Redação - Desigualdade Social

sexta-feira, 31 de julho de 2015


Tendo por base este filme, escreva uma redação com o tema: Desigualdade Social.
Eixo temático: Fazer um paralelo entre elementos apresentados no filme e a realidade brasileira;


Atividade para o 3º ano "A" e "B";
30 linhas (exatamente);

Ficha técnica do filme
  • Direção: Neill Blomkamp
  • Elenco: Matt DamonJoddie FosterWilliam FichtnerWagner MouraAlice Braga
  • Nome Original: Elysium
  • Ano: 2013
  • Duração: 109 min
  • País: EUA
  • Gênero: Ficção científica

Sinopse
Ano 2159, Planeta Terra. A sociedade humana sobrevive, mas está dividida em duas classes distintas que vivem em sítios diferentes. Os mais ricos e saudáveis vivem na Estação Elysium, uma luxuosa cidade espacial. O resto da população terrestre vive num Planeta Terra superpovoado e extremamente poluído. 
Uma dessas pessoas é Max (Matt Damon), um homem azarado que é coagido a aceitar uma missão de grande dificuldade que, no caso de ser bem-sucedida, poderá terminar com a polaridade da sociedade atual, mais conhecida como desigualdade social.

Orientação para desenvolver a redação
·       Tipologia textual: dissertativo-argumentativo. O texto dissertativo-argumentativo é o modelo de produção textual mais solicitado em concursos públicos, vestibulares, bem como no meio acadêmico. Está presente no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
·       Faça perguntas relacionadas ao assunto. O enunciado indica que o candidato deve usar os “conhecimentos construídos ao   longo de sua formação”: o que foi aprendido na escola e fora dela! Pergunte-se:  “O que sei sobre isso?”; “O que já li ou ouvi a respeito?”; "Que elementos apresentados no filme podem estar relacionados ao assunto?"; “Qual é minha opinião sobre o tema?”; "Que argumentos podem servir para defesa de meu ponto de vista?".
·       Pense na situação-problema relacionada ao tema. Identifique a causa, as consequências e as possíveis soluções (proposta de intervenção).
·       Elabore o texto de acordo com a proposta. Uma das dificuldades dos estudantes é organizar o texto de modo a apresentar a argumentação com eficácia no limite estipulado – 30 linhas (exatamente). Assim, é preciso aplicar a capacidade de síntese, a fim de que sua linha de raciocínio possa ser expressa adequadamente, não ficando aquém nem extrapolando isso. Para tanto, deve-se selecionar argumentos, informações, opiniões, fatos que sejam pertinentes e possam contribuir para que o texto seja coeso, coerente e tenha seu conteúdo linearmente desenvolvido dentro do que fora solicitado.
·       Estrutura: "Tradicionalmente, costuma-se dividir o texto dissertativo em três grandes blocos, um modelo que não deve ser compreendido como 'uma receita de bolo', mas, sim, como 'um mero recurso didático que visa a nortear o redator sobre a estrutura básica do texto'". (LEITÃO, 2011, p. 20). 

Fonte: Conversa de Português: http://conversadeportugues.com.br/2015/02/como-organizar-o-texto-dissertativo-argumentativo/

Bom estudo!

0 comments:

Postar um comentário

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson