PL 4.330 virou PLC30/2015

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PL 4.330/2004 virou PLC 30/2015

Precisamos opinar sobre o Projeto de Lei 4.330/2004, este foi recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado Federal com novo nome PLC 30/2015, onde foi aberta uma enquete sobre o assunto com o intuito de ouvir a sociedade. Aproveite e opine!

É necessário irmos contra tal projeto, pois o mesmo permite que todas as atividades de uma empresa possam ser realizadas por trabalhadores terceirizados.
Atualmente, a Súmula 331, do próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST), só admite a terceirização em serviços como vigilância, conservação e limpeza e serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador de serviços, e desde que não haja pessoalidade e subordinação direta. No caso do PL 4330 não há como impedir que os terceirizados fiquem subordinados diretamente ao empregador, já que irão exercer atividades-fim da empresa.

O mais grave deste projeto são as reduções de direitos trabalhistas, tais com férias, FGTS, 13º salário, dentre outras conquistas e os riscos até de vida em que estes trabalhadores são submetidos, pois os terceirizados sofrem mais com doenças e acidentes de trabalho.
O renomado sociólogo Ricardo Antunes, professor da Unicamp, já afirmou que a aprovação da terceirização leva os trabalhadores a condição análogas à escravidão.
E acrescenta: “O PL 4330 é o mais virulento e forte ataque do empresariado aos direitos do trabalho obtidos ao longo de um século e meio de lutas”.

Por isso diga NÃO à terceirização!


Prof.: Alberto Ribeiro

Segue uma entrevista com o Sociólogo Ruy Braga da USP para ajudar no entendimento do tal projeto de lei.

34 comments:

  1. A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes.
    É importante a participaçao popular para mudarmos o mundo
    Larissa Cavalcante 2 A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo totalmente de você, acho que o problema está na sociedade que não é corrupta ou incompetente!
      Eduardo Carvalho 2 B

      Excluir
  2. A população deve ser presente em todas as ações politicas, pois como o próprio nome diz governo do povo.
    Stefany Joaquina 2 C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pago internet pra ler umas merdas dessas.
      Giovanna Oliveira 2A

      Excluir
    2. se paga ou não paga, para de estragar os comentarios dos outros arrombado

      Excluir
  3. Chega de politica agora que o esgoto tem wifi posso comentar a vontade!
    Roberta Martins 2 C

    ResponderExcluir
  4. A importância da participação popular no poder é indispensável nos dias de hoje pois as decisões a serem tomadas pelo governo muitas vezes podem ajudar ou prejudicar nossas vidas.
    Milena Cunha 3ºA

    ResponderExcluir
  5. A democria e de extrema importâcia , inclusive com a participação de nós cidadãos que iremos contribuir a decidir com nossos governantes buscar melhorias para a sociedade que caso ao contrario so buscarão beneficos para eles .
    Ana Flávia 2ºB

    ResponderExcluir
  6. A participação social em decisões politicas é de suma importância, pois nós devemos dar nossas opiniões sobre leis feitas para nós, seja qual for a opinião ele deve ser expressada e com isso fica mais evidente qual é a melhor escolha a ser tomada para com essa lei.
    Matheus Fonseca 2º "C"

    ResponderExcluir
  7. A democracia é basicamente o governo do povo, ou seja, a participação da população no nosso governo é algo essencial para a escolha de governantes,que irão prover melhorias para a sociedade.
    Pedro Emanuel 2ºC

    ResponderExcluir
  8. A Importância da Democracia é garantir a liberdade de Livre Escolha do indivíduo possibilitando-o de pensar e viver de forma diferente dos demais dentro de Regras e Leis estabelecidas para equilibrar a operacionalidade de uma sociedade.
    Por isso devemos ser mais atenciosos quanto as regras e leis, pois elas afetam diretamente em nossas vidas!
    João Victor Borges2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.significados.com.br/democracia/

      QUE PENA QUE VOCÊ COPIOU, PODERIA TER USADO MAIS SUAS PALAVRAS,

      Excluir
  9. A participação popular é de suma importância para vivermos uma real democracia, pois deve haver uma participação ativa da população nas decisões politicas. Nathália Lira 2° "C"

    ResponderExcluir
  10. A democracia é muito importante pois é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente.

    Mariângela Carla
    2º "B"

    ResponderExcluir
  11. A democracia é o governo do povo, então a participação da população e muito importante para que a democracia seja exercida.A população tem que se importa com a politica do seu país e participar dando sua opinião sobre o assunto. Raíssa de Oliveira 2° "C"

    ResponderExcluir
  12. A democracia é muito importante ,pois é por meio dela que a população participa da política .Raquel Barros 2° "C"

    ResponderExcluir
  13. A participação da população nas decisões políticas e algo incontestável pois como aprovar uma lei onde há mais pontos negativos a sociedade do que positivos?" Vitor Hugo 2"C"

    ResponderExcluir
  14. A democracia é algo de grande importância para o desenvolvimento do nosso pais. É um direito da população questionar,analisar e aceita o que esta sendo imposto. É através da democracia que a população participa da politica.
    Nathaly Chrisley 2 "B"

    ResponderExcluir
  15. A democracia assume um papel muito importante em nossa sociedade, pois o próprio nome diz, "Demos (que significa povo) e kratos (que significa poder)." O desenvolvimento do nosso país é totalmente pela democracia, pois toda a sociedade tem o total direito de participar do sistema político que protege seus direito e a sua própria liberdade.
    Paula Fernanda 2° "B"

    ResponderExcluir
  16. A Importância da Democracia é garantir a liberdade de Livre Escolha do indivíduo possibilitando-o de pensar e viver de forma diferente dos demais dentro de Regras e Leis estabelecidas para equilibrar a operacionalidade de uma sociedade.
    Nome: Allana Primo Turma: 2º B

    ResponderExcluir
  17. A democracia é importante porque o povo tem que ter direito a decidir as leis, as coisas políticas, que é exercida por meio do voto, onde nos elegemos um representante que tem a melhor proposta apresentada.
    Nome: Lucas de Melo Macedo Turma: 2º A

    ResponderExcluir
  18. Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente,diretamente ou através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
    Kleber Alves 2° ano "B"

    ResponderExcluir
  19. A democracia é basicamente o governo do povo.
    Todas as pessoas tem o direito de votar,de decidir as leis que possam favorecer, e muitas outras coisas.
    Gabriel Soares 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  20. a força da opinião popular está vinculada aos grupos no poder. e dependendo dos interesses desses grupos no poder é que se faz valer tal opinião

    Julia 3º ano "D"

    ResponderExcluir
  21. Se a lei ''PL 4.330 que virou PLC 30/2015" for aprovada, os direitos trabalhistas provavelmente iriam sofrer algumas reduções, que por muito tempo não passará de uma idealização, o trabalhador brasileiro voltaria as precárias condições de trabalho que por meio de muita luta e persistência foram mudadas.
    Cecília Rabêlo 3º A

    ResponderExcluir
  22. A democracia ela e importante para países desenvolvidos, nosso pais e subdesenvolvido, por isso nossa democracia aqui no Brasil,favorece alguns e desfavorece a outros!! Sou contra a democracia por que nosso país tem que melhorar não só no governo , mais também na população, ai sim podemos pensar em criar uma lei digna a todos!!!
    Paulo Vitor 2° A

    ResponderExcluir
  23. A participação popular é importante pois se deixarmos as opiniões nas mãos dos governantes leis vão ser aprovadas sem que traga positividade para a sociedade trara apenas benefícios a eles mesmos e isso só ira mudar quando a liberdade de expressão ganhar importância.
    Gabriel Rosa 3´´A´´

    ResponderExcluir
  24. O povo brasileiro tem que entrar em conjunto e fazer com que essa lei não seja aprovada mas para isso precisa de força e apoio de vários que é de suma importância, e com essa aprovação irá retirar todos os direitos de uma pessoa digna que trabalha duro para conseguir algo de melhor em sua vida . Jéssica Cecília 3"A"

    ResponderExcluir
  25. A Democracia é muito importante para o desenvolvimento direto da sociedade política/econômica. A população deve sim estar sempre presente nas decisões tomadas pelo governo, até porque a Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Rafaelly Duarte. 3° ''B''

    ResponderExcluir
  26. A formação de seres democráticos é muito importante em meio a sociedade pois estão presentes em discussões de meios organizacionais, assim mostrando a sua capacidade de estar presente em meios governamentais por isso a população tem que estar ativa. Claudinha Vanessa 3° ''B''

    ResponderExcluir
  27. A participação da população é muito importante, pois cada um tem sua opinião, cada um tem sua maneira de pensa, se cada um emposse sua opinião o mundo com certeza estaria bastante diferente... Pois um grupo de pessoas podem fazer muita diferença, como na manifestação contra o aumento da passagem e etc... Erivelton Da Silva 2ª Ano "A"

    ResponderExcluir
  28. A opinião da população é extremamente importante, pois cada ser existente pensa em um modo diferente, no caso de leis, se não dermos nossa contribuição de pensamentos, talvez muitas coisas referentes ao governo não teria mudado até hoje! Devemos exercer o nosso direito de democracia, pois isso é bastante importante para nosso futuro!
    Larissa Oliveira 3º A

    ResponderExcluir
  29. A importância da democracia é basicamente a prevenção da barbárie que muitos já adotaram no passado.Ela também é muito importante porque é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente.

    Mariângela Carla
    2º "B"

    ResponderExcluir
  30. A democracia e de suma importancia pois da ao cidadão o direito de voz , para defender o seu pais..
    Camila de Oliveira 2°A

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson