REBIRTH - Filme

domingo, 7 de agosto de 2016

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-246008/

3º ANO do ENSINO MÉDIO

Filme: REBIRTH (renascimento)
Data de lançamento 15 de julho de 2016 (1h 40min)
Direção: Karl Mueller
Elenco: Nicky Whelan, Adam Goldberg, Harry Hamlin
Gênero Suspense
Nacionalidade EUA

Procedimentos:
1º - Elaborar um RELATÓRIO individual sobre o filme de no mínimo uma página;

2º - No relatório deve conter:
a) Síntese da história;
b) Identificação de personagens principais, espaço geográfico, contexto social e histórico;
c) Uma análise crítica sobre o filme.
   
Obs.: Em relação aos personagens principais, trace um perfil psicológico de cada um deles de acordo com o que foi estudado sobre Freud - P. 468 a 471 do livro didático de Filosofia. 

(LIVRO DIDÁTICO - Vereda Digital Filosofia - Filosofar com textos - 3ª edição - Editora Moderna - Autor: Disciplina: Filosofia)




Bons estudos!
Prof.: Alberto

15 comments:

  1. Os personagens principais são o kyle, o Zack e a Naomi. Os três buscam o prazer, ao levar em condições impostas pelo mundo exterior, o indivíduo aprende a lidar com o desejo, decidindo sobre a convivência de realizá-lo, proibir sua satisfação ou apenas adiá-la. Isso é representado pelo Kyle que entediado com sua vida vai atrás da sua felicidade. Os personagens se enquadra com as duas instâncias do psíquico de Freud, o id que orienta-se pelo princípio do prazer, e o ego que enfrenta os conflitos para adequar as pulsões do prazer para o meio da razão.

    Aluna: Raquel Barros da Silva 3"C"

    ResponderExcluir
  2. No filme Rebirth:
    -Kyle: repreende seus desejos,apresenta moral rigorosa apoiado pelo superego. E o ego que funciona como a sua consciência. Kyle vive de acordo com a regras sociais e tem uma vida considerada normal
    -Zack: durante o encontros do renascimento não inibe os desejos do ID e reproduz todas as suas pulsações.
    -Naomi: questiona a todo momento Kyle e age como se fosse seu ego, já que é como a consciência que nos leva a agir questionando ´se aquilo é correto ou não.
    Stefany Joaquina Sousa Farias 3ºC

    ResponderExcluir
  3. O nome do filme, ''Renascer'', é dado por conta da proposta de Zack para Kyle, sendo esta sair em uma aventura, como intenção uma quebra daquela sua rotina tão pradão.
    O filme gira em torno de três personagens: Kyle, Zack e Naomi. No decorrer do filme é perceptível a diferença psicológica expressa em cada personagem, sendo essas diferenças as representações das três instâncias diferenciadas do aparelho psíquico descrito por Freud. Kyle, tem uma vida ''padrão'', porém falta um algo a mais em sua rotina, porém é repreendido por Kyle, sendo apoiado pelo superego. Já Zack, não consegue controlar os desejos de seus ID, sendo assim completamente orientado pelo princípio da busca de prazeres. Naomi é totalmente orientada pelo princípio da realidade, ou seja, seu ego está a todo momento presente fazendo questionamentos sobre praticar ou não ações.

    Maria Jeane 3°C

    ResponderExcluir
  4. Acordar,tomar café da manhã,ir trabalhar,jantar,dormir e realizar novamente isso todo dia ate morrer ,essa é a realidade de kile ,monótona e chata. Em um certo dia é surpriendido pela visita de um amigo da sua ex faculdade Zack,oferecendo-lhe uma oprtunidade de (rebirth)renascimento ;em geral o personagem kile é meio q manipulado pela sociedade q pensa somente em trabalho e nas coisas externas esquecendo sua vida interna e Zack é totalmente ligado ao psicológico e de certa forma,chega ate ser louco mas isso tem haver com um todo pensamento ligado a psicanálise e ideologias e principios de Freud
    Aluna: Tayná Mendes Alves Góes 3ºB

    ResponderExcluir
  5. Kyle tem uma vida "normal" e tinha o seu aparelho psíquico controlado até ir para o renascimento,onde ele têm que aflora mais o seu lado do id ,já Zack é impulsionado pelo seu id que é o princípio do prazer e ele não tem o controle do ego e nem do superego.Naomi é totalmente orientada pelo ego para realizar o id é não se importa com o superego.
    Raíssa de Oliveira Santos 3°C

    ResponderExcluir
  6. Uma das coisas mais importantes que nós seres humanos esquecemos é o motivo de estarmos ali, fazendo o que queremos ou as pessoas mandando a gente fazer, sem querer. No filme "Rebirth", mostra com clareza o que uma vida monótona, dia a dia sem conteúdo ou mudança irá lhe fazer, muitas consequências desse dia a dia são as frustrações, infelicidade e rancores.
    Zack, melhor amigo de Kyle na faculdade, "renasce" em sua vida, em um dos momentos mais frustrantes da infelicidade monótona de sua rotina. Zack, o conheceu em um contexto totalmente diferente do que Kyle se tornou e isso fez com que Zack mostrasse suas propostas para uma analise em Kyle, porém, sem ele saber o que iria acontecer dalí em diante, mesmo assim mostrou muito interesse em querer se livrar desses rancores pessoais.
    O contexto desse filme, mostra com clareza o quanto nos importamos com as coisas desnecessárias para a nossa "felicidade", com o materialismo, o trabalho monótono, a infelicidade, em si. Kyle foi capaz de sentir na pele as consequenciais disso tudo em sua vida, após passar por "Rebirth".
    Freud examinou exatamente tudo isso que Kyle experimentou, o quão além a nossa mente é capaz de nos dominar mas também somos capazes de reverter essas situações.
    Larissa Jones 3 ANO B

    ResponderExcluir
  7. Kyle tem uma vida aparentemente equilibrada: bela esposa, filha e um emprego. É tirado da sua rotina quando Zack, um amigo que ele não via há muito tempo, aparece em seu trabalho. Zack convida Kyle para um final de semana inesquecível, mas não informa do que se tratava. Mesmo relutante, Kyle aceita a proposta e chega a uma organização chamada “Rebirth” (renascimento), que promete total mudança de vida através do desapego material. Completamente deslocado e confuso, Kyle é orientado que pode desistir a qualquer momento, não há líderes e ele deve agir por si mesmo. Ele passa por diversos ambientes e é tentado principalmente com questões de cunho sexual.
    Quando Kyle, em desespero, consegue sair do chamado ‘’Rebirth’’ tem uma série de constatações desagradáveis. Sua casa estava adequada aos padrões da suposta organização: roupas e alimentos padronizados. Havia perdido todo o dinheiro da sua conta e sua esposa parecia ter passado por uma lavagem cerebral.
    No fim da trama, no entanto, Kyle e sua família aparecem em comercias do Rebirth e alcançam a suposta transformação de vida. Toda a confusão mental de Kyle durante o seu primeiro renascimento parece nunca ter existido. Ele se tonou uma nova pessoa, um deus para os que o rodeavam.
    Personagens principais:
    Kyle: É uma pessoa responsável, majoritariamente controlada pelo ego, pois age de modo coerente com a realidade, sabendo o que pode fazer ou não independentemente dos seus desejos.
    Zack: É praticamente o oposto de Kyle. Age com base no id, realizando os seus desejos sem o controle moral, pois quer liberta-se do sistema formado por ‘’zumbis’’ sendo regido pelo princípio do prazer.
    Naomi: Possui forte conotação sexual, expressando a todo momento um caráter sensual e provocador. No entanto, sempre questiona Kyle sobre as suas ações, representando assim o ego do rapaz, que o impede de ter certos comportamentos.
    O filme Rebirth mostra através de Kyle e os personagens que o rodeiam muitos aspectos psicológicos humanos. No entanto, existe uma crítica aos sistemas humanos que manipulam o indivíduo sem que este ao menos perceba. Kyle, rapaz de vida monótona, parece não ser de fato feliz. Zack o convida para a possível resolução de todos os seus problemas: O renascimento.
    Porém, Kyle sai de um sistema opressor para adentrar em outro. Embora o Rebirth dissesse que não haviam líderes e os indivíduos eram livres, o foco de todo o programa era controlar as pessoas e adquirir dinheiro. A organização não é um auxílio, mas sim um modo de vida no qual o indivíduo não é valorizado. A única saída para todos os problemas parece ser o Rebirth, instituição, e não Kyle através de tomada de consciência e análise pessoal da sua vida.
    Sara Vasconcelos Mendes
    3° ano C

    ResponderExcluir
  8. O filme retrata uma realidade que vivemos atualmente, onde as pessoas vivem como robôs, vivendo por obséquio, não param para respirar nunca, da casa para o trabalho, do trabalho para casa, da casa para os estudos, e os estudos nunca tem final e quando vê a vida passou e você não parou para respirar, não viu seu filho crescer, não amou seu companheiro, não viveu a vida real, as pessoas esquecem de quem são e porque estão aqui, não olham mais para dentro e só se preocupam com o que os outros falam a respeito delas, a opinião própria não importa mais, você faz o que o sistema impoe, você dança conforme a música, deixa de fazer tudo que gostaria porque a mídia planta que é errado, respirar, por isso eles falam para parar para respirar e pensar. O renascimento se diz contra as regras do mundo, diz que o que a sociedade vive não é real, chamam aqueles que não os seguem de zumbis, dizem não visar lucro. Mas eles não se isolam do mundo como uma tribo, eles apenas convencem as pessoas a ficaram, mesmo que de forma estranha.
    Personagens principais:
    Kyle: É um cara centrado que leva uma vida ''normal'' onde sua forma de vida e pensamento e caracterizada pelo ego, pois age de modo coerente com a realidade e de acordo com as regras sociais, agindo de acordo com a razão e a racionalidade.
    Zack: Age completamente com base no id, desconhecendo o julgamento de valores sem tomar conhecimento das circunstancias da realidade, procurando se libertar de um sistema alienado formado por zumbis, buscando liberdade e prazer.

    RODRIGO VINÍCIUS PEREIRA DE ARAÚJO 3ºC

    ResponderExcluir
  9. O filme, primeiramente, retrata a rotina pacata de Kyle, um executivo e pai de família.
    Isso se repete por muito tempo até que um amigo de infância, Zack, aparece empolgado e o oferece uma oportunidade de Kyle participar de um retiro espiritual: Rebirth (renascimento).
    Zack prometia que em uma única semana sua vida iria mudar por completo. Inicialmente Kyle acha estranho, mas movido pela curiosidade vai ao ”Rebirth’’, onde passa o final de semana sem qualquer contato e bens materiais. De certo modo, Kyle descobre que o retiro é uma espécie de culto com atividades duvidosas e entra numa espiral de sedução, violência e desespero. Acaba fazendo parte de uma experiência bizarra.
    Quando Kyle consegue sair do suposto retiro percebe que sua vida estava padronizada de acordo com as exigências determinadas por eles. Perdeu todo o dinheiro de sua conta e sua mulher parecia outra pessoa.
    Sendo assim, Kyle e sua família alcançam a suposta transformação de vida que Rebirth prometia e ele se torna uma nova pessoa, como se toda a confusão mental sofrida por ele não existisse.
    Personagens principais:
    Kyle: possui uma vida “padrão”. É uma pessoa responsável e racional, no qual, age de acordo com a realidade estabelecida independentemente dos seus desejos. Sendo assim, vive na base do superego.
    Zack: vive na base do ID, ou seja, não consegue controlar os seus desejos. Desprende do controle moral que consequentemente se orienta pela busca do prazer.
    Naomi: orientada pelo princípio da realidade; Procura questionar Kyle sobre as suas ações se deveria ou não fazer. Representa o ego de Kyle, que o impede de ter determinados comportamentos.
    O filme “Rebirth” por meio dos personagens principais mostra as três instâncias da psique humana e relata também os conflitos entre eles. Deve se atentar a uma crítica existente no filme, ressalta a facilidade do indivíduo em ser manipulado sem ao menos perceber. Questiona também as nossas motivações e impulsos.
    Isso é vivido por Kyle quando vai ao encontro do Renascimento. Sem perceber, Kyle é atingido pelo principal foco do retiro: organizar um programa, no qual, consiga controlar as mentes das pessoas. O indivíduo acaba encontrando em “Rebirth”, um modo de vida e a partir daí, sair de suas vidas pacatas tendo um controle total sobre ela.
    Bruna Grasiele 3º ano “C”

    ResponderExcluir
  10. Uma das coisas mais importantes que nós seres humanos esquecemos é o motivo de estarmos ali, fazendo o que queremos ou as pessoas mandando a gente fazer, sem querer. No filme "Rebirth", mostra com clareza o que uma vida monótona, dia a dia sem conteúdo ou mudança irá lhe fazer, muitas consequências desse dia a dia são as frustrações, infelicidade e rancores.
    Zack, melhor amigo de Kyle na faculdade, "renasce" em sua vida, em um dos momentos mais frustrantes da infelicidade monótona de sua rotina. Zack, o conheceu em um contexto totalmente diferente do que Kyle se tornou e isso fez com que Zack mostrasse suas propostas para uma analise em Kyle, porém, sem ele saber o que iria acontecer dalí em diante, mesmo assim mostrou muito interesse em querer se livrar desses rancores pessoais.
    O contexto desse filme, mostra com clareza o quanto nos importamos com as coisas desnecessárias para a nossa "felicidade", com o materialismo, o trabalho monótono, a infelicidade, em si. Kyle foi capaz de sentir na pele as consequenciais disso tudo em sua vida, após passar por "Rebirth".
    Freud examinou exatamente tudo isso que Kyle experimentou, o quão além a nossa mente é capaz de nos dominar mas também somos capazes de reverter essas situações
    Marcus Gabriel 3° ano B

    ResponderExcluir
  11. Kyle trabalha em um escritório, malha, tem mulher e filha. A rotina dele é quebrada quando um antigo amigo, Zack, aparece do nada oferecendo uma oportunidade de uma experiência única. Mesmo sem ter muitas explicações sobre do que se trataria o evento, Kyle decide aceitar embarcar na aventura. Pessoas têm empregos monótonos que não é o que elas sonhavam.

    Lucas de Melo Macedo 3º Ano A

    ResponderExcluir
  12. Kyle um dia é surpreendido em seu escritório por Zack, um colega que há muito tempo não aparecia no trabalho e que volta animado com um programa do qual acabou de participar. Ele convence Kyle a experimentar tal tratamento, que passa o fim de semana sem qualquer contato e bens materiais. Mas, o que ele não imagina é que está mergulhando em uma bizarra experiência, cheia de sedução e violência.
    O crescente uso da tecnologia acaba gerando uma ilusão de realidade. Amarras sociais impedem que digamos o que realmente a gente pensa. A vida moderna, portanto, pode causar um estado de infelicidade e tão poderoso que as pessoas sequer percebem que são infelizes. E se aproveitando disso, vários grupos vendem produtos ou ideias que prometem milagres.
    Allana Primo 3º Ano A

    ResponderExcluir
  13. O filme transmite uma ideia de que todos nos ja estamos no automatico e que estamos lidando com o mundo como se fosse somente aquilo nao abrimos nossos olhos para outras coisas e deixamos os outros mandarem na gente sendo que nos não precisamos disso.
    Os atores principais são Kyle, Zack e Naomi, no qual Kyle passa por um processo chamado renascimento ode ele aprede que pode ser dono de si mesmo e fazer suas escolhas sem que os outros mandem ele fazer ou falem mal.
    Gabriel Ferreira 3 ano B

    ResponderExcluir
  14. Relatório sobre o filme “Rebirth”
    “Rebirth” é um filme norte-americano, cujo enredo é criado sobre questões psicológicas – a curiosidade, o desejo, a selvageria, o medo, entre outros.
    Kyle é um cidadão americano comum, bom emprego e uma linda família. Leva uma vida normal. Mesma rotina sempre, nenhuma empolgação no trabalho ou na vida pessoal. Não que seja ruim. É um tanto monótono. Porém um dia, no escritório do banco onde trabalha, um amigo dos tempos de universidade aparece, Zack. Em uma conversa breve, sai sem se despedir, deixando um bilhete que desperta a curiosidade de Kyle.
    Considerando a psicanálise de Sigmund Freud pode-se analisar os personagens e alguns momentos do filme. Kyle é muito preso ao superego, por acatar demais as proibições impostas pela sociedade, reprimindo o id. E no extremo oposto, Zack é um sujeito guiado pelo id (pulsão da personalidade, orientado pelo princípio do prazer). Quando Kyle procura se informa sobre o “Rebirth” e embarca em um fim de semana misterioso, ele é dominado pelo que Freud denomina libido que é a vontade, o desejo e vai além de questões sexuais. A personagem Naomi usa do que Freud denomina chiste – gracejos feitos sem aparente intenção de ofender ou seduzir – para induzir Kyle. Outro aspecto que pode ser observado pela perspectiva freudiana são os ambientes de confinamento do projeto “Rebirth”. Cada sala tenta combater o superego, deixando fluir o id. Por último, no final do filme quando Kyle se descontrola e ataca um dos “colaboradores” com uma faca é o chamado processo de repressão – o alto conflito entre o id e o superego.
    Fernanda Sinara 3ºano A

    ResponderExcluir
  15. O filme apresenta sobre a vida rotineira de Kyle que trabalha, malha, tem uma mulher e filha. Ele é tirado de sua rotina quando um velho amigo chamado Zack o convida para o renascimento, uma organização que prometia mudar a vida através do desapego material.Kyle passa por três salas onde levanta principalmente o cunho sexual.Quando Kyle consegue sair das salas de auto-ajuda, totalmente desesperado, vê que não foi bem sucedida sua passagem pelo local.
    Personagens:
    Kyle: Ego/Princípio da realidade; Superego/ Proibições.
    Zack: Id/ Princípio do prazer, não consegue inibir os seus desejos durante os encontros do renascimento.
    Naomi: Ego/Princípio da realidade, questiona várias vezes Kyle, como se fosse seu ego. Questionando se isso é certo ou errado.
    João Gilberto dos Santos Leal 3°C

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson