ÉTICA - Vídeos

terça-feira, 1 de setembro de 2020


Filosofia - Ensino Médio

Vídeo: Violência que rola

Vídeo: Idosos

Vídeo: Violência Sexual
FONTE: Vídeos da série - Direitos humanos da TV Escola
www.youtube.com/watch?v=_XxJ_UvSIHY&list=PLJ697b7aU8X8EoKXFRiRLR9cQi_X0Cx0D&index=2

Questões sobre ÉTICA

1) Qual o significado das palavras Valor, Moral e Ética?
2) Comente sobre o vídeo “Violência que rola” e sua relação com a ética.
3) Comente sobre o vídeo “Idosos” e sua relação com a ética.
4) Comente sobre o vídeo “Violência sexual” e sua relação com a ética.
5) Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre a importância de estudar Ética.



Bons estudos!
Prof.: Alberto Ribeiro

59 comments:

  1. Estudar ética é estudar como ser HUMANO, como conviver em um conjunto sem violar, danificar ou invadir o espaço do seu próximo, tendo em mente a importância de seus atos em meio a sociedade e fortalecendo seu Caráter como humano, ou seja, sendo uma pessoa de formação moral sólida e incontestável.

    ISRAEL CAIXETA 3ºA

    ResponderExcluir
  2. Estudar a ética é importante para nos ajudar a criar noções de convivência e de respeito dentro da sociedade a qual vivemos. O que aprendermos e absorvermos, terá consequência direta em nossas ações futuras. Para então a ética "julgar" nossa moral e nossas ações conforme o meio a qual estamos incluídos.

    Pedro Henrique Torres - 3º C

    ResponderExcluir
  3. Estudar ética é muito importante,pois com isso temos a capacidade de respeitar os cidadãos conforme é esperado.E buscar agir de acordo com as regras e leis colocadas nas sociedades de forma consciente indiferente das consequências .
    Mariana Ramos 3ºB
    Mariana Ramos -

    ResponderExcluir
  4. Ética quer dizer modo de ser,o caráter. Indica um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural,ou seja , o homem não nasce com esse comportamento,por isso a importância de estudarmos e conhecermos,ele é adquirido ou conquistado por hábito.Portanto a ética estuda o Bem e , assim,o seu objetivo é a
    condução da vida, facilitando a realização das pessoas : que o ser humano consiga a perfeição ,isto é ,a realização de si como pessoa . O comportamento ético está ligada as nossas escolhas,nos relacionamentos,em todos os papéis que assumimos na sociedade.É constituído por seis pilares do caráter: sinceridade,respeito,responsabilidade,justiça,zelo e ser cidadão e cidadã!
    Larissa Cavalcante Ramos 3° 'A'

    ResponderExcluir
  5. O contato de adolescentes, ou seja, indivíduos em formação, com a ética é importante para construir valores morais e caráter sólido, consciência do que é certo ou errado, bom ou mau, e senso de justiça. Entender o que é ética pode nos fazer questionar atitudes que havíamos tomado até então e amadurecer por meio disto. Apreciar a ética nessa fase da vida, pode nos fazer tomá-la como valor importantíssimo e no futuro ser uma conduta intrínseca às nossas ações.
    Fernanda Sinara 3º ano A.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja importante estudar ética para que se possa ter por exemplo um ambiente profissional mais harmônico onde todos possam seguir os mesmos conceitos mesmo tendo uma ética pessoal diferente do outro. Nathália Lira - 3º "C"

    ResponderExcluir
  7. A ética é bastante importante para a sociedade, portanto aprender sobre o assunto é essencial para uma boa educação e para se conviver na sociedade. O sujeito que estuda e aprende sobre ética é reconhecido por apresentar carater, educação , personalidade ,honra... Pois é isso que significa ter ética, honestidade e entre outros.
    É o seu maior princípio.
    Tayná Mendes 3"B

    ResponderExcluir
  8. A Ética é a base para uma sociedade que saiba diferenciar o certo do errado, uma sociedade justa e organizada. Tendo em seu principal conceito a ordem e a organização.
    Matheus Rodrigues 3° C

    ResponderExcluir
  9. Em um país onde a maioria das coisas são levadas no "jeitinho brasileiro" o estudo da Ética se torna muito importante já que ela é uma elemento vital para a sociedade e nos leva a ter uma "consciência moral" a respeito daquilo que é certo ou errado, justo ou injusto, bom ou mau.

    Nathan Reis de M. Ramon 3°A

    ResponderExcluir
  10. Porque as duas ajudam a entender o comportamento humano, no que acreditamos e o que julgamos ser certo ou errado numa sociedade. Entender quais os próximos passos que iremos realizar.

    Gabriel Soares Marques 3°A

    ResponderExcluir
  11. Tendo o devido contado com a ética em nossa formação acadêmica temos a condição desde cedo de prática-la e tornar a sociedade um lugar mais agradável. Adicioná-la em nossas futuras vidas profissionais e ensinar nossos filhos e pessoas próximas como proceder de acordo com a moral e a justiça, delimitando sempre com respeito o espaço pertencente a você e ao seu próximo. Seremos embasados com moral, caráter e bons costumes que são os princípios da ética e nos tornaremos cidadãos melhores e conscientes.
    Laura Fagundes 3° C

    ResponderExcluir
  12. Ética diferencia-se dá moral, sendo a primeira relacionada à busca o fundamento das ações Morais exclusivamente pela razão, e a segunda tendo como o costume e aquilo que nos foi passado como o "normal". O estudo da ética é relevante para a vivência em sociedade, o que é certo e o que é errado em diversas situações cotidianas. Os hábitos humanos são um dos objetos de estudo da ética no qual é visto qual é a melhor forma de se viver.
    Kristopher Klava 3 "C"

    ResponderExcluir
  13. Estudar a ética ajuda as pessoas a discernir o que é certo do errado em uma sociedade, fazendo com que elas consigam ter um caráter íntegro.
    Raquel Barros 3C

    ResponderExcluir
  14. O estudo da Ética é necessário para um melhor convívio em sociedade, auxilia no entendimento da moral o que nos leva a seguir melhor as tradições e regras da sociedade e ajuda a julgar o moral e o amoral.
    Stefany Joaquina Sousa Farias 3"C"

    ResponderExcluir
  15. É importante estudar ética por inúmeros fatores. Primeiramente, é através de um princípio ético que os indivíduos aprendem a viver na sociedade de forma harmônica e altruísta, ou seja, reconhecendo o outro como um igual. Quem pensa desta maneira, obviamente não é violento, não busca prejudicar o outro e não fere a liberdade de ninguém. Somente com estas constatações, percebe-se que grandes problemas existentes na sociedade atual como a enorme quantidade de profissionais corruptos, a violência sexual, urbana e afins, não existiriam se os sujeitos fossem de fato éticos. No entanto, o estudo da ética precisa começar o mais cedo possível, pois como a etimologia da palavra diz, ética significa caráter e quanto mais rápido o caráter positivo de um sujeito for formado, melhor.  Desse modo, tendo contato com a ética e praticando valores morais, a sociedade terá adultos conscientes de como proceder corretamente em todas a situações, sendo ótimos profissionais, pais e cidadãos.
    Sara Vasconcelos
    3° ano "C"

    ResponderExcluir
  16. É importante estudar ética porque ela é baseada nas leis criadas e impostas pela sociedade, assim então, ela se torna única para todos e pertence ao caráter do bom viver humano. Então quanto mais cedo tivermos o conhecimento sobre ética, temos a total condição de praticar e assim tornar-se a sociedade cada vez melhor. Podemos afirmar que nossas ações diárias, para com o próximo, relações interpessoais, nada mais são do que o reflexo desta, um exemplo é quando alguém acha uma carteira sobre o banco de uma praça e devolve ao seu respectivo dono ou as autoridades responsáveis por devolver estes pertences,o famoso ''achados e perdidos'',esse é um ato ético,pois do caso contrário seria furto.
    Paula Fernanda 3° ano "B"

    ResponderExcluir
  17. É necessário estudar ética porque é através dela que se cria consciência e caráter. A ausência dela pode levar uma pessoa a faltar com respeito ao próximo, trazendo assim violência à tona. Serve para que todos que a tenha não só a valorizem, mas que se submetam às regras da sociedade.
    Ana Carolina Saraiva - 3ºB

    ResponderExcluir
  18. É preciso estudar ética para que se tenha consciência do certo e o errado. Que se existe uma lei é para ser seguida, pois se não existisse ou não for ensinado ética , como seria o mundo se todo mundo saísse fazendo o que quisesse. Ética é como se fosse uma forma de tentar organizar a sociedade para se ter um melhor convívio, e estudando ela é uma forma de ser inserida na sociedade.
    Raíssa de Oliveira Santos 3ºC

    ResponderExcluir
  19. A ética nada mais é que valores e costumes agregados de uma sociedade,ou apenas de um individuo,ou grupo social de grande valor.A importância de se estudar a ética é bem relativa,afinal pode ser algo coletivo ou não,aonde pessoas acordam e discordam com as regras impostas pela sociedade ou até mesmo pelo estado,a ética deve ser algo compreendido e estudado profundamente para se concretizar algo,é importante estudarmos para termos vinculos do modo de vivência da sociedade!
    Lueny Amorim 3A

    ResponderExcluir
  20. Ao estudarmos ética nos tornamos pessoas mais conscientes, respeitosas e de caráter integro. E nos ajudar a conviver em uma sociedade de uma maneira mais harmônica e a definir o que julgamos ser certo e errado.
    Bruna Grasiele 3"C"

    ResponderExcluir
  21. Acredito que o estudo da ética seja extremamente necessário, para que exista sujeitos éticos, ou seja, cidadãos que saibam viver em sociedade, agindo de forma racional, sabendo respeitar o espaço do outro, além de ter a consciência sobre a moral(certo ou errado, bom ou mau).
    Letícia Lisarda
    3° ano "A"

    ResponderExcluir
  22. A grande importância de estudarmos a ética é que temos uma nova forma de pensar e conviver em sociedade. Na formação de um ser humano é essencial para formarmos os nossos valores, ter respeito e um bom convívio com a sociedade. Se todos tivessem mais noção de ética a população viveria com mas harmonia e respeito!
    Camila de Oliveira Silva 3°A

    ResponderExcluir
  23. Estudar ética é muito importante, porque assim estudamos o que é bem e mal, bom e ruim, aprendemos a ter carater e a seguir regras tanto universal quanto cultural.

    Nome: Lucas de Melo Macedo
    Série: 3 ano A

    ResponderExcluir
  24. A importância do estudo da ética, é estudar sobre o ser humano, qual comportamento ter, a ética te aponta como tem que fazer, como é as regras, mais não a obriga, é onde entra o carater

    Nome: Allana Primo
    Serie: 3 ano A

    ResponderExcluir
  25. A moral seriam as regras práticas e a ética, o fundamento teórico da moral, estudar estes quesitos é importante para o relacionamento com a sociedade de forma civilizada, e de forma a não agredir o próximo, pois um comportamento ético, é aquele que não transgride a lei dos direitos e deveres de um cidadão. Tornando-se uma forma correta de se conviver em sociedade!
    Nome: Guilherme Porto 3 "C"

    ResponderExcluir
  26. Porque a ética é fundamental para a nossa vida profissional. independente da área de atuação. Nos ensina as "regras" para se viver em sociedade, pois uma pessoa ética sabe respeitar o espaço e direitos dos outros.
    Adevan Filho 3° A

    ResponderExcluir
  27. A ética nos ajuda a entender o comportamento da sociedade. e nos ensina como agir com o próximo. A ética é necessária para o nosso dia-a-dia, melhorando o convívio.
    Layla Lopes 3° A

    ResponderExcluir
  28. Ética é o ponto base pra uma sociedade que tenha os seus próprios valores, sem a ética nada se torna justo é concreto.Mateus Rebouças Carvalho 3 ano B

    ResponderExcluir
  29. É preciso ter ética na sociedade, pois se não como seria se todo mundo saísse fazendo o que quisesse, se mesmo tendo os princípios éticos a ser seguido, já acontece tanta coisa, imagine se não tivesse a ética. É como se fosse uma forma de tentar organizar a sociedade, isto vai também da cultura, tem lugar que tal coisa é proibido e anti ético, já em outro é normal. Isso são regras a ser seguidas e padrões da sociedade. O indivíduo que dentro da sua sociedade age de forma anti ética é chamado de imoral, por não ter respeitado as regras daquela sociedade e ter tido atos, ações imorais.
    Kleber Alves 3ª B

    ResponderExcluir
  30. Como saber os modos de ser uma pessoa ética sem estudarmos sobre o assunto? Se todos tivessem a oportunidade de estudar um pouco sobre ética talvez fossem pessoas mais cultas, respeitariam um pouco mais o próximo e a corrupção poderia ser bem menor. O conhecimento sobre o assunto é necessário e de muita importância!!
    Maria Clara
    3º ano "B"

    ResponderExcluir
  31. Estudar ética consiste em os fundamentos teóricos da moral, estudar estes quesitos é importante para o relacionamento com a sociedade de forma civilizada, e de forma a não agredir o proximo, pois um comportamento ético, é aquele que não transgride a lei dos direitos e deveres de um cidadão. Tornando-se uma forma correta de se conviver em sociedade.
    Roberta Martins 3° A

    ResponderExcluir
  32. Sendo a ética o modo de viver de um cidadão, seria o minimo estudá-la com certa importância.Ela está vinculada ao carácter de um cidadão e a seu modo de agir.Sendo o caos que é viver em comunidade diariamente, seria de suma importacia as pessoas saberem a respeito e colocarem em prática as regras morais.A ética é algo importante pois se trata do dia a dia com mais educação e respeito.
    Jemily Alane
    3 ano "B"

    ResponderExcluir
  33. O estudo da ética e fundamental, pois através dela conseguimos atingir um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a nossa conduta na sociedade, havendo assim também um equilíbrio de valores e conhecimentos que somente com o esse conhecimento sobre a ética conseguimos atingir.
    Ana Flávia 3°ano "B"

    ResponderExcluir
  34. A ética e o que constrói uma sociedade sendo baseada através da sua história e cultura, onde e de extrema importância seu estudo para o o bom relacionamento e convívio na sociedade, sendo seguido pois cada grupo tem seu código de ética a ser seguido para um bom funcionamento social.
    Leonardo Ferreira 3° ano "c"

    ResponderExcluir
  35. O estudo da ética é fundamental para o ser humano pelo simples fato de saber conviver com outras pessoas. Queixas sobre falta de ética são frequentes, seja na política, meios religiosos ou culturais. É um elemento vital na construção da sociedade. Por esse motivo, o estudo da mesma é fundamental para que, no futuro, sejamos cidadãos com discernimento entre o que é bom ou ruim, justo ou injusto, certo ou errado.
    Maria Klara Augusto Portilho - 3º "A"

    ResponderExcluir
  36. Sendo a ética o modo de viver de um cidadão, seria o minimo estudá-la com certa importância.Ela está vinculada ao carácter de um cidadão e a seu modo de agir.Sendo o caos que é viver em comunidade diariamente, seria de suma importacia as pessoas saberem a respeito e colocarem em prática as regras morais.A ética é algo importante pois se trata do dia a dia com mais educação e respeito.
    Jemily Alane
    3 ano "B"

    ResponderExcluir
  37. A importância de se estudar a ética é, aprender a se relacionar com as pessoas tendo respeito entre si e as pessoas se tornam mais consciente e civilizadas.
    Karen Madeira De Albuquerque Silva
    3°ano "C"

    ResponderExcluir
  38. Uma sociedade sem ética é uma sociedade sem identidade e sem harmonia. Com a falta desses principais características seríamos uma sociedade sempre em conflitos e haveria uma extrema anarquia. O respeito é a ética, então devemos prezar essa ética em diante para que possamos viver em harmonia plena.
    Larisa Jones
    3B

    ResponderExcluir
  39. Ética é basicamente o princípio que explica o comportamento do homem, que é refletido pelas regras impostas pela sociedade, assim, moldando um comportamento padrão entre todos os humanos. 
    Larissa Santos
    3ºB

    ResponderExcluir
  40. Estudar ética é o princípio para entender as pessoas do jeito que elas são ver as diferenças e saber conviver em sociedade com isso.
    Gabriel Ferreira
    3 ano B

    ResponderExcluir
  41. O estudo da ética é o estudo principal por traz das leis de convivencia na sociedade,sem ética sem leis,e sem leis somos meros animais irracionais
    Bruno Sousa
    3° B

    ResponderExcluir
  42. Estudar ética é de suma importância nos dias atuais. Vivemos em uma sociedade onde o princípio de tudo é a ética. Sem a ética é impossível que tenhamos uma civilização capaz de evoluir culturalmente. Se com a ética não sendo praticada por todos já vivenciamos coisas horrendas, sem ela não conseguiríamos nos relacionar uns com os outros.
    Vinicius Aires 3B

    ResponderExcluir
  43. O estudo da Ética é importante para a sociedade, para que os seres humanos em formação de identidade, os adolescentes, possam saber se portar corretamente na sociedade, para assim construírem uma mais harmônica, em sentidos não só de relações, mas também para a preservação de todos os meios (ambiental, cultural, educacional, etc.). A Ética precisa ser cada vez mais abordada, não só para os seres em formação, mas também para aqueles que não tiveram o contato com o estudo da mesma, para uma melhor sociedade e planeta.
    Maria Jeane - 3C

    ResponderExcluir
  44. Estudar a ética é tão importante quanto matemática ou português, o estudo desta faz com que o individuo se torne um ser pensante, que se preocupa com tudo a sua volta. A ética é o que mantem vivo o sentimento de harmonia e relação com o próximo, sem ela o ser humano é incapaz de refletir a respeito da essência das normas, valores e tudo aquilo que engloba os princípios do comportamento humano, sendo esta uma matéria indispensável na formação do caráter e da personalidade do individuo.
    Yohan Sant'Anna Araújo - 3º A

    ResponderExcluir
  45. É importante temos total conhecimento sobre a ética, pois a ética vem administrando todo o nosso desenvolvimento histórico e cultural. Se não houver ética, ou seja, se não conhecemos os princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos necessários para vivermos em harmonia, nós já teríamos se despedaçado até à autodestruição.

    Rodrigo Vinícius 3º C

    ResponderExcluir
  46. Estudar ética é de plena importância, pois assim criaremos em nós um sentimento socialista, tornando a nossa sociedade organizada e com pessoas que pensam no próximo, com caráter e regras.
    -Gabriel Assunção 3ºA

    ResponderExcluir
  47. Estudar ética é importante pq deixa a pessoa melhor deixando tudo mais organizado fica mais social uma vida mais socialista
    -Henrique Pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Henrique! Social e Socialista são conceitos distintos... O Social não é Socialista!

      Excluir
  48. Estuda a ética é de plena importância para que todos se socializem bem melhor no mundo que estamos vivendo

    Rodrigo dos santos 1°Ano
    Turma:Hugo Hyama

    ResponderExcluir
  49. Estuda a ética é de plena importância para que todos se socializem bem melhor no mundo que estamos vivendo

    Rodrigo dos santos 1°Ano
    Turma:Hugo Hyama

    ResponderExcluir
  50. Estudar a ética e muito importante para mostrar para os ser humano a começa a respeita as pessoas em que convivemos e tambem a sociedade para mostrar que podemos mudar e melhorar por que toda açao que nos fizemos tem consequência para nós futuramente e tambem respeita as escolhas dos outros , para tenta mudar esse mundo em lugar agradável e não fica um mundo tao infadonho .

    Tainá lorrane
    Turma : Marcos soares

    ResponderExcluir
  51. Rogério - Hugo hoyama15 de março de 2016 às 11:37

    ha mais de um mes
    É preciso ter ética na sociedade, pois se nao como seria se todo mundo saisse fazendo o que quisesse, se mesmo tendo os principios éticos a ser seguido, ja acontece tanta coisa, imagine se nao tivesse a ética. É como se fosse uma forma de tentar organizar a sociedade, isto vai também da cultura, tem lugar que tal coisa é proibido e anti ético, ja em outro é normal. Isso sao regras a ser seguidas e padroes da sociedade. O individuo que dentro da sua sociedade age de forma anti ética é chamado de imoral, por nao ter respeitado as regras daquela sociedade e ter tido atos, aÇoes imorais.

    ResponderExcluir
  52. É preciso ter ética na sociedade, pois se não como seria se todo mundo saísse fazendo o que quisesse, se mesmo tendo os princípios éticos a ser seguido,a ÉTICA então e fundamental para o individuo.
    Larissa 1 HUGO YOHAMA

    ResponderExcluir
  53. A importância da ética ,e ter conhecimento sobre ela , oque ela pode nos passa pra tentarmos aprender e conviver com nossos amigos,familiares de forma mais agradável e respeitável.Imagina ,se não existe ética o mundo seria muito bagunçado e com muito desrespeito..

    Nome:daniel
    serie/turma:1º Hugo hyama

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Pq vamos lidar com a ética o tempo inteiro na nossa vida profissional. Seja em qualquer área. Por isso é importante aprendermos a diferença entre moral e ética para assim entendermos tbm como as coisas funcionam.
    1° Regular Hugo Hoyama
    Débora França

    ResponderExcluir
  56. Para saber quais são as regras da sociedade em que vive , oque pode e oque não pode fazer.
    Hitalo Oliveira. 2º

    ResponderExcluir
  57. No sentido prático,a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem,determinando o seu caráter e virtudes e por ensinar a forma de agir e de se comportar em sociedade.
    Rogério Gomes 2 eja "Marcelo Ferreira"

    ResponderExcluir
  58. O estudo da ética, e importante pois ensina a lei do bom viver, faz lembrar-nos que a era da pré -história já passou.

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson