Júri sobre Pena de Morte no Brasil

domingo, 2 de agosto de 2015


Após assistir este filme, faremos um júri simulado com o tema: Pena de Morte no Brasil.

Atividade para o 2º ano "A", "B" e "C";

Ficha Técnica
Título original: (The Life of David Gale)
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Alan Parker

Sinopse
David Gale (Kevin Spacey) é um professor de filosofia que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte. Até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom (Kate Winslet), uma jornalista que decide investigar a vida de Gale e também o sistema judicial que o condenou à pena de morte.


Os estudantes se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes.

Cada grupo (um contra e um a favor) apresentarão no mínimo três argumentos para defender suas ideias. 
A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas.
O professor, como mediador da atividade, pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.
Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais. 
O júri, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto de acordo com os argumentos apresentados.

Objetivos

  1. Estudar e debater o tema: Pena de Morte no Brasil , levando todos os participantes do grupo a se envolver e tomar uma posição.
  2. Exercitar a expressão e o raciocínio.
  3. Desenvolver o senso crítico.
Preparem-se na próxima aula concluiremos a atividade.


43 comments:

  1. Sou contra a pena de morte no Brasil. Acredito que melhores leis deveriam ser criadas para punir corretamente os indivíduos que a infringem. Ainda existem muitas brechas em nosso sistema que acabam libertando a pessoa antes mesmo do fim de sua pena. Por fim digo que um país igual ao nosso, com tantos problemas e imperfeições não está pronto para tal ato.

    Nathan R. de Morais Ramon - 2° "A"

    ResponderExcluir
  2. Não sou a favor. apesar de achar que certos crimes são abusivos e que mereciam melhores punições do que apenas "prisão". Porém em um país como o Brasil onde as pessoas tiram aproveito de qualquer situação, talvez seria mais fácil matar, pelo simples fato de que a pessoa está condenada a pena de morte, acredito que muitos inocentes poderiam perder suas vidas por um caso mal jugado,com isso acredito que poderia existir sim a pena de morte. mas apenas depois que o país tivesse melhores medidas em relação a condenações, para que pessoas inocentes não pagassem por crimes que não cometeram.

    Layla Beatriz Lopes 2° A

    ResponderExcluir
  3. Não existem fatos que mostrem realmente diminuição de crimes por conta da pena de morte, apesar de muitos países ainda utilizarem desta punição. Acredito que com a melhoria das leis, e melhor atuação da policia nas ruas, o índice de crimes poderia ser reduzido bastante, sem contar com a pena de morte. Ao meu ver esse tipo de punição é algo dos tempos antigos quando a lei era "olho por olho, dente por dente" atualmente não é mais dessa forma, existem outras maneiras de punir pessoas pelos seus delitos. Sou contra a pena de morte.

    Adevan Filho 2° A

    ResponderExcluir
  4. Talvez em um novo modelo penitenciário, a pena de morte garantiria que os criminosos não voltariam a cometer crimes, sendo que poucos após o tempo na cadeia se recuperam e voltam à sociedade como “cidadãos”, pois acabam caindo na marginalização novamente e não conseguem empregos e sendo a única saída voltar aos crimes, assim gerando um ciclo de criminalidade. E além do fato que os criminosos pensariam antes de cometer o crime sabendo que seriam culpados e mortos se fizerem algo hediondo.
    Stefany Farias, 2°C

    ResponderExcluir
  5. É alarmante ver, em uma sociedade democrática como a brasileira, o crescimento da aceitação de uma prática típica dos piores totalitarismos. A tortura é uma violação básica da dignidade humana e não existe justificativa para se infligir sofrimento a um indivíduo nem mesmo no caso de pessoas comprovadamente culpadas, ainda que disso derive a segurança da população; aceitar a tortura significa deixar a porta aberta para novas e piores violações dos direitos humanos.
    Guilherme Porto, 2°C

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor da pena de morte pelo fato de que o Brasil se tornaria um país melhor e com menos crimes hediondos, criminosos pensariam duas vezes antes de cometer um crime desse nível, com a pena que temos hoje em dia, essas pessoas fazem o que querem por saber que não irá ter uma pena adequada.
    Gustavo Vladson 2º C

    ResponderExcluir
  7. Sou contra a pena de morte pois a pena de morte consiste num ato covarde e inútil onde não seria nem a ultima das alternativas para condenar uma pessoa. Para além de não resolver o problema em caso de erro da justiça, poderemos estar a culpar um inocente que após a sentença ser aplicada não será possivel corrigir o erro. Condenar alguém á pena de morte faz com que essa pessoa não chegue a cumprir durante a sua vida a pena pelo crime que cometeu mas sim sofrer apenas uma vez. O Brasil foi o primeiro a abolir a pena de morte e então outros também tomaram o exemplo. Nos países onde existe pena de morte em certos países não resolveu a diminuição da criminalidade. A pena de morte no meu entender viola o direito à vida sabendo todos que todo o ser humano comete erros.

    Rodrigo Vinícius P de Araújo 2º C

    ResponderExcluir
  8. Eu sou a favor da pena de morte, porque a pena de morte levaria uma pessoa a parar para pensar antes de cometer tal crime, claro que a pena de morte são só em casos de crimes graves, tem crimes que não tem punição melhor do que a morte, a pena de morte pode ser exemplo para pessoas não cometerem crimes.

    Lucas de Melo Macedo 2º A

    ResponderExcluir
  9. Eu sou contra a pena de morte, pelo fato dela ser uma pena muito forte todos nos merecemos uma segunda chance de se arrepender e não cometer mais crimes, claro tem que ser punido mais não com uma pena tão grande, a pena de morte é algo extremo quando não conseguimos ter uma solução para o problema.

    Allana Primo 2º B

    ResponderExcluir
  10. Eu sou a favor da pena de morte, dependendo dos crimes do acusado. Caso ele tenha matado, assassinado, torturado, estuprado entre outros crimes do tipo ou mais graves, não vejo porque não ser aplicado esta pena no acusado, mas é claro que antes de se aplicar a pena deve haver uma investigação criteriosa e minuciosa do crime. Se formos parar para pensar seria menos um para matar, roubar, estuprar, etc.

    Matheus Fonseca 2º C

    ResponderExcluir
  11. A pena de morte é apenas a forma da sociedade se vingar de cidadãos que muitas vezes foram oprimidos pela sociedade. A mesma sociedade que é desigual e fomenta injustiças, culpa o indivíduo que comete crimes ao invés de culpar a si mesma. Logo, a pena de morte é a vingança contra os injustiçados.
    Larissa Cavalcante Ramos 2 A

    ResponderExcluir
  12. Eu sou a favor da pena de morte, porque todos iriam pensar duas vezes antes de cometer um crime, sabendo que esse crime poderia lhe custar sua vida
    Adriano Alves 2°A

    ResponderExcluir
  13. Mesmo acreditando que somente Deus tem a autoridade de dar e tirar a vida de alguém, sou a favor* da pena de morte em casos extremos como genocídio onde o indivíduo apresente sinais graves de psicopatia, arriscando assim, a vida da sociedade onde o mesmo esteja inserido.

    Pedro Henrique de Mendonça Torres 2 ano C

    *Argumento contra minha ideologia.

    ResponderExcluir
  14. Comentário realizado antes de visualizar o do Adriano. :(

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia, nenhum bandido tem medo de cometer um crime, e ser preso, primeiro porque o julgamento demora anos, e segundo porque devido a várias interpretações que a nossa lei dá, ele acabaria respondendo o processo em liberdade, o que deixaria livre para cometer mais crimes.
    E por isso sou a favor da pena de morte, não consigo pensar que alguém consiga “pagar” pela vida de uma pessoa, alimentando se três vezes por dia, tomando banho de sol, enquanto a família da vitima chora pela morte da vitima.
    Roberta Martins 2°C

    ResponderExcluir
  16. Sou a favor da pena de morte... Pois seria a solução para alguns problemas em relação ao crime. Problemas como: superlotamento carcerário, onde as prisões estão com o dobro do limite de presos; diminuição na onda de crimes no país, pois se assassinos começarem a pagar pelos seus crimes com suas vidas, isso faria com que outros assassinos e bandidos pensassem duas vezes antes de matar alguém.
    Porém mesmo sendo a favor, sei que o Brasil não tem estrutura nem é preparado constitucionalmente preparado para uma lei dessas, pois temos que primeiro investir em educação... Um mundo melhor começa na escola ��
    Matheus Rodrigues 2°C

    ResponderExcluir
  17. Sou a favor não só da pena de morte como também de uma reforma em todo o código constitucional. Acredito que a pena de morte em si não iria resolver todo o problema pois um indivíduo que nasce em condições precárias muitas vezes não julga as consequências de cometer certos tipos de crimes. É claro que são casos e casos. É certo que a pena de morte seria sim uma "solução" para algumas coisas, no entanto, como eu disse, não adiantaria legalizar esse tipo de coisa com o código penal que temos hoje em dia. O Brasil precisa mesmo é uma reforma completa, começando pela educação e moradia para depois, talvez, começar a se preocupar com o código penal.
    Maria Klara 2A

    ResponderExcluir
  18. Sem sombra de dúvidas, a pena de morte no Brasil não traria bons resultados para a sociedade, sendo assim, sou contra esse tipo de punição. Primeiramente, o Brasil não possui um sistema jurídico e social capaz de aplicar a pena de morte por ser repleto de corrupção, onde frequentemente alguns são mais favorecidos do que outros apenas por possuir uma posição social melhor. Vale lembrar ainda que a pena de morte é algo completamente sem volta, ou seja, dada uma sentença injusta a um cidadão sem poder aquisitivo para contratar um bom advogado, o mesmo será morto e se provada a sua inocência, nada poderá ser feito. E por último, a pena de morte viola o direito do homem a vida previsto na Constituição, portanto não cabe a ninguém ter o poder de tirá-la.
    Sara Vasconcelos 2° ano C

    ResponderExcluir
  19. A pena de morte é uma punição extrema, degradante e desumana. Viola o direito à vida. Qualquer que seja o método de execução utilizado – electrocussão, enforcamento, câmara de gás, decapitação, apedrejamento ou injecção letal –  a pena de morte constitui-se como uma forma de punição violenta que não deveria ter lugar no sistema de justiça atual.
    Raquel Barros 2C

    ResponderExcluir
  20. Sou contra, pois acredito que não seja a solução certa. A pena de morte aumentaria a desigualdade social que já é existente nosso país porque sabemos que os mais prejudicados seriam as pessoas mais pobres e negros. Os ricos teriam condições de pagar um advogado e apelar de todas as formas para que saia imune. E também isso viola os direitos humanos. Todos merecem uma segunda chance de se reintegrar na sociedade e começar uma vida nova.

    Bruna Grasiele 2º C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor, pois acredito que seja a solução certa, a pena de morte no Brasil séria uma forma de combater o crime e a violência de uma forma igualitária para todos, porque quem pratica um crime deve ser punido pelos seus atos, sendo ele rico ou pobre, porque quem mata uma pessoa deve ser punido com a mesma pena da sua vítima. Mateus Rebouças 2°B

      Excluir
  21. Sou a favor porque alguns crimes destroem famílias e alguns casos como de menores de idades que são soltos no outro dia e cometem crimes novamente,acho que se a pena de morte no Brasil começasse,eles iriam perceber que o crime so leva a morte.
    Kleber Junior 2° B

    ResponderExcluir
  22. Sou contra pois independentemente do crime que ele comete ele merece uma segunda chance é além do mais quem colocou ele na terra foi Deus e só quem poderá tirar é Deus
    Gabriel Ferreira 2°ano B

    ResponderExcluir
  23. Sou a favor, pois, cada um deve pagar pelo que faz na vida e com a pena de morte "impede" que esse delinguente não fará o crime novamente.
    Kamilla Franco 2ºano A

    ResponderExcluir
  24. Sou a favor.pois acredito que com a pena de morte os criminosos,vão pensar mais antes de cometer um crime aterrorizante,como por exemplo os dos menores de idade que estupram mulheres,passam pouco tempo na cadeia,fora que também destroem muitas famílias
    Mariângela Carla 2º ano B

    ResponderExcluir
  25. Sou a favor, pois, se existisse tal pena, o criminoso pensaria duas vezes antes de cometer o crime, porém o Brasil antes precisaria passar por uma reforma penitenciária para depois começar a aplicar essa pena. Contudo na situação que vivemos hoje, não seria viável, pois as penas mais brandas não são cumpridas quem dirá uma pena de morte.

    João Victor Borges 2 A

    ResponderExcluir
  26. A favor, muitos crimes graves são cometidos e os acusados não são punidos devidamente, apesar da prisão ser um lugar temido por muitos, ainda não é um obstáculo para os criminosos, sendo que continuam assassinando e estuprando as pessoas, e o número de praticantes desses crimes só aumenta ao longo dos anos, em 2012 foram 56.337 mortes por assassinato 7% a mais que 2011. Se uma medida como a pena de morte fosse tomada com certeza haveria uma diminuição dos crimes realizados por esses animais.

    Kristopher Klava
    2 ano C

    ResponderExcluir
  27. A pena de morte além de não mostra resultados na queda da criminalidade nos países que adotam, tem um grande risco de levar pessoas inocentes a morte, o alto custo da manutenção do sistema e ainda a corrupção dos agentes públicos envolvendo a propina para libertação. Por isso sou contra, mesmo a maioria da população achando que isso seria a melhor forma de combater o crime, pois quem somos nós para jugar quem deve morrer ou não pelos seus erros, mesmo sendo os mais graves.
    João Gilberto dos Santos Leal 2º ano C

    ResponderExcluir
  28. Sou a favor, pois criminosos já reincidantes com ficha criminal extensa com crimes que atentam contra a vida de pessoas de bem, não são devidamentes punidos pois se ele tira uma vida por motivo fútil e daqui a alguns anos ele está de volta ele não irá pensar duas vezes antes de matar um pai de família somente para pegar seu carro ou sua carteira, a justiça é cega e falha !
    Lucas Rosa 2º ano "C" Flow

    ResponderExcluir
  29. Sou a favor, pois criminosos já reincidentes com ficha criminal extensa com crimes que atentam contra a vida de pessoas de bem, não são devidamentes punidos pois se ele tira uma vida por motivo fútil e daqui a alguns anos ele está de volta ele não irá pensar duas vezes antes de matar um pai de família somente para pegar seu carro ou sua carteira, a justiça é cega e falha !
    Lucas Rosa 2º ano "C" Flow

    ResponderExcluir
  30. Sou contra. Acredito que essa não seja a solução, pois conforme os direitos humanos todos tem o direito à vida, vejo que temos que melhorar nossas políticas públicas e percebo também que nem sempre existe justiça, quantas vezes já foram confundidas pessoas inocentes com criminosos!?

    Letícia Lisarda da Mata 2º ano A

    ResponderExcluir
  31. Eu sou contra.Existe os Direitos Humanos e nele consta que todo ser humano tem direito a vida, mesmo se tiver tirado a vida de alguém ou ter feito outros tipos de crime, esse indivíduo merece uma segunda chance, não que ele não seja punido , pois merece muito ser punido , mais acredito que há outras formas menos brutais de punição.E lógico que aquela pessoa que foi morta também tinha o direito a vida , mais do que adianta vc cobrir um erro com outro?porque se uma pessoa foi morta e quem a matou for punida com pena de morte isso tbm vai contra os direitos humanos e a pessoa ou no caso o policial que matou o criminoso também deveria ser punido pois tirou a vida de alguém , mesmo wue esse alguém não fosse inocente. Marina Ramos 2° ano "B".

    ResponderExcluir
  32. Sou à favor,pois creio que todo crime deve ser punido ,e para que o criminoso não cometa o mesmo erro de assaltar,furtar e assassinar,ele deve ser morto ,pois só a morte o parará.
    Israel Faria Caixeta 2 A

    ResponderExcluir
  33. Sou contra. Como vamos punir alguém por uma  morte condenando-a a outra? Seria muita hipocrosia. Nosso sistema penitenciário, nosso meio social e jurídico não estão preparados para uma punição tão drástica visando a corrupção que governa grande parte do país e onde o poder aquisitivo identifica o sujeito e lhe indica se ele tem o poder de viver em liberdade ou não, mesmo tendo cometido crimes horríveis. A pena de morte fere o primeiro dos direitos humanos garantido ao ser humano ao nascimento: o direito à vida. Acredito em prisão perpétua para aqueles que cometeram crimes bárbaros e estão impossibilitados de conviver em sociedade. Morte não é solução.
    Laura Fagundes 2 ano C.

    ResponderExcluir
  34. A constituição da pena de morte elegi individuos incontroláveis,que elevam altos riscos,perante a sociedade,como crimes absurdos,em muitas vezes não se arrependem.Por isso que a pena de morte serà a única solução,se eles matam pessoas inocentes,porque não punir os criminosos drasticamente!!!? Mariana Ramos 2B

    ResponderExcluir
  35. Sou a favor! Acredito que a pena de morte seja uma lei capaz de inibir os delitos cometidos pelos jovens entre 16 e 18 anos de idade, já que no Brasil temos uma estatística que comprova que boa parte dos crimes são executados por jovens menores de idade, onde a consequência judicial não seja paralela ao crime cometido. Sendo sancionada a lei, evidentemente os jovens criminoso terão temor,logo, diminuirão os crimes cometidos por menores. Vinicius Aires 2 B

    ResponderExcluir
  36. Sou contra, há uma tendência favorável mundial pela aplicação da pena de morte e pelo endurecimento penal: as pessoas acham que o crime se resolve com uma legislação mais dura. Só que não é assim. As polícias brasileiras matam por ano muito mais gente do que muitos países que adotam a pena de morte. E isso não resolveu absolutamente nada. Nossos problemas não serão resolvidos com pena de morte!
    Paula Fernanda 2º ano B

    ResponderExcluir
  37. Sou a favor.Assassinatos e estupros vem crescendo muito nos últimos anos, esses crimes são relacionados a perversidade e ao desprezo a vida alheia. Nada justifica um crime hediondo. Logo, se esses monstros negam a humanidade de suas vítimas, não há razão para continuarmos os tratando como humanos.Acredito que com a pena de morte os índices de crimes hediondos iria diminuir ,pois iria causar temor para que eles não venham prática crimes.
    Raíssa de Oliveira Santos 2º ano ´´C``

    ResponderExcluir
  38. sou contra a pena de morte, pois o brasil tem uma justiça de crimes impunes.
    A pena de morte é irrevogável e, tendo em conta que o sistema de justiça está sujeito ao preconceito e ao erro humano, o risco de se executar uma pessoa inocente está sempre presente. Esse tipo de erro não é reversível.
    Gabriel Soares Marques 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  39. Sou a favor. A impunidade é um dos fatores que mais elevam a taxa de criminalidade no Brasil, e com a pena de morte, isso iria diminuir, pois iria causar um certo receio. Outros países já adotam a pena de morte, e por isso são menos defensores dos direitos humanos do que o Brasil? Creio que não, muito pelo contrário, a partir do momento em que um ser humano tira a vida de outro, ou comete outros danos, já não é merecedor de direito nenhum. A pena de morte não iria resolver todos os problemas do país, mas com certeza iria abaixar a taxa de criminalidade, o que é de extrema necessidade para a paz de uma sociedade.
    Maria Jeane 2C

    ResponderExcluir
  40. Sou contra a pena de morte pelo fato de saber que todos merecem uma nova chance,devemos sempre pensar não apenas em nós mesmos mais sempre estar a pensar no próximo,poderia ser qualquer um,até mais pra frente um filho nosso e todos devemos ter uma nova chance se temos o objetivo de mudar de vida,todos nós sabemos que famílias que perdem seus entes queridos sofrem,e não é pouco e acaba sendo uma perda irreparável,mais aquele que comete o crime tem chance sim de poder ter uma nova chance,mostrando assim,interesse por querer mudar de vida!
    Lueny Amorim 2º ano A

    ResponderExcluir
  41. Sou a favor da pena de morte no Brasil. Penso como meu pai: "Bandido bom é bandido morto!" Acho que bandidos que matam policiais, que estupram, que cometem latrocínio, que fazem delitos mais graves como esses deveriam ter a pena de morte ou uma pena que não deixe estes saírem até o último dia de sua vida da prisão. Outros delinquentes que roubam , furtam pra sobreviver, dependentes químicos e etc, não há nescessidade da pena de morte , esses com uma pena menor poderiam sim aprender a lição, sair da cadeia e ser um cidadão de bem.
    Yohan Sant'Anna Araújo - 2 ano A

    ResponderExcluir
  42. Sou a favor da pena de morte.O bandido quando é solto volta a fazer as mesmas atrocidades ou pior.Conheço casos de bandidos que foram presos mais de dez vezes por roubo,assassinatos e ainda sendo soltos.A justiça no Brasil nāo funciona,aqueles que cometem tal crime,sua pena não é comprida de maneira correta.Não existe direitos humanos para um ser que não se trata como um...A pena de morte iria facilitar bastante livrando cadeias lotadas de bandidos cruéis e livrando ruas da violência.

    Jean Vitor Reis Barbosa - 2 ano A

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson