários, é por coisas assim que vivemos em um país sem igualdade, pois o próprio governo aceita leis que desvaloriza o trabalho da população menos benéficiada.
    Adevan Filho 2° A

    ResponderExcluir
  22. Aonde está a democracia do nosso país? Vivemos um momento de crise, e o governo aceitando leis como essa que só favorece parte da população, parte está que já vive em melhores condições que os outros, está lei trás grandes benefícios para as empresas, mas e os trabalhadores como ficam em meio a isso? Nós que estamos se preparando para entrar no mercado de trabalho seremos muito prejudicados com isso. O povo deve ter voz e dizer não a privatização, é uma lei absurda.
    Layla Lopes 2° A

    ResponderExcluir
  23. Aonde está a democracia do nosso país? Vivemos um momento de crise, e o governo aceitando leis como essa que só favorece parte da população, parte está que já vive em melhores condições que os outros, está lei trás grandes benefícios para as empresas, mas e os trabalhadores como ficam em meio a isso? Nós que estamos se preparando para entrar no mercado de trabalho seremos muito prejudicados com isso. O povo deve ter voz e dizer não a privatização, é uma lei absurda.
    Layla Lopes 2° A

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Em certas aprovações de leis, deve haver votação de todos, havendo um pensamento coletivo e organizado, onde união e justiça caminhem juntos. Mesmo sendo mão de obra mais barata, a terceirização visa favorecer a classe inferior que lutam por uma melhoria de vida. Metade do país é formado pela classe inferior e dando essa oportunidade de emprego faz com que movimente o mercado financeiro do país. Devemos nos preocupar com o desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir
  26. A terceirização não é um beneficio para todo o nosso país, como sempre temos a classe alta querendo explorar os demais, todos nós devemos fazer um protesto em relação a isso, pois diferente dos empresários, devemos pensar nas consequências que essa lei pode causar, devemos conhecer todos os lados dessa lei, nem todos que votam a favor sabem o que ela pode causar, por isso, a participação do povo é importante, se cada um souber como reagir, em meio a este problema, podemos dar a volta por cima, e não deixar que nosso país se afunde mais.
    Leandro Mendes 3° ''A''

    ResponderExcluir
  27. A importância da participação popular é fundamental em diversas situações, pois com o despertar da população o poder público passa a trabalhar mais e com melhorias, pensando assim, não só nos empresários (como no projeto de lei citado) mas também nas consequências dos trabalhadores e na sociedade em geral. Kelly Cristina Dos Reis/ 2 "B"

    ResponderExcluir
  28. A lei esta favorecendo claramente a classe empresarial, prejudicando assim os trabalhadores que hoje em nossa sociedade são maioria, e logo veremos isto refletir em nossas vidas, uma vez que estamos nos preparando para ingressar no mercado de trabalho. A participação popular é fundamental neste quesito já que a mesma está sendo atingida de forma direta, vamos medir as consequências destes atos e exercer a nossa cidadania em busca de uma sociedade justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  29. O exercício da democracia e importante, pois esse foi um direito que nós brasileiros conquistamos após muita luta. Não devemos simplesmente aceitar leis como a da "Terceirização" que claramente só vão prejudicar nossa sociedade.

    Nathan R. de Morais Ramon - 2º A

    ResponderExcluir
  30. A terceirização deve ser abolida pois estão pensando mais em quem não faz nada a sociedade,quem não dá duro ou seja nos donos das empresas,e as pessoas que são ou que forem terceirizadas correm mais risco de vida,por trabalharem mais e receberem menos,e tendo mais riscos a própria saúde.Os terceirizados trabalham com mais precariedade,além de causar o aumento da rotatividade da mão de obra e níveis de desemprego,podendo causar fraude das garantias dos trabalhadores dificultando a criação de normas protetivas e assim facilitando a edição das normas precarizantes.É extremamente sem nexo essa lei da terceirização que quer usar os trabalhadores como escravos e eles ainda não recebem um salario digno de seu serviço .Lueny Amorim 2º ano A

    ResponderExcluir
  31. À terceirização é um atraso aos direitos trabalhistas. Gerando assim um retrocesso entre empresa e empregado. O empregado ganhará menos, trabalhará mais, e os beneficiários dessa conta serão para as empresas, que não ficará responsável por praticamente nada que ocorrer durante o contrato de trabalho. Aceitar isso, é o mesmo que rasgar todos os direitos trabalhistas adquiridos até hoje, e jogar fora toda a luta de uma classe que busca melhores condições de trabalho e dignidade.
    Roberta Martins 2° C

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente, essa lei é um descaso com o trabalhador. Será que iremos voltar ao tempo da escravidão, onde o trabalhador não tem voz, não poderá expressar suas ideias, onde faz todo o trabalho pesado e para no final das contas ganhar uma miséria de salário e ainda enriquecer mais os grandes empresários. e assim vamos perder todos os nossos direitos que com muitos anos de luta levamos para conquistar. Já que vivemos em um país democrático é importante que todos nós participemos e dê nossa opinião em busca dos nossos direitos, pois a lei da terceirização somente nós prejudicará!
    Letícia Lisarda da Mata 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  33. É fundamental a participação da população na gestão governamental no processo de construção, elaboração e aprovação de ações que venham garantir uma melhor qualidade de vida. Na lei onde aprova-se a terceirização não há benefícios para a população da classe trabalhadora, pelo contrário, seus direitos são tomados, prejudicando apenas essa classe. Por conta deste fato a lei da terceirização não deve entrar em vigor, pois aqueles a favor de tal lei são apenas pessoas de classe alta -donos de empresas- que se favorecem obtendo lucro por não ter que pagar certos benefícios a seus empregados, como o 13° por exemplo. É necessário ir atrás de nossos direitos se tal ação política nos prejudica, entretando infelizmente a população não têm empenho em lutar por seus direitos, o que resulta infelizmente na provável aprovação desta lei. Kamila Magalhães 3° Ano "B"

    ResponderExcluir
  34. É de suma importância a participação da população na elaboração e aprovação de leis, pois é um direito que conquistamos ao longo do tempo. A aprovação da terceirização dos trabalhadores só trará benefícios para os empresários, pois é uma forma de conseguirem produzir mais, e com uma mão-de-obra mais barata. O resultado da aprovação dessa lei, será prejudicial a todos os brasileiros, pois os trabalhadores perderiam diversos direitos e garantias que foram conquistados com anos de luta .A terceirização é uma forma de acobertar o trabalho escravo ainda existente no Brasil, pois os trabalhadores serão explorados e desvalorizados.
    Raniele S. Cardoso 3º Ano ''B''

    ResponderExcluir
  35. É muito importante a participação do povo na política e na aprovação dos projetos de leis, pois é inaceitável essa lei da terceirização, ja que a partir do momento que entrar em vigor estará prejudicando a vida do trabalhador, que já se encontra com uma grande carga de trabalho e a aprovação de tal lei pode levar também a precarização das condições de trabalho, a falta de pagamento de direitos trabalhistas e os casos das empresas que fecham antes de pagar o que deve ao trabalhador. Luiza Andrade 3 ''A''

    ResponderExcluir
  36. São muitos os agravantes desta lei que está para ser aprovada e trará muitos prejuízos a maioria da população brasileira. Por vivermos em uma democracia, o voto do povo deveria contar na aprovação ou desaprovação das leis que irão entrar em vigor, já que neste caso vai desfavorecer e prejudicar a classe dos trabalhadores. A terceirização visa o lucro somente aos empresários, que automaticamente exploram os trabalhadores que passaram anos e anos para conseguirem seus direitos e podem perde-los repentinamente. Podemos considerar até como um trabalho escravo, devido ao tanto que irá trabalhar e o pouco que retornará para as pessoas, seja como salário ou direitos. O risco de um trabalhador terceirizado também é grande, devido à doenças que podem atacar algum funcionário e deixa-lo desempregado ou a falta de segurança por parte dos empresários com os trabalhadores. Por esses e outros motivos sou contra a terceirização. Sabrina Costa 3º A

    ResponderExcluir
  37. essa lei prejudica professores que se formaram, estudaram e estudam dia e noite para dar uma boa aula a nós aluno, esses cobram um preço justo pelo ensino que dão aos alunos, essa lei tirará qualquer forma desse professor ganhar um bom salário, um salário digno de seu suor, e talvez até perca de seu emprego para um outro professor menos qualificado que cobra obviamente por seus serviços . Outro ponto atingido somos nós alunos, que n teremos o mesmo nível de aula que tínhamos antes...... NÃO A PRIVATIZAÇÃO
    Israel Caixeta 2A

    ResponderExcluir
  38. Não a terceirização! Ridículo em pleno século XXI voltarmos à escravidão e ainda disfarçada de "trabalho remunerado". E ainda é mais revoltante saber que aqueles que deveriam proteger os nossos direitos estão se preocupando apenas com os próprios interesses, não menciono os deputados que criaram o projeto de lei para, como grande empresários, se beneficiar da mão de obra barata ou da baixa fiscalização em relação aos direitos do trabalhador, mas menciono os sindicatos e os representantes da república – inclusive a presidente - por pensarem apenas na arrecadação. Somos nós cidadãos, trabalhadores que devemos buscar mudanças. Não devemos aceitar a lei da terceirização, ela tira os direitos do trabalhador arduamente conquistados sob o discurso da “modernização da indústria”. Fernanda Sinara, 2º ano A.

    ResponderExcluir
  39. A aprovação da PLC 30/2015 é uma grande ameaça aos direitos da população de classe baixa. Essa lei estará favorecendo somente empresários, como especialmente a categoria bancária que tem o pretexto de regulamentar a terceirização no país. Com a aprovação a facilidade de fraude e a falta de emprego aumentaram. Isso porque permite que as empresas terceirizem até mesmo sua atividade-fim, aquela que caracteriza o objetivo principal que é o seu empreendimento. Carlos Henryque 3º ”A”


    ResponderExcluir
  40. A terceirização não é  um benefício para o país, pois se entrar em vigor estará favorecendo somente a classe empresarial, com isso prejudicando trabalhadores em grande maioria, que irão trabalhar muito e receberão pouco, fora os direitos que serão perdidos, ou seja um trabalho escravo. É uma lei inaceitável, e por vivermos em um país democrático, é de suma importância o voto da população aprovando ou não essa lei. Luiza Samara 3 ° " A "

    ResponderExcluir
  41. Esse projeto de lei, é um modo de voltar a escravidão no Brasil, não é um beneficio para nenhum trabalhador. Caso aprovem essa lei os trabalhadores perderão seus direitos, terá uma queda em seu salario e o alto nível de desemprego. Além de que poucas pessoas que vão ganhar em cima do trabalho duro de muitas pessoas, nesse caso, os beneficiados serão os empresários. Isso so irá prejudicar o Brasil, não terá nenhuma evolução ao invés disso vamos regredir.
    Giannie Matias 3° B

    ResponderExcluir
  42. A terceirização é algo com benefícios limitados primeiramente porque esses benefícios atingem apenas a minoria, ou seja, os grandes empresários etc que não terá tanto custo com mão de obra, logo esses trabalhadores terão sua mão de obra desvalorizada o que significa que vão receber menos, trabalhar mais e enfrentar grande desemprego. Para que uma lei como essa seja aprovada todos ou a maioria deveria ser beneficiada, mas nesse caso o que ocorre é o contrario. Atualmente temos um cenário de trabalhadores insatisfeitos com suas condições de trabalho e seus salários, com a terceirização o problema só tende a se agravar cada vez mais, então o que pode ser para “poucos” algo grandioso que vai trazer mais lucros acaba sendo um malefício para o trabalhador e para o governo. Brenda L. 3°A

    ResponderExcluir
  43. As empresas adotam a terceirização como um método que diminua a folha salarial, elas contratam funcionários que recebem menos que funcionários concursados e trabalham da mesma forma. No entanto, isso é favorável para empresa não só pelo menor salário, o custo benéfico pode ser maior, visto que um terceirizado não poderá ser acomodado, terá de provar o bom rendimento sempre. O ideal seria uma lei que equiparassem os direitos dos terceirizados aos concursados, tanto salário como condições de trabalho. Vinícius Assunção 3°A

    ResponderExcluir
  44. Com a terceirização, os trabalhadores perderão seus direitos drasticamente, perdendo o direito, por exemplo, de tirar férias, tratando, praticamente, como escravos os trabalhadores do Brasil. Mesmo beneficiando as empresas, irá trazer malefícios para a população brasileira, mostrando que o governo não se importa tanto com o Brasil. Alyssia 3ºB

    ResponderExcluir
  45. Acho que essa lei da terceirização é um retrocesso que só vai beneficiar os patrões , afinal eles vão economizar às custas dos salários dos terceirizados.Sem contar que isso vai abrir portas pras empresas fugirem de muitas responsabilidades que eles assumem com os trabalhadores. Quando é um terceirizado, é mais fácil pra empresa não custear os direitos.Pra mim eles tão cavando a própria cova com essa lei. Eles podem ter mais lucro, mas vai dar dor de cabeça pra caralho no futuro. Minha única preocupação é quantidade de pessoas que vai sair com a vida prejudicada até que os que estão por cima sintam a merda que fizeram.
     Existe uma espécie de cota pra pessoas com deficiência que foi implantada nos processos de contratações em empresas, a lei da terceirização não inclui essa cota,
    ou seja, vai prejudicar muito essas pessoas que já não tem oportunidades, é um descaso. Pedro Emanoel 3º A

    ResponderExcluir
  46. Sou contra esse projeto de lei pois ele traria mais instabilidade para o mercado de trabalho brasileiro. Ele representa um retrocesso às leis trabalhistas que foram conquistadas com muita dificuldade com o passar do tempo, tudo o que o trabalhador conseguiu conquistar, a lei da terceirização vai entrar em conflito com os direitos conquistados. Em resumo, a proposta mais polêmica da nova lei de terceirização é a questão de ela prever a terceirização de atividades-fim de uma empresa, enquanto, atualmente, só é permitido terceirizar atividades-meio (Ex: em uma escola, a limpeza pode ser terceirizada, o ensino não). Vai trazer mais insegurança na questão da representação sindical pois o projeto deteriora o autorreconhecimento dos trabalhadores enquanto classe. Outra questão é a da possível diminuição de arrecadação de tributos pela União, porque o controle de uma empresa terceirizada é mais vulnerável que a de uma empresa não terceirizada. Além de que a empresa também pode se dissolver com muita facilidade acarretando problemas, no exemplo da escola, aos seus estudantes. Por outro lado, a lei só beneficiaria aos grandes empresários porque terceirizando essas atividades ela se torna mera mercadoria, por exemplo ensinar: não vai fazer o ensino de uma universidade pela excelência do ato, vai fazer porque aquele professor vale mais barato, vai escolher uma empresa que venda a hora aula mais barata, isso vai acarretar tanto em uma desqualificação da empresa e uma elitização do país.­ Por fim, a participação popular é, sem dúvida nenhuma, fundamental para a evolução do país, são leis feitas para nós, regras feitas em "nosso favor", sem nossa participação acontece o que ta acontecendo, injustiças e revolta populacional. Aline Rodrigues 3º A

    ResponderExcluir
  47. Conhecemos como "vantagens" da terceirização a redução da estrutura operacional, diminuição de custos, economia de recursos e desburocratizaçao da administração. De fato, os empresários são aptos a esse projeto de lei proposto, pois essa sistemática de contratação diminui a maior agilidade na redução de custos e este poderá obter maiores lucros, sem também se importar com as leis trabalhistas, que de pouco em pouco seriam cada vez mais ignoradas. O Brasil não pode admitir que ocorra essa retirada dos pilares da CLT, que foram conquistados durante muitos anos. O projeto de lei 4330/2004 pode até mesmo afetar trabalhadores públicos futuramente, esses que conquistam seus cargos por via concurso. De modo como é colocada, fere a Constituição. Terceirizar a atividade-fim é estopim para uma crise social e econômica, com tremenda revolta de trabalhadores, onde milhões seriam demitidos e apenas uma pequena parcela seria recontratada por empresas intermediárias. Por esses, e vários outros motivos, diga não a terceirização!
    Carolinne Distretti 3ºB

    ResponderExcluir
  48. Campanha contra a terceirização!!! Essa é mais uma forma injusta de tirar o direito daqueles que estudam e almejam à um cargo público, desmotivando os estudantes. Trazendo benefícios ligados diretamente aos empresários que com essa terceirização vão ter menos concorrentes no mercado de trabalho e mais chances de sua empresa crescer. A participação de todos é de tamanha importância para que possam estar cientes do que essa lei vai causar, e dos malefícios que vai atingir grande número de pessoas. Devemos lutar contra essa aprovação. É um direito nosso, de democracia, para juntos decidirmos o futuro do nosso país, que com o governo precário e leis absurdas vem se afundando aos poucos.
    Larissa S. 3° ano A

    ResponderExcluir
  49. Sou contra, acho que deve ter regulamentação mas rasgar a CLT não. Na minha opinião, seria um retrocesso nosso e iria precarizar as relações de trabalho.

    Gustavo Lhuidy 3° "A"

    ResponderExcluir
  50. Antes de qualquer movimento e atitude do governo brasileiro, é necessário o conhecimento sobre essa lei, tal lei que prioriza empresários e prejudica a nação trabalhista. Com a aprovação dessa lei, ocorrerá um déficit na economia e na evolução do nosso país, que já sofre alguns anos, o mercado se torna precário e a luta dos trabalhadores a anos é esquecida e desvalorizada, por isso temos que dizer não a terceirização. Júlia Ferreira 3A

    ResponderExcluir
  51. A aprovação de tal lei irá prejudicar significamente a classe trabalhadora, que hoje em nosso país é tida como maioria, irá favorecer a classe empresária e diminuir seus custos e seu trabalho. Mas em vista de uma sociedade democrática da qual fazemos parte é fundamental a manifestação da população para lutar pelos seus direitos. Temos de dizer não a terceirização. Amanda Alves 3°B

    ResponderExcluir
  52. A terceirização está afetando vários cargos de trabalhadores pelo simples fato que tira mais os direitos dos trabalhadores algo que sempre foi existente na sociedade . O que incomodou os trabalhadores foi a perda dos benefícios, os menores salários, trabalhos mais pesados e maior desemprego como também a diminuição de concursos públicos entre vários outros fatos ... Leydiane 3°A

    ResponderExcluir
  53. Essa PL é um grande retrocesso, pois significa que o terceirizado só poderá acionar a empresa efetivamente tomadora de seus serviços depois de esgotar todos os recursos judiciais cabíveis no sentido de obrigar a empresa prestadora a pagar os valores devidos. Um dos prejudicamento foi reduzir os salários dos trabalhadores da iniciativa privada em geral, pois a experiência brasileira mostra que, em média, os terceirizados ganham menos do que os trabalhadores efetivos da empresa. Aumentar a rotatividade no emprego, enfraquecer a capacidade de organização dos trabalhadores e a representatividade das entidades sindicais, dificultar o exercício do direito de greve e diminuir o poder de negociação dos trabalhadores, que ficarão submetidos à permanente ameaça de demissão e de substituição por terceirizados, principalmente nos períodos de menor crescimento econômico e de maior desemprego.
    CONTRA sem dúvidas!
    Heloísa Inácio 3º B

    ResponderExcluir
  54. Sou contra, pois haverá mais fraudes nos contratos de licitações, os salários serão mais baixos, haverá cabides de empregos, diminuirá concursos e por aí vai ... Devemos dizer não a essa aprovação de Lei no Brasil !

    Larissa Oliveira 3º A

    ResponderExcluir
  55. A terceirização prejudica as pessoas que trabalham em condições precárias.Já os permanentes,os seus salários tende aumentar ainda mais.Poderá acarretar varias consequência como alto índice de desemprego,aumento de acidentes trabalhista,trabalho escravo, e principalmente o aumento de corrupção....Aonde o Brasil vai evoluir desse jeito???!!!
    Mariana Ramos 2°B.

    ResponderExcluir
  56. A terceirização precariza e volta com um modelo de escravidão moderno e legal. A aprovação de tal instituto no Brasil, simplesmente vai aumentar a desigualdade social e continuar com o modelo mega capitalista onde a produção exacerbada e o consumo contínuo e descartável são preferenciais. Não existirá fiscalização o suficiente para verificar se o trabalhador está na área meio ou área fim de uma empresa, como já acontece hoje, terceirizados prestando serviços em TODAS as áreas de uma empresa e recebendo um valor ínfimo de remuneração, empresariado lucrando grande monta e o governo se prevenindo para não fazer concursos públicos, no meio particular, quem ganha com a terceirização? Qual a parte mais fraca nessa relação?
    Guilherme Porto 2"C"

    ResponderExcluir
  57. conquistas tão importantes como as que nosso país conquistou não podem ser atrapalhadas em pleno século XXI por uma lei que fere direitos trabalhistas e representa um verdadeiro regresso por esse e outros motivos sou contra a terceirização.
    Paulo José 2° ano "B"

    ResponderExcluir
  58. Não a terceirização , pois ela acabaria caindo com as rendas no mercado de trabalho ! Deixando muitas pessoas com baixas rendas e prejudicando aqueles que querem entra no mercado de trabalho!
    Camila de Oliveira 2° A

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson