Sócrates, Platão e Aristóteles

segunda-feira, 6 de março de 2023


ENSINO MÉDIO

Cada estudante recebeu um nº 1, 2 ou 3, sendo assim:
1) Sócrates;
2) Platão;
3) Aristóteles.

Escreva um texto próprio, com cerca de dez linhas, contendo o(s) principal(is) pensamento(s) do Filósofo. 
O texto pode ter citações do livro didático, vídeos e sites, mas não deixem de citar as fontes.
É imprescindível a utilização de linguagem culta (sem abreviações)!

Obs.: Cada estudante postará nos comentários abaixo o texto produzido.

Fonte: O que é a filosofia? Sócrates, Platão e Aristóteles - Filósofo Paulo Guiraldelli - www.youtube.com/channel/UCBMKrkHv07GoYb5ITLt0sYQ
Fonte: www.youtube.com/watch?v=OHwobET5WA8 - Filósofo Paulo Guiraldelli 
Fonte: www.youtube.com/watch?v=nqGx9TNeVaI - Filósofo Paulo Guiraldelli 

Bons estudos
Prof.: Alberto Ribeiro

45 comments:

  1. Sócrates- Sempre criticou muito a cultura grega,afirmando que muitas tradições crenças religiosas e costumes não ajudam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.Sócrates era um ótimo orador e muito inteligente, esses fatos colaboraram bastante para a sua popularidade.Ele usava um método de transmissão de conhecimento, esse método era o diálogo.

    Algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates:
    - É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.

    - Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.

    - Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.

    Samuel Macedo 1ºB

    ResponderExcluir
  2. Platão - Era um aluno de Sócrates, após a morte de seu mestre ele preservou seus diálogos, sendo assim um dos primeiros a deixar um legado em escrito. Ele escreveu "A República" um dos textos mais importantes da história da Filosofia. Escreveu sobre diversos temas como: amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, coragem e muitos outros. Platão criou diversas teorias, como o mito da caverna, onde ele fala sobre o pensamento e crítica a ignorância e a ilusão.
    Nathan Balzani - 1°A

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aristóteles
    A filosofia,segundo Aristóteles,se dividia em teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional. A teorética, por sua vez, divide-se em física, matemática e filosofia primeira (metafísica e teologia); a filosofia prática divide-se em ética e política; a poética em estética e técnica. Aristóteles é o criador da lógica, como ciência especial, sobre a base socrático-platônica; é denominada por ele analítica e representa a metodologia científica. Trata Aristóteles os problemas lógicos e gnosiológicos no conjunto daqueles escritos que tomaram mais tarde o nome de Órganon.Foi dito que, em geral, a ciência, a filosofia - conforme Aristóteles, bem como segundo Platão - tem como objeto o universal e o necessário; pois não pode haver ciência em torno do individual e do contingente, conhecidos sensivelmente. Sob o ponto de vista metafísico, o objeto da ciência aristotélica é a forma, como idéia era o objeto da ciência platônica.
    Lorena Tomaz 1º "B"

    ResponderExcluir
  5. Platão

    Nascido em atenas por volta de 427 a.C e morrendo em 347a.C. Platão é considerado um grande pensandor e filósofo grego por conta da sua influência na filosofia ocidental.
    Nascido em uma família aristocrata Platão começou a investir e a trabalhar com a filosofia após ter contato com com outro grande filósofo. Sócrates o fez seu discípulo , Platão seguidor de Sócrates. A parti de 387a.C ele fundou a academia, uma escola voltada ao propósito de reerguer e recuperar e colocar as ideias e pensamentos socráticos em prática.
    Observação: Platão foi convidado pelo rei Dionísio a ensinar filosofia a corte.
    Seus principais pensamentos foram. " O belo é o esplendor da verdade ", "O que mais vele não é viver , mais sim viver bem " ," vencer a si próprio é a maior de todas as Vitórias", " o amor é uma perigosa doença mortal "," Praticar injustiça é pior do que sofre-las ", " A Harmonia se consegue através da virtude ", " teme a velhice , pois nunca vem só "," A educação deve possibilitar ao corpo toda a perfeição e beleza que podem ter ".

    Fontes: Livros didáticos antigos , www.suapesquisa.com

    Ronald Soares lima 1° B.

    ResponderExcluir
  6. PLATÃO
    Nascido em atenas por volta de 427 a.C e morrendo em 347a.C. Platão é considerado um grande pensandor e filósofo grego por conta da sua influência na filosofia ocidentaPlatão não buscava as verdadeiras essências da forma física como buscavam Demócrito e seus seguidores, sob a influência de Sócrates buscava a verdade essencial das coisas. Platão não poderia buscar a essência do conhecimento nas coisas, pois estas são corruptíveis, ou seja, variam, mudam, surgem e se vão. Como o filósofo deveria buscar a verdade plena, deveria buscá-la em algo estável, as verdadeiras causas, pois logicamente a verdade não pode variar, se há uma verdade essencial para os homens esta verdade deve valer para todas as pessoas. Logo, a verdade deve ser buscada em algo superior. Nas coisas devem ter um outro fundamento, que seja além do físico, a forma de buscar estas realidades vem do conhecimento, não das coisas, mas do além das coisas. Esta busca racional é contemplativa, isto significa buscar a verdade no interior do próprio homem. Porém o próprio homem não é meramente sujeito particular, mas como um participante das verdades essenciais do ser.
    Fonte: wikipedia
    Bruna Alves 1° B

    ResponderExcluir
  7. Platão nasceu em Atenas , em aproximadamente 428-427 a.c e morreu em 348-347 a.c . Acreditavam que seu nome oficial era Aristocles mais seu apelido Platão por conta do seus ombros largos .
    Ele escreve diversos temas como : amor , política , justiça ,amizade , imortalidade , alma , coragem e muitos outros .
    Sócrates, Platão foi influenciado pelas ideias de seu mestre. A própria maneira de Sócrates ensinar, dialogando com as pessoas, é usada por Platão para expor suas ideias. Os diálogos de Platão possuem Sócrates como personagem principal, e suas falas expressam as ideias a serem transmitidas.Seus primeiros livros são fortemente influenciados por Sócrates, defendendo virtudes e demonstrando falsas análises sobre o tema discutido sem a preocupação de uma conceituação profunda.
    Num segundo momento, Platão passa a buscar conceituações mais profundas e a desenvolver ideias próprias.
    Uns dos seus pensamentos :
    -Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.
    -É a esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino coragem.
    -Devemos seguir sempre o caminho que conduz ao mais alto.


    Fontes http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/platao.htm

    Érica Guimarães 1 ano B

    ResponderExcluir
  8. Platão começa a desenvolver ideais proprias, ele dizia que estas ideias não era matérias e porém eram reais.
    Elas eram perfeitas e eternas, não exite outro conhecimento, que não seja o da opinião.
    Platão mostra para toda as pessoas que somos prisioneiros, vivendo em um mundo de completa ignorância e ilusão.

    Fonte:mundoeducacao.bol.oul.com.br
    Hellena Canto Shimoda 1°B

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, Macedônia. Aos seus sete anos de idade Aristóteles foi morar em Atenas, onde conheceu Platão, freqüentou sua academia, tornando seu discípulo. Após a morte de seu mestre Platão em 347 a.C., Aristóteles viajou por inúmeros lugares e em 343 a.C., voltou para Macedônia tornando-se preceptor do futuro Imperador Alexandre, o Grande. Em 340 a.C., Aristóteles fundou a escola Liceu voltada para o estudo das ciências naturais. Após a conquista da Grécia pelos Macedônicos, Aristóteles foi para a Ilha de Eubeia, onde faleceu em 322 a.C. Aristóteles pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Agora Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade, as principais são: Metafísica, Organon, Física, Política, Ética a Nicômaco.

    Luiza Nugoli 1º Ano B

    ResponderExcluir
  11. Fundador da Academia de Atenas, Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais, especialmente por sua obra ter sobrevivido praticamente intacta mais de 2400 anos, o que não aconteceu com a grande maioria de seus contemporâneos.
    Ele começa a desenvolver ideais próprias, ele dizia que estas ideias não era matérias e porém eram reais.
    Elas eram perfeitas e eternas, não exite outro conhecimento, que não seja o da opinião.
    Platão mostra para toda as pessoas que somos prisioneiros, vivendo em um mundo de completa ignorância e ilusão.
    Algumas de suas frases:
    "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz"
    "A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos."

    Fonte:mundoeducacao.com.br
    Hellena Canto Shimoda 1°B

    ResponderExcluir
  12. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida. O objeto próprio da filosofia, em que está a solução do seu problema, são as essências imutáveis e a razão última das coisas, isto é, o universal e o necessário, as formas e suas relações. Entretanto, as formas são imanentes na experiência, nos indivíduos, de que constituem a essência. A filosofia aristotélica é, portanto, conceptual como a de Platão mas parte da experiência.
    •Luiz Henrique 1°ano "A"

    ResponderExcluir
  13. Platão, discípulo de Sócrates, depois da morte de seu mestre, começou a escrever sobre influência das obras de Sócrates, suas falas principais eram de Sócrates e o defendia, pois foi acusado injustamente. Para Platão, as coisas que percebemos, os objetos sensíveis, são apenas cópias das ideias (formas) perfeitas. E escreve uma teoria tentando nos mostrar que somos prisioneiros de um mundo completamente cheio de ignorância e ilusão.
    Fonte: mundoeducacao.com.br
    Aluna: Leticia Evelyn 1° C

    ResponderExcluir
  14. RYAN DE SOUZA 1º C

    O eternamente verdadeiro, eternamente belo e eternamente bom

    Ele acreditava em regras e normas eternas, que governavam o agir de uma pessoa ....
    Ele se interessava tanto pelo o que é enterno na natureza quanto na sociedade ....
    Tudo é eterno ...

    O Mundo das idéias

    Platão acreditava que tudo o que podemos sentir na natureza flui. Ou seja, tudo o que participa do mundo dos sentidos acaba algum dia ... esse mundo dos sentidos é nosso dia-a-dia ...
    Ele acredita que exista um mundo chamado mundos das idéias, onde a forma de tudo é perfeita e infinita e tudo o que existe no mundo dos sentidos provém de lá, ou é apenas uma cópia do qu existe lá.
    Ex.: Todos os cavalos são iguais, ou seja, todos tem a mesma forma, o que permitiu que conceituássemos o cavalo. Mas todos os cavalos que vemos são imperfeitos. Há apenas uma forma perfeita, e essa forma se encontra no mundo das idéias.
    Concluindo ele acreditava em uma realidade autônoma do mundo dos sentidos em que vivemos, onde todas as formas são perfeitas e infinitas.

    O Verdadeiro conhecimento

    Ele acreditava que por vivermos em um mundo onde nada é imutável e perfeito não podemos ter, senão, idéias vagas das coisas. A única maneira de se chegar ao conhecimento real é por meio da razão. Ele dizia que por "experimentarmos" os mundo com os sentidos, não podemos ter uma noção completa de algo, e por isso temos que recorrer a razão.

    Uma alma Imortal

    Para Platão temos um corpo dual. Já vimos que ele acreditava em duas realidades. Bom, ele acreditava que nosso corpo pertence ao mundo dos sentidos, e que ele flui, como todas as coisas.
    Mas acreditava que possimos uma alma imortal, que é governada pela razão, e justamente por isso pode ter acesso ao mundo das idéias.
    Ele acreditava que nossa alma existia no mundo das idéias antes mesmo de vir habitar nosso corpo, mas no momento em que chega ao corpo esquece das idéias perfeitas, e apenas relembra elas, vagamente, a medida que vai vendo as coisas. Ao momento que isso acontece ela tem um anceio de voltar ao mundo das idéias.

    MITO DA CAVERNA

    Um grupo de pessoas habitam o interior de uma caverna, elas estão de costas para a entrada da caverna, e atrás delas há um enorme muro que fecha a entrada desta caverna.
    Como há uma fogueria atrás desse muro, sombras são projetadas para dentro da caverna, sombra de pessoas e animais que passam por ali.
    Por isso, a unica coisa que as pessoas podem ver são imagens imperfeitas de coisas projetadas na caverna, em apenas uma cor.
    Um dia um habitante consegue fugir, e descobre as coisas com contornos muito mais perfeitos, cores muito mais belas, agora ele pode desfrutar de toda liberdade e beleza das coisas.
    Um dia então, ele resolve voltar para a caverna para libertar os outros, chegando lá ele conta tudo o que viu e viveu, mas ninguem acretida neles e acabam matando-o.

    ResponderExcluir
  15. Platão
    Suas principais ideias podem ser divididas em alguns momentos. O jovem Platão preocupava-se em defender seu mestre Sócrates (acusado injustamente). Seus primeiros livros são fortemente influenciados por Sócrates, defendendo virtudes e demonstrando falsas análises sobre o tema discutido sem a preocupação de uma conceituação profunda. O interesse maior era o de levar a pensar sobre determinado assunto.Num segundo momento, Platão passa a buscar conceituações mais profundas e a desenvolver ideias próprias.
    Maria Júlia 1°B

    ResponderExcluir
  16. GALDINO,gabrielle 1 Ano "B"
    Filósofo: Aristóteles

    Para Aristóteles, a educação visa a virtude, ou excelência moral, que correspondida à ideia de uma razão relativa as questões de conduta. As suas principais frases relacionadas a este são: "O fim da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que apenas começou." e "Onde quer que se descuide da educação, o estado sofre um golpe nocivo." Pode-se perceber que Aristóteles faz uma crítica ao mesmo,em relação a que a educação não pode ser substituída "o principal".

    ResponderExcluir
  17. Platão
    Nasceu em Atenas por volta de 427 a.C. e morreu em 347 a.C.Até os dias atuais é considerado um dos gregos mais conhecidos e estudados do mundo, especialmente por sua obra ter sobrevivido praticamente intacta mais de 2400 anos.
    Platão foi aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, fundou a academia de Atenas e influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas idéias se baseiam na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). Ele valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida e a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.
    Algumas de suas frases:
    "O belo é o esplendor da verdade".
    "O que mais vale não é viver, mas viver bem".
    "Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
    "Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
    Fontes: http://www.suapesquisa.com/platao/
    http://www.infoescola.com/filosofos/platao/
    Laís Araújo 1°C

    ResponderExcluir
  18. Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn, "amplo",Atenas, 428/427 – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  19. Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Sócrates era considerado pelo seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demostra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadão gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrarias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradicões, costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadão gregos.

    Lucas Soares 1C

    ResponderExcluir
  20. Platão nasceu em Atenas,em 427a.c,é considerado um dos principaisgregos,filho de uma família de aristocratas,ele começou seus trabalhos filósofos após estabelecer contato com outro importante pensador: Sócrates,Platão é seguidor e discípulo de Sócrates,ele foi fundador de uma escola de filosofia.Platão valorizava os métodos de debate e conversação com formas de alcançar o conhecimento ficou conhecido por diversas frases como:o“ belo é o esplendor da verdade",e “o que vale mais não é viver,mais viver bem".Ele faleceu em 347 a.c.

    Luiza Carolline 1C.

    ResponderExcluir
  21. Platão nasceu em Atenas,em 427a.c,é considerado um dos principaisgregos,filho de uma família de aristocratas,ele começou seus trabalhos filósofos após estabelecer contato com outro importante pensador: Sócrates,Platão é seguidor e discípulo de Sócrates,ele foi fundador de uma escola de filosofia.Platão valorizava os métodos de debate e conversação com formas de alcançar o conhecimento ficou conhecido por diversas frases como:o“ belo é o esplendor da verdade",e “o que vale mais não é viver,mais viver bem".Ele faleceu em 347 a.c.

    Luiza Carolline 1C.

    ResponderExcluir
  22. Fundador da Academia de Atenas, Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles , é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais, especialmente por sua obra ter sobrevivido praticamente intacta mais de 2400 anos,
    muito importante para a história da filosofia, Platão é responsável por termos acesso ao pensamento de diversos filósofos da Grécia antiga , como Sócrates, seu mestre, Heráclito ,Parmenides e Pitágoras . Platão foi ainda o introdutor do método de diálogo em filosofia e com sua obra , república fundou a filosofia política ocidental.

    Henrique Dias Melo 1B

    ResponderExcluir
  23. Platão:
    Nascido em Atenas, as datas de seu nascimento e morte são imprecisas. Platão nasceu aproximadamente em 428-427 a.C. e morreu em 348-347 a.C.. O nome Platão era um apelido, recebido por ter os ombros largos. Entre realizações, Platão fundou uma escola em Atenas, a Academia.
     Discípulo de Sócrates, Platão foi influenciado pelas ideias de seu mestre.
    A própria maneira de Sócrates ensinar, dialogando com as pessoas, é usada por Platão para expor suas ideias. Os diálogos de Platão possuem Sócrates como personagem principal, e suas falas expressam as ideias a serem transmitidas.
    Suas ideias podem ser divididas em alguns momentos. O jovem Platão preocupava-se em defender seu mestre Sócrates (acusado injustamente). Seus primeiros livros são fortemente influenciados por Sócrates, defendendo virtudes e demonstrando falsas análises sobre o tema discutido sem a preocupação de uma conceituação profunda. O interesse maior era o de levar a pensar sobre determinado assunto.

    ResponderExcluir
  24. Aristóteles
    O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.

    Suas quatros causas

    Segundo Aristóteles, há quatro causas implicadas na existência de algo:

    - Causa material: daquilo que a coisa é feita como, por exemplo, o ferro.

    - Causa formal: é a coisa em si como, por exemplo, uma faca de ferro.

    - Causa eficiente: aquilo que dá origem a coisa feita como, por exemplo, as mãos de um ferreiro.

    - Causa final: seria a função para a qual a coisa foi feita como, por exemplo, cortar carne.

    Elthon Henrique 1ano B

    ResponderExcluir
  25. O ateniense Sócrates (469 a.C - 399 a.C), foi um filósofo de tamanha relevância. Ele gostava de sair pelas ruas e fazer perguntas de tamanha importância. Entre suas principais ideias estava a pergunta "O que é a essência do homem", que tinha como resposta "O homem é sua alma". Sócrates não concordava com as definições de valores éticos e morais que os sofistas tinham.
    Não deixou nada escrito, tendo suas ideias divulgadas em textos militares de Xenofonte, os cômicos de Aristófanes e principalmente nos textos filosóficos de Platão, que foi discípulo de Sócrates.
    Foi considerado o homem mais sábio de todos.
    Sócrates foi condenado a morte por envenenamento decidido por um tribunal.
    Principais pensamentos:
    -A vida que não passamos em revista não vale a pena viver;
    -Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância;
    -É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal;
    -Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir;
    -Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados;
    -A verdade não está com os homens, mas entre os homens.

    Freud Frederick 1º B

    Citações: http://www.suapesquisa.com/socrates/

    ResponderExcluir
  26. • Sócrates
    Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. Seu pensamento marca uma reviravolta na história humana. A filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Sócrates concebia o homem como um composto de dois princípios, alma (ou espírito) e corpo. De seu pensamento surgiram duas vertentes da filosofia que podem ser consideradas como as grandes tendências do pensamento ocidental.
    Isabelle Christine 1° C

    ResponderExcluir
  27. O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
    Gabriel de Deus 1ºB

    ResponderExcluir
  28. Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade de Estágira, e morreu em 322 a.C.Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou a escola Liceu no ano de 335 a.C em atenas, voltada para o estudo das ciências naturais.
    Aristóteles valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

    Segundo Aristóteles, há quatro causas implicadas na existência de algo:

    - Causa material: daquilo que a coisa é feita
    - Causa formal: é a coisa em si
    - Causa eficiente: aquilo que dá origem a coisa feita
    - Causa final: a função para a qual a coisa foi feita

    Sthella Sanches 1°"C"

    ResponderExcluir
  29. "Todo o meu saber consiste em saber que nada sei"...

    Creditado por seu discípulo Platão como o responsável por levar a filosofia mais ética e política, Sócrates foi um grande filósofo que nasceu em Atenas, provavelmente em 470 a.C. Sócrates era considerado um dos homens mais sábios e inteligentes. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
    Não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade.
    Sócrates foi o criador do que hoje é chamado Método Socrático, uma técnica de ensino e investigação.
    Sócrates é ainda creditado por Aristóteles como o primeiro filósofo a buscar definições universais para as virtudes morais.
    Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, em 399 a.C, foi condenado à suicidar-se, tomando um veneno chamado Cicuta.

    Citações:

    Suapesquisa
    Infoescola

    Júlia Rodrigues
    1A

    ResponderExcluir
  30. "O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza,porque constantemente pede,e da riqueza porque constantemente se dá.”

    Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, viveu de 427 a.C ate 347 a.C. Ele escreveu diversos diálogos filosóficos e criou Academia em Atenas a primeira escola de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu aluno e amigo, Aristóteles, Platão ajudou a construir fragmentos filosofia natural, da ciência.
    Platão começou a sua vida como filosofo quando ele conheceu Sócrates, que era seu mestre, Platão era o escriba dele, e anotava tudo o que Sócrates falava porque era muito importante para ele o que Sócrates falava,
    Umas das mais discussões que rola ate hoje sobre Platão, é o Amor Platônico, que é um amor quer é visto por uma pessoa a outra de uma forma mais especial e detalhada sobre ela, exemplo: no amor Platônico quando falo que uma pessoa é bela, é porque vi alguma coisa nela alem da beleza, pode ser pensamento ou atitudes e etc

    Citações:

    Livro Didático de Filosofia
    Infoescola
    Documentário sobra Platão

    Kleyson Nacarat
    1ºA

    ResponderExcluir
  31. De acordo com Aristóteles, a existência é concretizada em quatro causas, e podem ser implicadas por:

    - causa material: daquilo que a coisa é feita, usado para ser feito.
    - causa formal: é a coisa em si, que será feita.
    - causa eficiente: aquilo que dará a origem, que o fará.
    - causa final: por último, seria a função que exerceria.

    Com sua classificação dos seres, é possível conhecer o que muda é o que não muda nos seres.
    Para Aristóteles, qualquer na natureza tem a possibilidade de se concretizar em qualquer forma, assim qualquer mudança na natureza é uma transformação da matéria de potência para real.
    Por exemplo, o ovo da galinha que tem o potencial de deixar de ser um ovo para se tornar uma galinha no futuro, mas nunca um pato ou passarinho, já que o ovo é de galinha, não de outros.

    Mariana Nunes 1° A

    ResponderExcluir

  32. 1° ano A
    Aluno: Gabriel Yuri

    Platão foi influenciado pelas ideias de seu mestre Socrates e escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Para ele expor suas ideias ele dialogando com as pessoas.

    Alguns pensamentos de Plantão

    "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz".

    "Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência".

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/platao.htm

    ResponderExcluir
  33. Platão tinha a noção de que o homem tinha contato com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira realidade é igual a si mesma, a segunda é que todas as coisas que nos afetam, são realidades dependentes. Tal concepção é conhecida como teoria das ideias ou teoria das formas. O foco de Platão são coisas como o ser humano, como o bem ou a justiça. O problema que Platão propõe-se a resolver é a tensão entre Heraclito e Parmênides: para o primeiro, o ser é a mudança, tudo está em constante movimento e é uma ilusão a estaticidade, ou a permanência de qualquer coisa; para o segundo, o movimento é que é uma ilusão, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é, não pode passar a ser; assim, não há mudança.

    Gabrielle Rocha
    1º "B"

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Aristóteles foi uns dos pioneiros do pensamento geocêntrico e acreditava que o mundo foi originado a partir dos elementos. Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia da sociedade ocidental. Por volta de 350 a.C. torna-se tutor de Alexandre "O Grande", na época com treze anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu que foi uma espécie de "Escola".Mais de 2.300 anos depois de sua morte, Aristóteles continua sendo uma das pessoas mais influentes que já viveram. Ele contribuiu para quase todos os campos do conhecimento humano e foi o fundador de muitas áreas novas.é duvidoso que qualquer ser humano saiba o tanto quanto ele sabia.

    Marcelo Gomes 1° "C"

    ResponderExcluir
  36. Aristóteles
    foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental

    Alysson Valentino 1ºB

    ResponderExcluir
  37. Platão foi discípulo de Sócrates e professor de Aristóteles. Escreveu sobre uma grande variedade de assuntos, tais como política, estética, cosmologia e epistemologia.Até hoje fazem referências ao "Amor platônico" e aos "Ideais platônicos". A busca de Platão pela verdade e pelo conhecimento formou a base de grande parte da Filosofia Ocidental. Seu nascimento foi em berço de Ouro, os pais de Platão descendiam da nobreza ateniense. Como outras crianças de famílias importantes de Atenas,Platão recebeu a melhor educação possível,estudando filosofia, poesia e ginástica. Platão cresceu durante a guerra do Peloponeso, e desde novo testemunho o caos político envolvendo a derrota final de Atenas para Esparta. Dois de seus parentes ascenderam ao poder no novo governo. Conhecidos como a Tirania dos Trinta, este grupo foi notório por negar aos Atenienses os seus direitos.

    Frases:

    "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro, a Real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz"
    "A veradeira tragédia da vida é quando é homens têm medo da luz"
    "Uma vida não questionada não merece ser vivida".

    Deborah - 1 ano A

    Fonte:https://youtu.be/tL36ckPQzsw

    ResponderExcluir
  38. Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., de pais aristocráticos e abastados, de antiga e nobre família. Temperamento artístico e dialético – manifestação característica e suma do gênio grego – deu, na mocidade, livre curso ao seu talento poético, que o acompanhou durante a vida toda, manifestando-se na expressão estética de seus escritos; entretanto isto prejudicou sem dúvida a precisão e a ordem do seu pensamento, tanto assim que várias partes de suas obras não têm verdadeira importância e valor filosófico. Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

    Mateus Dutra - 1º ano "A"

    ResponderExcluir
  39. Aristóteles valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade e a educação, considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Ele explorava o movimento, os fenômenos ópticos, mudança e espontaneidade e a causalidade, sugerindo que a razão de todas as coisas pode ser atribuída a quatro tipos de causas: a causa material é daquilo que a coisa é feita, causa formal é a coisa em si, causa eficiente é aquilo que dá origem a coisa feita e causa final seria a função para a qual a coisa foi feita. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia.

    "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces"
    “As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã”
    “A dúvida é o princípio da sabedoria”
    “Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura”

    Fontes:

    http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
    http://www.infoescola.com/filosofia/aristoteles/

    https://www.ebiografia.com/aristoteles/

    Bruna Ellen - 1º ano B

    ResponderExcluir
  40. Sócrates

    Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.

    Jean Alves 1º"A"

    ResponderExcluir
  41. Sócrates foi um filósofo socrático que nasceu e morreu na cidade de Atenas clássica. É creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental e considerado uma figura enigmática. Questionava a vida, utilizava um procedimento fazendo duas afirmações que acabariam sendo contraditórias e seria necessária a escolha de apenas uma, o que deixava as pessoas se contrariarem, metodologia valiada até os dias atuais usando a historia e a logica.
    Introduzia uma discussão ética (não era só um comportamento, mas também um saber).
    O intelectualismo socrático era a buscar por agir da forma correta, com base no saber.
    Marina Barbosa 1ºano B
    https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
    Video

    ResponderExcluir
  42. Platão era aluno de Sócrates, após a morte de seu mestre ele preservou seus diálogos, sendo assim um dos primeiros a deixar um legado em escrito. Ele escreveu "A República" um dos textos mais importantes da história da Filosofia. Escreveu sobre diversos temas como: amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, coragem, etc... Platão criou diversas teorias, como o mito da caverna, onde ele fala sobre o pensamento e crítica a ignorância e a ilusão.

    Daniel Costa 1°"A"

    ResponderExcluir
  43. Sócrates é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Era filho de um escultor e de uma parteira. Em Atenas, recebeu uma educação clássica, que incluía ginástica, música e gramática. Pouco se sabe a respeito de sua juventude.
    Sócrates vivia de maneira humilde, percorrendo descalço as ruas de Atenas. Tornou-se o filósofo por excelência, "amigo do saber". Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrário do que faziam os sofistas. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade.
    PENSAMENTOS DE SÓCRATES:
    "Creio que tenho prova suficiente de que falo a verdade: a pobreza."
    Sócrates
    "Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem."
    "A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer."
    http://educacao.uol.com.br/biografias/socrates.htm
    http://pensador.uol.com.br/pensamentos_de_socrates/
    Geovanna Barros Barreto 1ano"B"

    ResponderExcluir
  44. Aluna: Bárbara Oliveira Lopes
    Ano: 1° "A"
    ______________________________________________________________
    Aristóteles, filósofo Grego, nascido em 384 a.C e a data de sua morte em 322 a.C (aos 62 anos de idade).
    Curiosidades 1: foi aluno de Platão e professor de Alexandre - O Grande.
    Escrevia também sobre física, metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
    Curiosidades 2: Juntamente com Platão e Sócrates, os 3 são considerados (hoje principalmente) como os FUNDADORES DA FILOSOFIA OCIDENTAL).

    Frases de Aristóteles:

    * " O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
    * "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete."
    * "A dúvida é o princípio da sabedoria."
    * " Ter muitos amigos é não ter nenhum."
    * " Nunca existiu uma grande inteligência, sem uma veia de loucura."

    Aristóteles é um exemplo pra nós em diversas áreas, mas inclusive na de vida (nos ensinando a viver e refletir da maneira correta).

    ResponderExcluir
  45. Sócrates(470-399a.C ) Filósofo que rejeitou o estudo da natureza e,,na mesma medida,recusou o movimento sofista que se radicaliza essa transformação. Sócrates sempre criticou muito a cultura grega,afirmando que as tradições religiosas e cresças não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos .Sócrates, porém, Não deixou uma só palavra escrita , e o que conhecemos sobre seu pensamento nos foi legado principalmente por Platão, um de seus principais discípulo.

    Denise Matos Pacheco.

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson