Visita ao Congresso Nacional - FOTOS

sexta-feira, 9 de outubro de 2015



Curta a Fan page www.facebook.com/liceufilosofia e vejam as fotos da saída pedagógica!




ATENÇÃO estudantes do 1º ano (A, B, C e D) do Ensino Médio.


Está CONFIRMADO o agendamento de visita ao Congresso Nacional para a próxima terça-feira (01/09/2015).
Saída 13:00 horas pontualmente.
É obrigatório o uso do uniforme completo!

Veja as orientações do próprio Congresso Nacional sobre visitas.
A visita será realizada no seguinte idioma: Português 
Por favor, atente para as regras para a visitação ao Congresso Nacional:
1. Bermudas, shorts e chinelos são proibidos tanto para homens quanto para mulheres, de segunda à sexta-feira e mesmo em período de recesso parlamentar. Em qualquer ocasião todos devem usar trajes adequados. Em algumas circunstâncias, como em sessões solenes, ou locais como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata. Em caso de dúvida, entre em contato.
2. Bebidas alcoólicas, armas e/ou quaisquer objetos que podem causar acidentes ou lesões são rigorosamente proibidos. Afinal, a sua segurança é tão importante quanto a sua visita!
3. Durante a semana, visitas em língua estrangeira ou em Libras podem ser agendadas por meio do formulário de solicitação.
4. Fotografias e filmagens são bem-vindas, mas atenção: o uso de câmeras de vídeo ou fotográficas não é permitido durante as sessões plenárias.
5. As visitas seguirão diferentes roteiros de acordo com o número de visitantes, com a agenda do Plenário e com as condições de segurança. Em situações especiais, poderão sofrer alterações ou serem interrompidas.





QUESTÕES - para serem respondidas antes da realização da saída pedagógica. 


A) Em relação ao Poder Legislativo Federal, escreva um texto em tópicos contendo os seguintes pontos (perguntas e respostas no caderno):
1) Qual a função do Poder Legislativo Federal?
2) Quais as atribuições exclusivas da Câmara dos Deputados?
3) Quais as atribuições exclusivas do Senado Federal?
4) O que é e como funciona o Congresso Nacional?
5) Como o povo pode participar do Poder Legislativo?
B) Após a saída pedagógica, descreva aqui abaixo, um relatório sobre os principais pontos observados na visita feita ao Congresso Nacional.



17 comments:

  1. 1)O Poder Legislativo Federal é Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, compostos, respectivamente, por deputados e senadores.Cabe ao Congresso definir a legislação de abrangência nacional(criar,vetar,aprovar,alterar ou excluir as leis e estatutos do País),

    2)As atribuições privativas da Câmara dos Deputados no que se referem ao controle da administração Pública pelo Poder Legislativo encontram-se definidas na Constituição Federal, sobretudo, em seu artigo 51.

    3)Uma das competências privativas do Senado é o direito de processar e julgar o presidente da República e outras altas autoridades nos crimes de responsabilidade. Para isso, a Casa assume a função de órgão judiciário e é presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Mas, para instalar processo contra o presidente, o vice-presidente ou contra ministros de estado, é necessária autorização da Câmara dos Deputados. Já para processar os ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União por crime de responsabilidade não há necessidade de autorização.

    4)O Congresso é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. É formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado. Do mesmo modo, uma proposta apresentada e aprovada pelos senadores precisa passar pela votação dos deputados antes de ser enviada à sanção da Presidência da República e virar lei.

    5) O POVO mostra agora que há várias ferramentas para conhecer, se aproximar e até criticar o trabalho dos vereadores, deputados e senadores. As opções vão desde o rádio até os atuais aplicativos de comunicação.

    Alexandre silva c. teles
    1°D

    ResponderExcluir
  2. 1) O Poder Legislativo tem a função de ordenar ou preceituar por lei, fazer leis. Além disso também tem de fiscalizar o Poder Executivo e julgá-lo quando necessário além de julgar seus próprios membros.O Poder Legislativo deve ser composto pelos legisladores, ou seja, as pessoas que elaboram as leis que regulam o Estado e que devem ser cumpridas pelos cidadãos e pelas organizações públicas e empresas

    2) Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

    III - elaborar seu regimento interno;

    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;

    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

    3) O Senado Federal tem várias funções,sendo as principais processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes das forças armadas.
    Processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade; Visto todas suas obrigações no Artigo 52 da Constituição Federal.

    4) O Congresso é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. É formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado. Do mesmo modo, uma proposta apresentada e aprovada pelos senadores precisa passar pela votação dos deputados antes de ser enviada à sanção da Presidência da República e virar lei.

    5) O povo brasileiro têm em mãos muitas meios para "explorar",se aprofundar e até debater sobre o trabalho dos vereadores,dos senadores e deputados. As opções vão desde manifestações até simples aplicativos de comunicação.

    Felipe Martins de Queiroz
    1º ano D

    ResponderExcluir
  3. 1) O Legislativo possui funções legislativas, administrativas e fiscalizadoras.
    • As funções legislativas consistem na elaboração de leis sobre todos os assuntos definidos como de sua competência.
    • As funções administrativas exercidas pela Casa Legislativa destinam-se à organização dos seus serviços internos, tais como composição da Mesa Diretora, constituição das comissões, bancadas partidárias, etc.
    • As funções fiscalizadoras se destinam à fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo (prefeito,vice-prefeito, secretários municipais e estaduais, governadores, vice-governadores, Presidente da República e ministros) e os atos de toda a administração pública a que representam.

    2) À Câmara dos Deputados compete privativamente, isto é, somente a este órgão do Legislativo, deliberar entre outras coisas sobre a instauração de processo contra o Presidente, seu Vice e os Ministros de Estado; sobre sua organização e eleição do Conselho da República(art. 51 e incisos).

    3) Ele possui funções legislativas de caráter mais geral que são compartilhadas com a Câmara dos Deputados, outras, são de sua exclusiva competência, como as descritas no Art. 52. da Constituição Federal:
    • Processar e julgar Presidente da República, Vice Presidente, Ministros do Supremo Tribunal Federal...;
    • Escolher: Ministros do Tribunal de Contas indicados pelo Presidente da República..;
    • Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União...;
    • Fixar, por proposta do Presidente da República;

    4) O Congresso é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. É formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado. Do mesmo modo, uma proposta apresentada e aprovada pelos senadores precisa passar pela votação dos deputados antes de ser enviada à sanção da Presidência da República e virar lei.

    5) Há várias ferramentas para conhecer e até criticar vereadores, senadores e deputados como pela rádio e aplicativos de comunicação.

    Beatriz Pimentel
    1° D

    ResponderExcluir
  4. 1) O Poder Legislativo deve ser composto pelos legisladores, ou seja, os homens que elaboram as leis que regulam o Estado e que devem ser obedecidas pelos cidadãos e pelas organizações públicas ou empresas. Em países presidencialistas ou em monarquias, o Poder Legislativo é composto pelo congresso, o parlamento e as assembléias ou câmaras, já em regimes ditatoriais, o próprio ditador exerce esse poder ou nomeia uma câmara legislativa para isso.

    2)As atribuições privativas da Câmara dos Deputados no que se referem ao controle da administração Pública pelo Poder Legislativo encontram-se definidas na Constituição Federal, sobretudo, em seu artigo 51.

    3)Uma das competências privativas do Senado é o direito de processar e julgar o presidente da República e outras altas autoridades nos crimes de responsabilidade. Para isso, a Casa assume a função de órgão judiciário e é presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Mas, para instalar processo contra o presidente, o vice-presidente ou contra ministros de estado, é necessária autorização da Câmara dos Deputados. Já para processar os ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União por crime de responsabilidade não há necessidade de autorização.

    4))O Congresso é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. É formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado. Do mesmo modo, uma proposta apresentada e aprovada pelos senadores precisa passar pela votação dos deputados antes de ser enviada à sanção da Presidência da República e virar lei.

    5)o povo pode participar do poder legislativo na hora de exercer seu voto é contestar algo de descorde no governo atual

    Alan Souza Neres
    1 ano D

    ResponderExcluir
  5. Nesta saída pedagógica ao Congresso Nacional, vimos a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde podemos ver como funciona o Senado e a Câmara, como é discutidas e aprovadas as leis do nosso país, além disso vimos a história da República desde a sua chegada ao Brasil.
    João Pedro 1°ano D

    ResponderExcluir
  6. Nesta saída pedagógica ao Congresso Nacional, vimos a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde podemos ver como funciona o Senado e a Câmara, como é discutidas e aprovadas as leis do nosso país, além disso vimos a história da República desde a sua chegada ao Brasil.
    João Pedro 1°ano D

    ResponderExcluir
  7. Nesta saída pedagógica ao Congresso Nacional, vimos a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde podemos ver como funciona o Senado e a Câmara, como é discutidas e aprovadas as leis do nosso país, além disso vimos a história da República desde a sua chegada ao Brasil.
    João Pedro 1°ano D

    ResponderExcluir
  8. Com a oportunidade desta saída, pude ter um conhecimento maior de como atua o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, qual é o dever de cada pessoa que está ali dentro, ter o privilégio de ver toda a evolução da sua estrutura e de saber a trajetória da república no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Com a saída pedagógica, pude ter um conhecimento mais avançado sobre como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal atua diante cada crise ou problemas em cidades ao longo do brasil, ao mesmo tempo tendo conhecimento cultural com belas artes. Pudo ver a importância que dão não só a politica mas aos valores culturais.
    Ana Manoela 1° D

    ResponderExcluir
  10. Com a saída pedagógica, pude ter um conhecimento mais avançado sobre como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal atua diante cada crise ou problemas em cidades ao longo do brasil, ao mesmo tempo tendo conhecimento cultural com belas artes. Pudo ver a importância que dão não só a politica mas aos valores culturais.
    Ana Manoela 1° D

    ResponderExcluir
  11. A nossa saída pedagógica para o Congresso Nacional me trouxe a oportunidade de ver como funciona o Senado federal e a Câmara dos Deputados,como cada pessoa atua perante seus deveres ao povo, e como cada parte do congresso funciona.

    Rafaela Martins 1° A

    ResponderExcluir
  12. O Poder Legislativo Federal é Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, compostos, respectivamente, por deputados e senadores.
    Podemos ver como funciona por dentro cada um desses órgãos e como são administrados, atua diante cada crise ou problemas em cidades ao longo do brasil.
    Diego Israel
    1° B

    ResponderExcluir
  13. Nessa saída pedagógica, visitamos a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde pude obter maior conhecimento sobre a função de cada pessoa dentro do Congresso. Podemos perceber a importância nas obras de arte ali presentes que compunham todo um ambiente necessário e também percebemos que as regatas são rigorosas e levadas a sério.
    Giovanna Duarte 1° A

    ResponderExcluir
  14. Com a saída pedagógica, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a política brasileira, conhecendo o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Lá vimos como é o funcionamento de cada departamento, e descobrimos a importante função de cada pessoa ali dentro. Além disso, vimos obras recebidas como presente por governos de outros países.
    Maria Eduarda Lira 1° ano A

    ResponderExcluir
  15. Durante a saída pedagógica nos foi apresentado a Câmara dos Deputados e o Senado Federal indicando de uma maneira mais específica as funções mais importantes de cada Senador e Deputado juntamente das histórias que acompanham esses departamentos até os dias de hoje.

    Pedro Carvalhedo - 1º Ano 'D'.

    ResponderExcluir
  16. 1- O Poder Legislativo tem a função de ordenar ou preceituar por lei, fazer leis. Além disso também tem de fiscalizar o Poder Executivo e julgá-lo quando necessário além de julgar seus próprios membros.
    2-)As atribuições privativas da Câmara dos Deputados no que se referem ao controle da administração Pública pelo Poder Legislativo encontram-se definidas na Constituição Federal, sobretudo, em seu artigo 51.
    3-) as funções que são mais usadas são: Processar e julgar Presidente da República, Vice Presidente, Ministros do Supremo Tribunal Federal...;
    - Escolher: Ministros do Tribunal de Contas indicados pelo Presidente da República..;
    -Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União...;
    - Fixar, por proposta do Presidente da República;
    4- • O Congresso é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. É formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado.
    nãohoje o povo brasileiro tem varias maneiras de se expressar de mostrar se está satisfeito ou nao, e essas opções vai desde manifestações até aplicativos de comunicação .
    Yasmin di Paula 1ano D

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson