(LF-2016) UTOPIA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016


Filosofia - 2º ANO - Ensino Médio

Cap. 18 - Ruptura da Modernidade

Segue o link abaixo

Vídeo: 

Para Que Serve a Utopia? - Eduardo Galeano

Fonte: www.youtube.com/watch?v=9iqi1oaKvzs

Questões sobre UTOPIA

1) Qual a origem e o significado da palavra utopia?
2) Pesquise sobre Vida e Obra de Thomas Morus.
3) Qual a sua utopia pessoal e social?
4) A utopia pode ser um sonho impossível, mas também pode ser, às vezes, apenas um "ainda não" que "pode vir a ser". Você concorda? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. (coloque nome e turma).

Bons estudos!
Prof.: Alberto Ribeiro

50 comments:

  1. A utopia muitas vezes é um sonho que as pessoas chamam na verdade de objetivo, elas criam esses ''objetivos'' pra suprirem seus desejos, muitas vezes somente para se sentir bem consigo mesmas e realizadas.
    Ana Manoela 2°A

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu acredito que se você batalhar , se esforçar , se dedicar conseguirá realizar esse sonho "impossível ". Mas, se você só ficar esperando sem tomar suas decisões e atitudes sempre será impossível. É preciso fazer a sua parte estudando se dedicando pra que seu sonho venha a se tornar realidade.
    Pamela Matos 2-A

    ResponderExcluir
  3. Relativo a cada decisão que varia de pessoa pra pessoa, apresentam sua ideia própria, podendo ser tanto negativa como positiva em relação ao sonho do impossível, sendo na maiorias dos casos realizado com dedicação, mas ha ainda aquelas que não seguem essa perspectiva.
    Juliany Venâncio 2º ''A''

    ResponderExcluir
  4. Joyce de Farias 2° "A"25 de fevereiro de 2016 às 16:55

    Sim, pois sonhos são possíveis de serem realizados, basta você ter força de vontade, correr atrás e nunca desistir deles. Acredito que a utopia pode ser chamada de sonho impossível pelo fato do ser humano nunca estar satisfeito com o que possui, assim tornando um ciclo vicioso de metas ou sonhos a serem cumpridos, onde a pessoa que batalha vai realizando aos poucos os seus desejos, mas sempre querendo mais e mais.

    ResponderExcluir
  5. Até certo ponto sim pois todos podem realizar seus sonhos até aqueles que parecem ser mais impossíveis,porem não devemos idealizar tanto esses sonhos mais sim colocar metas para que possamos atingi los de maneira que quando alcançarmos seja uma coisa por mérito seu.
    Alan Souza 2º ''A''

    ResponderExcluir
  6. Sim, porque muitas vezes aquilo que temos como um sonho ou um objetivo, na nossa cabeça pode ser tornar um pensamento utópico mas, na verdade é apenas uma imaginação impedindo de tomar uma atitude para realizar aquilo que realmente queremos.
    Brenda Raianny - 2º ano "A"

    ResponderExcluir
  7. Sim eu concordo, se você tem força de vontade, determinação nada é impossível,todos tem o direito de tentar realizar os seus sonhos mesmo sendo eles os mais difíceis possíveis, com isso a pessoa se torna cada vez mais motivada a correr atras do que deseja, tornando-se cada vez mais determinada.
    Stephanie Santana 2ºA

    ResponderExcluir
  8. Sim, pois todos nós temos sonhos, porém alguns são tão grandes que podem levar um tempo a mais para que possamos alcançá-los, mas independentemente de ser pequeno ou grande, quando fazemos a nossa parte, corremos atrás e batalhamos conseguimos realizá-lo
    Fernanda Cristina 2º "A"

    ResponderExcluir
  9. Concordo, pois se você acreditar ou tentar tenho certeza que conseguirá, nada e impossível, se você quer aquilo, aquilo vai se tornar seu objetivo o seu foco ai você consegue e também  e só acreditar que tudo vai dar certo pra você
    Kalline Kristina 2° C

    ResponderExcluir
  10. Sim, a utopia é que nos move e nos faz querer crescer. Com ela temos um alvo, um objetivo, algo que faça com que lutemos para conseguir o que queremos.
    Thais R. 2°C

    ResponderExcluir
  11. Sim, a utopia costuma ser um sonho meio que inalcançável, mas se você tiver força de vontade e correr atrás daquilo que você deseja com certeza ele vai se realizar. O nosso sonho costuma ser o que nos move a cada dia que se passa, e se não corrermos atrás dele, ele vai se afastando cada vez mais.
    Giovanna Lyssa 2º ano "A"

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião tudo depende da pessoa, se ela vai querer ou não aquilo.
    A parte em que fala ''ainda não'' ou ''pode vir a ser'' está correta pois só depende da pessoa , correr atras dos seus sonhos ou não, então sim eu concordo.
    Carlos Gabriel 2º ANO ''B''

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo que a utopia pode ser um sonho possível sim, se tivermos perseverança. Porque nossos sonhos e nossas vontades nos fazem alcançar o que queremos.
    Aluna: Larissa Maria
    2°"B"

    ResponderExcluir
  14. Sim, todos os sonhos podem ser realizado. A utopia pra mim pode ser um sonho um pouco longe, mas basta querer e ter um pouco de boa vontade e correr atrás daquele sonho.
    Leylane Bello 2°ano A

    ResponderExcluir
  15. Sim. Pode se tornar um sonho possível, mas a nossa imaginação impede de tornarmos real, mas nada é impossível. Basta querer para alcançar os seus objetivos e tudo dará certo.
    Beatriz Pimentel 2° A

    ResponderExcluir
  16. Sim concordo, pois o sonho não é uma coisa impossível de se alcançar, se você realmente trabalhar e estudar para que ele aconteça você conseguirá alcançar os seus objetivos, Basta correr atrás.

    ResponderExcluir
  17. Sim , não depende de só querer, se esforçar e correr atrás é essencial, tudo depende do seu esforço a utopia pode até ser um sonho mais distante mais não impossível!

    Pâmela Paiva
    2ºB

    ResponderExcluir
  18. Sim, pois a utopia também pode se considerada como o "horizonte" que queremos, e tal conquista só depende de nos e do que faremos para conquista-lá, ou seja, a utopia também serve como um estímulo para não desistirmos dos nosso objetivos.
    Amanda Mendes - 2°B

    ResponderExcluir
  19. Sim,a realização de um sonho depende inteiramente de quem o almeja. Do quanto ela vai se dedicar para que aquilo torne-se realidade.

    Isabella De Sales 2°A

    ResponderExcluir
  20. Sim, pois nossos sonhos são possíveis e podem ser realizados, você só precisa ter foça, acreditar e correr atras e se você acreditar e tentar pode ter certeza que você vai conseguir, basta você querer.
    Millena Andrade 2ºA

    ResponderExcluir
  21. Sim,pois a utopia é um idealização do perfeito,mas esse perfeito não é impossivel,através de muito esforço você pode alcançar o que deseja
    João Pedro 2°B

    ResponderExcluir
  22. Sim,utopia e um sonho que só se realizara se nos dedicarmos muito a ele,pois se não dermos atenção a ele nunca vamos conseguir e assim se torna um sonho impossível.
    Emilly P.Muller Gomes.

    ResponderExcluir
  23. Sim,pois a utopia é um idealização do perfeito,mas esse perfeito não é impossivel,através de muito esforço você pode alcançar o que deseja
    João Pedro 2°B

    ResponderExcluir
  24. Não, pois a utopia visa uma sociedade perfeita, mas alguma pessoa tem alguma coisa que seja imperfeito. A sociedade não é 100% perfeita.
    Iago .B. Carvalho 2º"A"

    ResponderExcluir
  25. Não, pois nada nem ninguém é perfeito, e para alcançar a perfeição exige muito da sociedade, e por acharem uma fantasia o torna mais difícil de ser alcançado.
    Lucas B. Carvalho 2°"A"

    ResponderExcluir
  26. Concordo em partes, pois a utopia é uma ideia de sociedade perfeita, sem nenhum problema ou seja um lugar que não existe. Porém nem tudo é impossível, tudo o que sonhamos com muito esforço podemos conquistar.
    Paloma Carvalho
    2°Ano B

    ResponderExcluir
  27. Sim, a utopia é considerada um sonho impossível, porém na minha opinião nem sempre um sonho não pode ser alcançado, e sim com muita força de vontade, basta a dedicação da pessoa que sonha para que um dia este se realize.
    Maria Eduarda Lira - 2° A

    ResponderExcluir
  28. Concordo.Mas cada pessoa tem uma utopia diferente da outra,mas o que as duas acabam buscando seja a mesma coisa em suas vidas,para algumas pode ser impossível de conseguir,mas para outras não.
    Alexandre Teles 2°B

    ResponderExcluir
  29. acredito que sim , pois se persistir pode ate a vim a ser realizado

    Sabrina Vitoria 2°C

    ResponderExcluir
  30. Sim, pois tudo pode se realizar com esforço, metas e objetivos realizando sonhos,mas o ser humano nunca está satisfeitos com o que conquista, sempre querendo mais causando inalcançável devido a grande ambição se dando utopia
    Lucas Cunha 2ano A

    ResponderExcluir
  31. Sim, pois todos nós temos sonhos e desejos que acreditamos que sejam ''perfeitos'' e parecem ser impossíveis de torná-los realidade, mas isso pode sim se realizar através da nossa força de vontade e do nosso esforço podemos alcançar esses objetivos que acreditamos ser uma utopia.

    Arthur S. Ramos 2ºA

    ResponderExcluir
  32. Depende, acho que de um modo pessoal, é possível sim, pelo fato de cada indivíduo fazer o que acha ideal para si, porém é complicado afirmarmos de um modo geral, pelo fato de nem todas as pessoas concordarem entre si em tudo
    Matheus Carvalho 2ºAno C

    ResponderExcluir
  33. Sim eu concordo que a utopia pode ser um sonho possível , por que basta termos força de vontade e um objetivo para realizarmos tudo aquilo que queremos , podemos conseguir tudo que quisermos com força de vontade e esforço. Ana Luíza Dias Novais 2º ano C

    ResponderExcluir
  34. Eu não acredito que possa existir a utopia, porque cada um tem sua mente e sua utopia de vida diferente, porém se não sonharmos que o mundo pode ser do jeito que queríamos tanto, todos vão ficar parados sem sonhos, sem perspectivas e não vai mais valer a pena, apesar de não poder existir vale a pena sonhar e cada um fazer a sua parte e juntos podemos contribuir para um mundo melhor
    Gabriela Araujo 2° C

    ResponderExcluir
  35. Sim, pois acredito que por mais que sua utopia pareça "impossível", com força de vontade e dedicação pode ser alcançada.
    Larissa de Souza 2ºAno B

    ResponderExcluir
  36. sim eu concordo que as vezes pode ser impossível. porque a perfeição nas coisas e em pessoas não existe, mas se nós não tentarmos ou buscarmos ai sim vai ser impossível, e se nós não tivermos sonhos e metas do que adianta viver? temos que ter perspectivas e buscar melhorar sempre e nunca desistir dos nossos sonhos e utopias.
    Jucele Beatriz 2ºC

    ResponderExcluir
  37. Sim, pois para quase tudo na vida há um obstáculo que nos impede de seguir em frente e esse impedimento acaba sendo associado ao pensamento utópico, ao impossível, mas com motivação, força de vontade e confiança em si próprio, nós conseguimos superar o que está à nossa frente.
    Pedro Carvalhedo 2ºC.

    ResponderExcluir
  38. Sim, por mais que as vezes nos sentimos impossibilitados de realizar sonhos, é questão da falta de vontade, foco, ou então querer até demais ao ponto de nunca estar satisfeito.Na minha opinião a utopia é relacionado muito ao psicológico, pois muitas vezes nossa mente nos "bloqueia" de fazer algo para que achamos que seja impossível.
    Izabela Arruda 2ª "C"

    ResponderExcluir
  39. Sim, eu concordo,pois sonhos podem ser realizados,depende da vontade que a pessoa tem de fazer com que "coisas "impossíveis" se realizem.

    Stephanie 2B

    ResponderExcluir
  40. Sim, Os sonhos podem ser realizados, assim como a mágica que acontece em um circo, basta vc acreditar que vc consegue, pois para que o impossível se realize, vc precisa acreditar que é possível
    Matheus Vaz 2C

    ResponderExcluir
  41. A utopia representa o objetivo que pode ou não ser possível de ser alcançado, um sonho que as pessoas tem para a vida delas, basta foco, fé e determinação para alcançar o objetivo idealizado, na minha opinião a utopia é algo que motiva muito mais a pessoa a buscar suas metas e ser alguém na vida.
    M.Vinícius Brandão 2°B

    ResponderExcluir
  42. A utopia representa o objetivo que pode ou não ser possível de ser alcançado, um sonho que as pessoas tem para a vida delas, basta foco, fé e determinação para alcançar o objetivo idealizado, na minha opinião a utopia é algo que motiva muito mais a pessoa a buscar suas metas e ser alguém na vida.
    M.Vinícius Brandão 2°B

    ResponderExcluir
  43. Não,pois utopia é uma idéia de ilusão,pré supõe objetivos inalcançáveis;Portanto qualquer idéia utópica não vai passar de um pensamento individual fantasioso.
    Amanda Beatriz 2°C

    ResponderExcluir
  44. Giovanna Duarte 2º ''A''1 de março de 2016 às 18:08

    Sim, mas em alguns casos a utopia só depende de quem sonha. O impossível é questão de acreditar. Deve haver dedicação e força de vontade para alcançar aquilo que se deseja, não desanimar com os obstáculos no caminho e seguir em frente até conseguir realizá-los.

    ResponderExcluir
  45. Sim, a utopia é o que estimula o ser humano a buscar coisas novas para seu cotidiano sendo elas coisas possíveis ou não. O ser humano é movido a desafios, e ter uma utopia é um desafio constante.
    Amanda Rodrigues Castro. 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  46. Sarah Luiza 2°B
    Sim, pois a utopia não é um sonho impossível, se você acreditar,e nunca desistir, um dia será alcançado os seus objetivos.

    ResponderExcluir
  47. De certa forma, pois depende do quanto idealizamos essa utopia, para a maioria das coisas não há como atingir uma perfeição, porém, existem sim formas de conseguir realizar determinados desejos, por meio de ações e força de vontade
    Fernanda Holanda 2°C

    ResponderExcluir
  48. Questão 4:
    Dependendo do sonho,sim mas tem sonhos que são e serão impossíveis de acontecer,Porem quando a pessoa tenta chegar ao seu objetivo 'sonho' estará cada vez mais perto.
    John W 2ºC

    ResponderExcluir
  49. Sim, se você acredita no seu sonho e confia em si mesmo nada e impossível so precisa d vontade e correr atrás do seus desejos quando chegar no seu objetivo e pq acreditou nos seus sonhos e se esforçou pra conseguir
    Lucas teodoror 2°ano C

    ResponderExcluir
  50. Sim concordo, a Utopia é algo irreal que você acredita, ou quer realizar, algo imaginário, se for um sonho a utopia é uma forma de desejo de você sonhar e acreditar que é capaz, ir e realizar.
    Ana Luiza Santos 2°C .

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson