Filme: "A guerra do Fogo" - Questões para debate.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Filme: "A guerra do Fogo"

Questões para debater sobre o Filme - 
"A Guerra do Fogo"

1- A civilização marca o surgimento das diferenças de classes sociais entre os humanos e do espírito de competição. Você acha que o homem poderia ter se desenvolvido sem essas características? A humanidade poderia chegar ao atual estágio de desenvolvimento sem a existência da competição e das classes sociais? Descreva cenas do filme que reforcem seus argumentos.

2- Faça uma comparação do que representou em importância para humanidade, o controle do fogo com quaisquer dos avanços tecnológicos atuais.

3- Com os recursos do meio, o homem foi criando novos elementos que não existiam e, consequentemente, passou a transformar a natureza. Seu ambiente foi se tornando cada vez mais cultural. Cite e comente cenas do filme onde esse processo ocorre.

4- As atividades do homem nunca foram somente materiais, mas também mentais e espirituais. De acordo com o filme, o homem já apresenta manifestações dessa natureza. Exemplifique identificando cenas do filme.

5- Como você considera o progresso para a humanidade? É possível conciliar satisfação material com harmonia espiritual e solidariedade humana? O filme apresenta cenas que mostram esse processo grupal. Comente algumas delas.

6- Considerando que a cultura é um processo de auto liberação progressiva do ser humano, o que o caracteriza como um ser em mutação, um ser de projeto, que se faz à medida que transcende que ultrapassa a própria experiência, comente os elementos culturais possíveis de serem identificadas no filme, comparando os estágios de evolução dos diversos clãs, e destaque as diferenças individuais perceptíveis entre os elementos de um mesmo clã.

7- Pelo trabalho o homem se autoproduz. Tendo como base esta afirmação e o processo de trabalho mostrado pelo filme, reflita sobre como eram divididas as tarefas e os materiais coletados, sobre a vida em comunidade e sobre a produção de excedente, tecendo considerações sobre o modo de produção primitivo.

8- Faça um comentário pessoal, logo abaixo, sobre a relação deste filme com o estudo da Filosofia.







Bom estudo!
Professor: Alberto Ribeiro

94 comments:

  1. Que desde a época das cavernas eles já viviam dentro de uma sociedade, cada um se ajudava e alcançava seus objetivos,e já lutavam pelos seus interesses que no filme é a busca pelo fogo.

    ResponderExcluir
  2. O filme mostra quatro tribos em diferentes estágios de evolução, caminhando para a sociedade em que vivemos hoje. É justamente isso que a sociologia nos ensina, aprendemos como vivem as sociedades em determinadas épocas, como pensavam, agiam,e também como pensam e agem atualmente.

    ResponderExcluir
  3. O filme apresenta a realidade dos primatas, e o desenvolvimento do conhecimento humano. Nesse tempo eles já viviam em comunidades e eram acostumados em realizar atividades em grupos. E como a sociologia estuda essa convivência de pessoas e cria teorias baseadas no cotidiano, este filme retrata bem o estudo.

    ResponderExcluir
  4. A relação é que desde a época dos primatas existiam tribos que viviam numa realidade como a de hoje, como a busca por novas tecnologias, pelo fogo e já viviam como sociedade, fazendo tarefas em conjuntos e se desenvolvendo, e a sociologia mostra muito bem e estuda esses fatos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O filme relata o desenvolvimento dos primatas, como a descoberta do fogo e a construção de ferramentas e o modo que eles viviam em grupos, em clãs e como eles viviam em sociedade. Assim como é a sociologia, ela estuda a sociedade tanto as pessoas como as transformações que elas causam.

    ResponderExcluir
  7. Podemos observar que o filme retrata algumas tribos, e seus costumes,seu modo de viver e ate mesmo seu modo de falar e vestir, assim podemos associar a sociologia com o filme, pois vinhemos dessas tribos que desde ai já tem seu próprio modo de pensar e de agir , assim somos nos hoje em dia. Com essas transformações podemos estudar sociologia mostrando assim os efeitos que ela causa!
    Paloma Carvalho 1°B

    ResponderExcluir
  8. No filme retrata tribos diferentes e cada um com seu modo de viver, assim podemos observar que a cada época que se passa os costumes mudam o modo de pensar muda e é nessas transformações que podemos observar o comportamento do ser humano e assim associar diretamente com a sociologia e estudarmos ela hoje em dia.

    1° ano B

    ResponderExcluir

  9. A presença da relação está na forma como se uniram, para ganharem a guerra, para isso usaram um importante fator, aliando-se após a formação dos grupos, as tribos. Mas a conclusão mais exata foi de que utilizar a guerra para a fim de conquistar o fogo não foi racional, e sim se unirem a tribos mais desenvolvido.
    Juliany Venâncio 1"b"

    ResponderExcluir
  10. Dê acordo com o estudo da sociologia, o filme é importante pelas seguintes pontos cada sociedades com suas características particulare: seus costumes, suas crenças e formas de vida em busca de algo em comum Exatamente como é hoje. Esse é o fenômeno que é estudado pela sociologia

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. No filme mostra que já existia uma sociedade, algumas com mais recursos do que as outras. A sociologia busca entender a sociedade e os avanços culturais e seus recursos.
    Giovanna Duarte 1° ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme relata de antigamente que existiam tribos de diferentes aspectos, sobre as roupas, de como eles viviam antigamente, seus costumes etc.. Esse e o fenômeno onde a sociologia estuda, entre outras coisas..
      Kalline Kristina 1°D

      Excluir
    2. Essa kalline é retardada

      Excluir
    3. KKKKKKKK meu deus

      Excluir
  13. No filme mostra que na época dos primatas já existia uma sociedade, uma sociedade com crenças, tribos, modo de pensar e roupas diferentes. Assim é a sociologia que não estuda apenas a sociedade mas sim também as transformações ocorridas.
    Rafaela Martins 1 ano A

    ResponderExcluir
  14. No filme mostra que no período dos primatas já existia sociedade, uma sociedade com costumes, tribos, modos de pensar e roupas diferentes; Cada um
    Buscando uma forma de desenvolvimento, e assim é a sociologia que não estuda apenas a sociedade e sim também os avanços ocorridos.
    1 ano A

    ResponderExcluir
  15. O filme mostra a vida difícil dos homens na pré-história e a disputa , busca e dominação da principal fonte desobrevivência do homem naquela época , o fogo . E mostra também que naquela época o homem começou a a se organizar socialmente e também surgiu a preocupação com o homem , os sentimentos , emoções e cuidado entre eles , começando a surgir uma organização social entre eles .
    Vinicius Anjos
    1 ano A

    ResponderExcluir
  16. O filme mostra todas as fases de evolução do homem e dos seus costumes, em relação à sociologia mostra que eles sempre estavam organizados em grupo e dividia os seus conhecimentos, então já tinham uma ideia de como se comportar entre eles, daí temos a semelhança de como vivemos hoje.
    Brenda - 1º ano "D"

    ResponderExcluir
  17. O filme mostra o começo da evolução do homem.
    Desde a pré história ja existia mais de uma sociedade, umas mais avançadas do que as outras, no filme mostra que desde já vo homem ja estava em busca de novas tecnologias, com a necessidade descobriram o fogo.
    Assim a sociologia nn estuda apenas a sociedades e também os avanços da sociedade.
    Amanda Silva 1°"C"

    ResponderExcluir
  18. O livro conta a história da evolução humana,e suas principais descobertas com a principal foi a descoberta do fogo no qual eles necessitavam muito pois a noite fazia muito frio e eles precisavam de algo pra se aquecer , a descoberta do fogo foi só um ponta pé inicial para a evolucão humana

    ALAN SOUZA NERES 1 ano D

    ResponderExcluir
  19. A relação do filme com a sociologia é que na época dos primatas já existiam as tribos e que viviam numa realidade como a de hoje,também mostra a evolução e também a sociedade que vivemos hoje, é isso que a sociologia mostra pra gente,ensinado como vivi a sociedade de hoje em dia.
    Millena Andrade 1°"A"

    ResponderExcluir
  20. O filme apresenta várias tribos vivendo e pensando de modos diferentes até chegarmos nos dias de hoje, logo isso se relaciona com a sociologia pois estudamos a evolução e o pensamento das sociedades em diversas épocas. Larissa Souza- 1"B"

    ResponderExcluir
  21. O filme retrata a rotina de clãs em busca da sobrevivência com constantes transformações na cultura e no meio em que vivem, a sociologia busca explicar e entender essas mudanças para a sociedade atual.
    Thais R. 1° ano C

    ResponderExcluir
  22. O período Paleolítico (também conhecido como Idade da pedra lascada) da pré-história é representado no filme “A guerra do fogo”. O filme se passa há 80.000 anos e, nesta época, as primeiras espécies de hominídeos viviam em cavernas devido às baixas temperaturas decorrentes do período glacial e também para proteção contra ataques de animais selvagens.Alexandre S.C.Teles 1°D

    ResponderExcluir
  23. O filme retrata sobre a antiguidade, de como eles faziam para sobreviver, lutavam pela sua comida, mostra também sobre os seus costumes, suas roupas, etc.. Esse e o fenômeno onde a sociologia estuda entre outras coisas..
    Kalline Kristina 1°D

    ResponderExcluir
  24. A guerra do Fogo tem como enredo a briga entre dois grupos de homínidios que tinham hábitos diferentes de vida por não estarem na mesma fase de evolução. É evidente que por se passar na pré-história o filme não apresenta diálogos.E a única linguagem que se vê são as ações dos personagens, gritos , grunhidos e pela linguagem corporal.
    Ketlen Magalhães 1°D

    ResponderExcluir
  25. O filme a guerra do fogo conta sobre a evolução do ser humano, a principal descoberta foi do fogo pois, precisava muito do fogo para se aquecer durantes as noites que faziam muito frio, essa foi a principal forma para o ser humano ter evoluído, em relação com a sociologia mostra que eles sempre estavam em grupo e compartilhando seus conhecimentos como hoje em dia todos compartilha suas idéias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como era compartilhado esses conhecimentos e informações que adquiriam

      Excluir
  26. O filme conta sobre a evolução do homem na pré-historiae como eles conviviam naquela época, com o surgimento do fogo eles se tornaram mais desenvolvidos. A relação entre a sociologia e que eles viviam em grupos para proteger e cuidar uns dos outros e para compartilhar seus aprendizados e conhecimentos
    João Pedro 1°D

    ResponderExcluir
  27. O enredo se desenvolve mostrando uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que é disputada como algo vital, pois além de oferecer a possibilidade da ingestão de alimentos trabalhos, em forma de assados, ajudava também, a combater o frio e a espantar, principalmente, as alcatéias de lobos. A Sociologia procura apronfundar o assunto.
    Beatriz 1° D

    ResponderExcluir
  28. O filme se retrata no cotidiano e a capacidade de convivência entre os seres humanos desde a era primata ate hoje em dia, ele vai mostrando a evolução e a capacidade da evolução de convivência entre eles, no filme em si o assunto que é mais retratado era a luta para ter o fogo pois o fogo ajudava eles em muito aspectos e tudo mais, com isso eles foram trabalhando em equipes por isso o filme se retrata na sociologia que é o estudo da convivência da sociedade entre outros. Guilherme 1D

    ResponderExcluir
  29. O filme aborda a pré-história tendo como meta retratar como decorreu a vida do homem há 80.000 anos atrás, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas, em grupos nômades, especificando a espécie Homo Sapiens tendo ao lado animais pré-históricos, como o tigre dente-de-sabre, o mamute, entre outros a qual o filme se refere, observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, de acordo com o nome do filme, revelar como decorreu a descoberta do fogo. Ana Luiza Novais 1D

    ResponderExcluir
  30. O filme conta a história da evolução humana,e suas principais descobertas com a principal foi a descoberta do fogo no qual eles necessitavam muito pois a noite fazia muito frio e eles precisavam de algo pra se aquecer , a descoberta do fogo foi só um ponta pé inicial para a evolução humana

    ALAN SOUZA NERES 1 ano D

    ResponderExcluir
  31. O Filme “A Guerra do Fogo” retrata uma época há 80.000 anos a.C, que este período é marcado por muitas características entre elas podemos por em destaque a fabricação de ferramentas, a de caça de animais, a pesca e a colheita de alimentos; os homens eram nômades e também se organizavam em grupos onde o mais sábio era o líder, a comunicação era baseada na emissão de poucos sons e uma das grandes descobertas do período foi à produção do fogo.

    Bruno Rabelo - 1° D

    ResponderExcluir
  32. A relação está na forma como eles se juntaram, formaram seus grupos, se aliando a outras tribos para ganharem a guerra, porem sua real lição foi que invés de lutar pelo fogo eles poderiam fabricar fogo, se aliando a grupos mais desenvolvidos
    Érika moura 1B

    ResponderExcluir
  33. Mostra q já existia uma sociedade, eles já sabiam fabricar o fogo e com isso eles nn precisava guerrear contra outras tribos e se união com outras tribos melhores pra acabarem q ganhando a guerra
    Mateus Mendes 1A

    ResponderExcluir
  34. o filme mostra que tinha a tribo de humanos que lutava para ter o fogo e eles utilizavam para de proteger do frio e dos animais. eles foram atacados e perderam o seu fogo tendo de fazer uma jornada atrás do fogo conhecendo uma outra tribo mais inteligente em que já sabia produzir o fogo com as próprias mãos.i eles se unirão para vencer a guerra do fogo!!
    Richard 1C

    ResponderExcluir
  35. O filme " A Guerra do fogo" relata a evolução do ser humano quando apresenta duas tribos: a tribo dos três homens que são nômades e descobrem o fogo e a caça bem depois, e a tribo da mulher que é bem mais evoluída por terem moradias fixas ao redor de pântanos, possuem instrumentos de caça mais avançados e pinturas sobre o corpo. Assim acontece a evolução até chegar em nossos dias.
    Cada grupo apresenta características próprias e um ritmo de evolução em uma sociedade. A sociologia nos ajuda a entender as mudanças sociais em determinados grupos de pessoas.

    Yann Lucas 1º "C"

    ResponderExcluir
  36. O filme relata que existia dois grupos , um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo . e assim foi a caminhada até os dias de hoje .
    Mateus Sena 1C

    ResponderExcluir
  37. O filme relata que existia dois grupos , um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo . e assim foi a caminhada até os dias de hoje .
    Mateus Sena 1C

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. O filme citado, se assemelha com a Sociologia em relação ao estudo da Evolução Humana e das características de cada grupo de humanos, a relação que teve entre um grupo de humanos,um mais evoluído que o outro e de certa forma com a Antropologia, pois pra chegar a conclusão de que aquelas seriam as características humanas naquele período, houve todo um estudo do ser humano. Matheus Carvalho 1ºC

    ResponderExcluir
  40. Victor Ferreira 1 Ano "A"
    O Filme Mostra 4 Atribos , em diferentes estagio de evolução caminhando para a sociedade que vivemos hoje em Dia, Justamente e isso que a sociologia ensinao a nos, aprendemos como vivem as sociedades em épocas

    ResponderExcluir
  41. No filme "gerra do fogo", mostra como vivia nossos ancestrais e como se comportavam.Nele também mostra como a especie humana evoluiu e como eram a busca pelo fogo. Pedro Vinicius Dantas Ferreira 1° ano "C"

    ResponderExcluir
  42. O filme " guerra do fogo " se trata da convivência dos homens das cavernas, e do desenvolvimento deles com convívio entre si e entre tribos... Nathalia Fabricia 1¤ano "C"

    ResponderExcluir
  43. A Sociologia é a ciência q estuda o convívio de grupos de pessoas no cotidiano, e o filme aborda exatamente isso, o desenvolvimento de quatro tribos, a evolução dos primatas e as lutas deles pela conquista do fogo. Fernanda 1 ano "A"

    ResponderExcluir
  44. Aluna do 1 ano "C"
    O filme retrata o tipo de sociedade e as diversas tribos que estavam ali desde os primórdios do tempo. O filme mostra as diversos costumes, convivência, técnicas diferentes de sobrevivência de cada uma delas, mas que quando se mesclaram foram capazes de construir uma nova sociedade entre eles e foram capazes de ajudar e ensinar uns aos outros novos modos de viver e se adaptar ao ambiente em que se encontravam.

    ResponderExcluir
  45. o filme retrata a evolução do homem e usa o fogo como contribuinte fundamental , assim que o fogo ajudar a entender como pode se dar essa evolução que tinha o objetivo de buscar o fogo , pois era muito importante , assim fazendo o desenvolvimento da sociedade
    lucas cunha 1 ano "A"

    ResponderExcluir
  46. Gabriela Araujo Rodrigues do 1° ano C.
    O filme retrata diversas tribos entrando em aventuras, riscos e ate paixões para evoluirem, sempre eles estão aprendendo coisas novas e compartilhando, e com estas conquistas eles vão evoluindo cada vez mais até chegarmos na sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  47. Gabriela Araujo Rodrigues do 1° ano C.
    O filme retrata diversas tribos entrando em aventuras, riscos e ate paixões para evoluirem, sempre eles estão aprendendo coisas novas e compartilhando, e com estas conquistas eles vão evoluindo cada vez mais até chegarmos na sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  48. Maria Eduarda Sofia 1º ano A
    Desde a época dos primatas, eles já buscavam novas tecnologias, com abilidade com o uso do fogo.
    Se juntavam com outras tribos para conquistas de terras

    ResponderExcluir
  49. o filme mostra as tribos dos homens das cavernas como querendo se desenvolver e pela busca pelo fogo e ate a reprodução das tribos das cavernas
    lucas teodoro de Souza santos 1C

    ResponderExcluir
  50. O filme mostra que o homem se comporta da varias maneiras para sobreviver, ou seja, ele se comporta de acordo com a ocasião
    Ana Carolina 1º ano A

    ResponderExcluir
  51. O filme nos mostra o ser humano evoluindo entrando em aventuras, e perigos para descobrirem o real sentido das coisas, e relata que existia dois grupos , um que acreditava que o fogo era algo sobrenatural e sagrado e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo .
    Yasmin di Paula 1° D

    ResponderExcluir
  52. O filme relata a evolução de diversos povos, cada uma com sua forma de vida, crenças, costumes, etc, lutando para a sobrevivência. Logo depois da descoberta do fogo eles lutam para defendê-lo pois era algo inovador, algo jamais visto naquela época e devido aquela tecnologia do fogo eles conseguiram evoluir cada vez mais, resultando na sociedade atual.

    Arthur Ramos 1 "D"

    ResponderExcluir
  53. O filme fala sobre vários povos e mostra que desde a época das cavernas eles já viviam em sociedade, eles ajudavam uns aos outros para poder sobreviver,e depois que "descobrem" o fogo eles o usam para se defender tanto do frio e também dos animais, e também mostra que no passado eles já acreditavam em certas coisas já tinham suas crenças ,modo de vestir , falar,e depois da descoberta do fogo eles além de se proteger conseguiram evoluir mais e criar coisas novas e isso resultou na sociedade atual.

    Felipe Martins 1° ano "D"

    ResponderExcluir
  54. O filme tem como objetivo mostrar ao espectador como as pessoas viviam nessa época,e como começaram as pequenas evoluções do homem por exemplo, o fogo, da necessidade surge a evolução, a divisão de pessoas em grupos com cada um com uma função,tudo isso surge pela necessidade de um modo de vida mais viável. E em relação a sociologia,retrata como o homem age desde o início da evolução isso foi reforçado na divisão de grupos e funções e como eles agiam a novas descobertas, tudo isso resulta na sociedade de hoje.
    Ana Manoela 1D

    ResponderExcluir
  55. No filme “Guerra do fogo” é possível ver dois grupos de primatas que tinham hábitos e habilidades diferentes por não estarem na mesma fase de evolução, e mostra que eles já viviam em uma sociedade. Ao decorre do filme é retratada uma evolução do grupo que é menos desenvolvido através de contato com outros grupos mais evoluídos. E a Sociologia estuda justamente isso, que é a sociedade nos tempos antigos ou atuais, e a busca por sempre estar em evolução.
    Amanda Teixeira 1°B

    ResponderExcluir
  56. Vemos a forma de pensar do ser humano, como naquela época eles já construíram uma sociedade em que caçavam, manipulavam o fogo e se reproduziam. Podemos observar como o ser humano evoluiu desde então e continua evoluindo sua forma de pensar a cada dia. E aqueles homens das cavernas e sua forma de pensar foram essenciais para hoje sermos quem somos.
    Nathan Balzani - 1°A.

    ResponderExcluir
  57. o filme mostra como as sociedades da pre historia viviam, homens das cavernas se desenvolvendo ao longo do tempo
    sthella sanches 1ºC

    ResponderExcluir
  58. O Filme demonstra uma etapa que definiu o uso do raciocínio pelo
    homem para ajudar os seus próximos e a si mesmo.
    Marcelo Gomes 1°"C"

    ResponderExcluir
  59. O filme mostra muito o pensamento do ser humano, o desenvolvimento, a evolução, o que faz ter relaçao com a filosofia, que estuda a a mente humana, os pensamentos, enfim.

    ResponderExcluir
  60. Se a filosofia é ciências e o processo de evolução é estudado na ciência estar claro que ambos são interligados (Ronald 1°B)

    ResponderExcluir
  61. O Filme mostra a evolução do homem, destacando o uso do fogo e a convivência em uma sociedade.
    Kleyson Nacarat 1°A

    ResponderExcluir
  62. Bárbara Oliveira - 1° "A"

    Os motivos são vários, um deles é pelo fato de que tudo que aconteceu é usado para algo. Por exemplo, esse filme mostra a relação da Evolução Humana, com as possíveis perguntas e respostas que talvez nunca conseguiremos desvendar oficialmente (ex: A origem do mundo mencionando como e quando aconteceu, se Deus existe...) além de mostrar como e para que o fogo era usado (objetivo de funcionalidade do fogo: luz, proteção, esquentar comida e se esquentar...).

    ResponderExcluir
  63. Bárbara Oliveira - 1° "A" (continuação)

    A relação também do filme com a filosofia trata-se do estudo da sociedade atual com a antiga (comparando-as e julgando-as da maneira correta e própria). A evolução humana e tecnológica andam sempre interligadas pelo fato de terem o mesmo público.

    ResponderExcluir
  64. O filme mostra quatro tribos em diferentes estágios de evolução,  contribuindo para o que somos hoje. Que as cavernas já tinham um meio de "sociedade" que se ajudavam em busca do fogo. LARA MACIEL 1°"C"

    ResponderExcluir
  65. O filme mostra a evolução humana destacando a descoberta do fogo e a competitividade de grupos para se apossarem e ultizar essa nova "tecnologia".

    Jean Alves 1"B"

    ResponderExcluir
  66. Que é sempre bom sabermos onde tudo começou, como era a vida, saber sobre nossa evolução. E é isso que o filme acaba trazendo um pouco de conhecimento sobre a nosso história.
    Anna Carolina Marques 1ºA

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. A Filosofia é um estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, á verdade e ao conhecimento, e é exatamente isso que é salientado por esse filme, nele, apresenta a sociedade de eras atrás e isso está relacionado a nossa existência e a verdade do que realmente acontecia nessa era "não-evoluída"
    Dennis Gabriel Martins de Albuquerque 1º A

    ResponderExcluir
  69. O filme retrata a vida dos nativos, a busca pelo fogo que é insaciável, a relação entre o filme e o estudo da filosofia é que, já naquela época todos viviam em "sociedades", buscando e lutando pelo que querem, e o saber da importância do fogo é o mais importante.
    Lucas Gabriel 1º A

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. O filme mostra a capacidade do ser humano de descobrir novas experiências, independente da epóca vivida, seja ela na pré história ou nos tempos atuais.
    Giovana Vitória 1º ano C

    ResponderExcluir
  72. O filme mostra o início da humanidade o modo como mesmo sendo tão primitivo tinham uma sociedade "organizada" com princípios éticos e morais. Com tal sociedade já dividida por habilidade entre seus integrantes. Além disso aborda vários temas muito discutidos hoje como tratar a mulher como um ser inferior, oque é muito errado pois as mulheres têm os mesmo direitos que os homens , o roubo , a violência , entre outros

    João Pedro 1• "C"

    ResponderExcluir
  73. É retratado a vida de nossas antigas gerações, durante o decorrer do tempo nossa fome por conhecimento se torna maior cada vez mais, o filme mostra nossa ''primeira'' fome de conhecimento que é o fogo e de como ela surgiu. Podemos observar também a importância de uma sociedade e de seus desempenhos durante a pré-historia.
    Ana Gabriela Cardoso 1 ano A

    ResponderExcluir
  74. O filme mostra as primeiras sociedades, seus costumes e crenças, como se comportavam dentro e fora de suas comunidades. Unidos, eles já lutavam pelo seus interesses. Pode-se observar também, a fome pelo conhecimento, que até hoje é presente.
    Júia Rodrigues 1º ano A

    ResponderExcluir
  75. O filme nos faz refletir de como as pessoas ainda dependiam uma das outras para sobreviver na sociedade. Nos mostra as novas descobertas, o jeito da reprodução que é bem diferente da de hoje em dia. Graças a Deus o mundo evoluiu, e continua evoluindo.

    Ana Dias 1 ano A

    ResponderExcluir
  76. Desde o começo da civilização os primatas viviam em uma sociedade, ajudavam uns aos outros a cumprir as tarefas ou até mesmo a fazer novas descobertas. No filme mostra uma convivência entre clãs e tribos cada um com a sua cultura, mas acabam compartilhando uns com os outros e isso ajuda a aperfeçoar o desenvolvimento da nossa sociedade nos dias de hoje .
    1°B

    ResponderExcluir
  77. Bom a filosofia ela sempre teve acesso a tudo que ocorreu no mundo em decorrer do tempo e o que aconteceu com a evolução dos seres humanos

    Elton 1ano B

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. O filme retrata um período na pré-história, tinha dois grupos, O primeiro acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica, o outro grupo é mais evoluído e sabia fazer o fogo, logo tiveram uma briga desses dois grupos para adquirir o fogo, ai o filme passa mostrando três personagens que ao longo do tempo descobrem novas coisas. 1 ano A

    ResponderExcluir
  80. O Filme retrata sobre a vida de duas tribos de nossos ancestrais que tinham descoberto o fogo, uma já estava mais evoluída que outra pelo seu diferente modo de viver. Mas com o passar dos anos nós fomos evoluindo e agora estamos bastante evoluidos e cada dua aprendendo mais.
    Deborah 1 ano A

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Esse filme nos mostra como viviam os nossos ancestrais, a forma de socialização e de entendimento. Além disso ele retrata um pouco de nós mesmo nos dias de hoje, nós vamos aprendendo de acordo com o tempo e cada dia a mais é uma experiência nova que temos, assim como eles nós também aprendemos com ela. A filosofia esteve e está presente desde os nossos ancestrais e com o passar dos anos ela vai se espalhando cada vez mais, fazendo-nos compreender um pouco sobre nós mesmos e a nossa sociedade.
    Gabrielle Rocha
    1° "B"

    ResponderExcluir
  83. Esse filme vai falar de três dos nossos ancestrais que realizaram uma grande jornada em busca do maior poder daquela época "o fogo" mais a descoberta mais interessante deles é que não precisavam atacar outras tribos para obter o fogo simplesmente só precisava juntar itens encontrados na própria natureza.

    ResponderExcluir
  84. Esse filme vai falar de três dos nossos ancestrais que realizaram uma grande jornada em busca do maior poder daquela época "o fogo" mais a descoberta mais interessante deles é que não precisavam atacar outras tribos para obter o fogo simplesmente só precisava juntar itens encontrados na própria natureza.1° regular

    ResponderExcluir
  85. O fogo é o elemento central do filme, o grupo mais desenvolvido dominava a técnica de fazê-lo, enquanto os demais o roubavam um do outro e o tratavam como algo sobrenatural. É pelo fogo que as tribos entravam em conflitos.Michele Lopes de Oliveira 1ano noturno EJA Pinxinguinha

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson