Ideologia - Análise!

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Já no fim da década de 1980, o cantor e compositor brasileiro Cazuza apresentou um de seus maiores sucessos a música “IDEOLOGIA”.

A canção apresenta dificuldade de se acreditar e defender ideias contestadoras em uma sociedade capitalista, deixando de lado os espaços para sonhar ou se ter utopias. O desejo de “mudar o mundo” de indivíduos descontentes com o avanço das desigualdades sociais e com a dificuldade de se consolidar uma política democrática, depois de tantos anos de ditadura, parecia estar se perdendo, na visão de Cazuza.

A ideia de ideologia expressa na letra desta música diz respeito a um conjunto de ideias e valores que orientam as ações e os pensamentos dos indivíduos com base naquilo que acreditam. Sendo assim, ao falarmos de ideologia, estamos nos referindo a convicções filosóficas, religiosas ou políticas, que dão embasamento a nossos pensamentos e atitudes – que formam a nossa visão de mundo.

A canção foi composta no fim dos anos 1980, época de eventos históricos importantes, como a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria.



Logorama – França, 2009.


Esta animação retrata uma cidade onde as paisagens e os personagens são logomarcas famosas. Com base nesse cenário, o enredo gira em torno de uma perseguição de dois policiais (Biderndums) e um ladrão (Ronald).

Esse curta-metragem ganhou o Oscar de melhor curta-metragem no ano de 2010.



Bons estudos - Prof.: Alberto Ribeiro



Após a leitura do capítulo do livro sobre ideologia, ouvir acompanhando a letra da música “Ideologia” do Cazuza e assistir o curta-metragem “Logorama”, descreva:

1) Qual ideologia presente na música do Cazuza escrita na década de 1980?
2) A ideologia presente em marcas e propagandas no "mundo" do curta-metragem tem alguma relação com a ideologia da sociedade atual?

49 comments:

  1. 1) A ideologia apresentada por Cazuza demonstra a vontade que muitos tinhas e suas ideias para mudar o mundo, mas que muitas dessas ideias não tinham o efeito esperado ou simplesmente não tinham sentido e presenta os problemas da época como o medo das pessoas ainda se expressarem mesmo sabendo que o regime militar estava se extinguindo.
    2) Cada vez mais nos encontramos em uma sociedade completamente consumista e isso tem feito parte de nossas vidas todos os dias. Sim, há uma relação gigantesca com nossa ideologia na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  2. Victor Ferreira 1º Ano " A"
    1) A ideologia, que o cazuza apresenta demonstra , a vontade que muitas pessoas tinhao , e as ideias que as pessoas tinhao para torna o mundo diferente , porem muitas ideias nao tinhao efeitos , e tambem nao tinham sentido ,e mostrava os poblemas da epoca militar , que estava acabando
    2) Nos encontramos uma sociedade completamente consumista , e tem feito parte das nossas vida , todos os dias, Sim existe uma relação com nossas ideologia ,na sociedade,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leylane Bello 1° Ano A
      1) A ideologia que o Cazuza mostra, é que as pessoas tinham uma vontade de ter um mundo diferente, e fala da época militar.
      2)Sim, o mundo de hoje, torna que as pessoas gastam mais do que o inesperado, e os preços também não são cabiveis.

      Excluir
  3. Larissa Maria 1°Ano B
    1) O que a música deixa bem explicito, e que muitos naquela década tinham vontade de apresentar suas ideias e muitas delas não eram respeitas ou se quer ouvidas.
    2)O Logorama mostra diversas empresas, cada vez uma querendo ser melhor do que a outra e passar por cima de outras empresas ou veja a concorrência, para sim fazer produtos melhores e que as pessoas possam consumir cada vez mais aumentando sua rede de empresas.

    ResponderExcluir
  4. Vinicius Anjos 1º ano A
    1) A ideologia mostrada no vídeo , representa os sonhos dos jovens daquela época .Os jovens sonhavam em mudar o mundo , sendo na musica ,na medicina ou na politica , além de mostrar as coisas que era muito importantes na época .
    2) Sim , todas as marcas mostradas nesse vídeo são vendidas em muitos países , assim mostrando que elas dominam quase todo mundo , e as pessoas não deixam de compra-las sabendo que mundialmente conhecido

    ResponderExcluir
  5. Joyce De Farias 1° A1 de junho de 2015 às 15:56

    1- A ideologia presente na música do Cazuza é que as pessoas e às vezes, ele também se pegava na situação de deixar levar-se por opiniões ou gostos de terceiros, pelo simples fato de não colocar suas próprias escolhas em prática, mesmo com a ditadura militar acabando.
    2- Sim, cada vez mais a sociedade atual vem mostrando interesses exagerados na prática do consumo e do comércio, tornando as marcas e propagandas essenciais para esse ramo.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela Martins 1 ano A
    1) a ideologia apresentada é que naquela época os jovens buscavam expressar seus pensamentos e suas ideias, mas elas não eram respeitadas, nem mesmo ouvidas.
    2) Sim, a sociedade atualmente vem usando cada vez mais produtos de marcas conhecidas mundialmente, essas marcas são denominadas normalmente como as "melhores", assim aumentando cada vez mais suas redes de consumo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Matheus Carvalho-1ºC
    1)Uma ideologia de que cada um deveria ter sua própria opinião, porém, naquela época por conta da ditadura eles não tinham liberdade de expressão, por isso nas música na época eles se expressavam, mas de uma forma digamos assim "subliminar" para que o governo não descobrisse que estavam criticando ou expondo alguma opinião. Outra coisa interessante é que na época, a ideologia principal era "sex, drugs and rock'n roll'(sexo, drogas e rock'n roll).

    2)Tem, pois hoje a população tem sido manipulada pela mídia, por conta da jogada de marcketing, pois por todo lugar que andamos está repleto de outdoors e propagandas em massa que nos cercam e nos levam ao consumismo.

    ResponderExcluir
  9. Iury ferreira -1ºC
    1)Estabelecer as ideias de cada um,só que ninguém tinha a liberdade que hoje temos de expressar nossas opiniões
    2)Sim,retrata nosso consumismo exagerado de produtos e a globalização

    ResponderExcluir
  10. Izabela Arruda 1C
    1)Na interpretação da música, uma coisa se deixou bem clara na minha cabeça, que é o fato de naquela época, aqueles que tinham opniões diferentes, não apenas jovens, porém tendo eles como a maioria, gostariam de expressa-las, porém eles sabiam que ao dizer ao mundo sua opinião poderiam sofrer as consequências, principalmente por o mundo estar em momento delicado,o fim da Guerra Fria e a derrubada do muro de Berlim.
    2)Sim, hoje com a maioria do mundo capitalista, os humanos nunca estão satisfeitos, quando lança alguma novidade, algo mais moderno do que temos, a nossa vontade é de comprar,repor, mesmo que aquele que a gente tenha nem esteja precisando ser trocado, ou então as vezes ja temos o bastante,apenas pelo simples fato de querer ter, as vezes você nem precisa,mas o jeito em que fomos criados nos tornou "rotulados" , porém sempre queremos mais e mais, concordo com meu colega Matheus uma pura jogada de marketing pra nos tornar cada vez mais dependentes de coisas fúteis gerando um mundo consumista

    ResponderExcluir
  11. Maria Eduarda Sofia---1º A

    1- A ideologia apresentada no vídeo do Cazuza, mostrava a realidade daquela época, onde as pessoas não podiam expressar totalmente seus pensamentos, ideais, pois havia um regime militar.
    2- Sim, atualmente a sociedade vem tendo um consumo exagerado de produtos internacionais, acarretando cada vez mais o investimento em propagadas, aumentando o consumo de produtos mundialmente conhecidos.

    ResponderExcluir
  12. Maria Eduarda Lira 1° ano "A"
    1- A ideologia presente na música retrata o pensamento dos jovens na época do regime militar, tempo em que eles não tinham direito de expressão, e que a vontade de mudar não era respeitada pelos líderes.
    2- Sim, pois nos dias atuais a sociedade está "se afundando" em um mundo globalizado, e como mostra no curta as marcas estão tomando conta de tudo.

    ResponderExcluir
  13. Millena Andrade-1ºAno ''A''
    1-A)É que muitas pessoas tinha vontade de mostrar suas ideias, elas queria ter um mundo diferente e de mostrar coisas importantes.
    2-B)Sim, porque cada vez mais a sociedade vem mostrando coisas novas, que elas conseguem tudo e que elas pode consumir cada vez mais e nem sempre eles estão satisfeitos.

    ResponderExcluir
  14. Paloma Carvalho 1° B
    1- A ideologia mostrada na Musica do Cazuza e que muitos queriam expressar suas ideias porem não tinham espaço para expressar suas ideias na sociedade que poderiam ''mudar o mundo'' e até mesmo não se expressava por medo das consequências que poderiam vir. observavam tudo o que acontecia sem ao menos poder fazer algo para mudar tudo aquilo.
    2- Sim, no curta mostra a concorrência das empresas e a cada ano que se passa tem de a piorar, mostrando o consumismo das pessoas e estimular que elas consumam cada vez.

    ResponderExcluir
  15. 1- a) A ideologia presente no video do Cazuza, composição do Cazuza era que muitos tinham ideas pra melhorar o mundo mas nao tinham direito de expressão pra contesta no período militar.
    2- b) Sim, porque cada vez mais as pessoas estão comprando mais sem necessidade e mostra que as pessoas poderão acabar afundando no caso da animação o petróleo que e muito explorado hoje em dia.

    Mateus Mendes 1° ano A

    ResponderExcluir
  16. Eduarda Stephanie 1C

    1- A ideologia que o Cazuza mostra é que as pessoas pensavam e queriam ter um mundo diferente mas não faxiam nada pra isso pois tinham medo do que iria acontecer com elas e retrata tambem da época militar.

    2- sim, cada vez mais a sociedade atual visa muito interesses na prática do consumo e do comércio fazendo com que as pessoas sejam mais consumistas.

    ResponderExcluir
  17. Giovanna Duarte
    1° A
    1) A ideología que Cazuza apresenta, mostrar a vontade de mudar o mundo que nao vem sendo alcançada como desejado.
    2) Sim, as pessoas ultimamente tem gastado extremamente com essas marcas populares pelo mundo todo, o que nos torna uma sociedade consumista. O Brasil por exemplo vive uma realidade de sociedade americana.

    ResponderExcluir
  18. Yasmin di Paula
    1°D
    1-) A ideologia que Cazuza mostra o medo das pessoas tinham de se expressarem por saberem que não seriam ouvidas por causa de tantos problemas acontecendo, retrata também a vontade que elas tinham de mudar o mundo.
    2-)sim,esse vídeo retrata a diversidade de tantas empresas disputando por quem é a melhor e quem tem produtos melhores, hoje estamos repletos de propagandas de empresas tentando influenciar as pessoas as comprarem cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Alexandre Teles 1°D
    1)Tudo o que acontecia no Brasil, no mundo e principalmente na vida de Cazuza está em Ideologia. O garoto que queria mudar o mundo agora se vê frágil, diante de um país sem ideologia definida. A crise dos partidos políticos e a queda da ditadura militar aparece já nos primeiros versos da letra. Toda a ideologia pregada por Cazuza, como a de sexo, drogas e Rock n’ Roll vai por água abaixo, quando ele percebe que é impossível viver assim. As pessoas que Cazuza via como heróis agora foram deixados para trás e o garoto que sonhava em ser herói agora tem de conviver com uma das maiores doenças da década de 80, a AIDS. A queda do Muro de Berlim, um ano depois da música, provou que as ideologias realmente estavam mudando. O que mais chama atenção na letra da música é o verso “meu prazer agora é risco de vida”. Com esse verso, Cazuza, pela primeira vez, assume que a doença mexeu com a vida dele e que o sexo, que ele sempre declarou ser o maior prazer do mundo, não pode mais fazer parte de sua vida.Com a canção, Cazuza diz buscar uma ideologia, sem perceber que naquela obra estava sendo escrita uma ideologia. A ideologia crítica, que o consagrou como um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos.

    2)Sim, século XX está sendo marcada por uma profunda crise mundial.No setor empresarial isto pode tornar-se real, desde que as organizações se adaptem às exigências do tempo novo que começa a chegar.

    ResponderExcluir
  20. 1) A ideologia de Cazuza mostra claramente que as pessoas naquela época não podiam mostrar seus proprios ideais e defende-los.
    2) Sim. As marcas q sao citadas no video estao ficando cada vez mais famosas por conta do consumismo execivo da populacao.Queerendo ou nao todos nos usamos essas marcas sendo numa roupa ou em um alimento que voce esteja comendo.Pe4dro Vinicius 1° ano "C"

    ResponderExcluir
  21. 1- A ideologia que o Cazuza apresenta e que as pessoas que estudavam e queriam fazer a diferença, não conseguiam pois pessoas que não importavam com o Brasil estavam ocupando os cargos e influenciando a todos, e não ouvindo o lado do povo.
    2-Sim, pois as marcas mostradas são poderosas e ricas assim influenciando tudo e a todos como eles bem entendem.

    John Wesley Ferreira de Carvalho 1ºano "C"

    ResponderExcluir
  22. 1)naquela época as pessoas n podiam expressar seus ideais e nem defende_las.
    2)cada vez mais as pessoas vao usando essas marcas famosas mundialmente.
    Nathalia Fabricia 1¤ano "C"

    ResponderExcluir
  23. 1) a musica de Cazuza retrata que as pessoas principalmente jovens , queria expressar suas ideias e pensamentos , de forma que todos possam respeita-las e que tenha a chance de botar elas em pratica sem serem oprimidas
    2)sim , pois o que vivemos nos dias atuais e influenciado pelas marcas que manipulam e disputam entre si , nos fazendo ter um grande consumismo mostrando uma característica do capitalismo
    lucas cunha 1 ano " A"

    ResponderExcluir
  24. Gabriela A. Rodrigues do 1° ano C
    1- a musica retrata que tudo o que ele queria era se tornar era uma inspiração, mas ele perdeu tudo, ele se deixou levar pelos prazeres da vida e todos os ''herois'' que ele tinha sumiram para a morte ou doenças, as ideologias dele foram por agua abaixo porque a doença afetou muito na sua vida.
    2 - Tem sim, todos nos consumimos os produtos citados (pelo menos alguns) e influenciam bastante na sociedade

    ResponderExcluir
  25. Gabriela A. Rodrigues do 1° ano C
    1- a musica retrata que tudo o que ele queria era se tornar era uma inspiração, mas ele perdeu tudo, ele se deixou levar pelos prazeres da vida e todos os ''herois'' que ele tinha sumiram para a morte ou doenças, as ideologias dele foram por agua abaixo porque a doença afetou muito na sua vida.
    2 - Tem sim, todos nos consumimos os produtos citados (pelo menos alguns) e influenciam bastante na sociedade

    ResponderExcluir
  26. lucas teodoro de Souza santos 1C
    1-a musica dó cazuza mostra que seus herois morreram de overdose e seus inimidos agora tinha o poder...ele ficou em cima do muro porque ele não tinha a quem se espelhar pois ele se sentia e se via igual a eles.
    2-sim. a nossa sociedade atual e muito consumista e consumimos todas aquelas marcas citadas no logorama pela população atual

    ResponderExcluir
  27. AMANDA BEATRIZ 1C
    1-a ideologia de Cazuza parte de um principio de liberdade de expressão mesmo que essa liberdade tenha sido no momento de uma forte censura miliar do inicio da decáda de 80 aonde censurava-se a liberdade de pensamento.Porem ninguem nunca será capaz de censurar pensamentos por mais que sejam pensamentos tão absurdos e vazios como os de cazuza que dentre outras coisas mostra um herói morto por overdose.
    2-sim,tem tudo haver, pois a ideologia apresentada pelas principais marcas do mundo tem muito haver com o principio ideológico de que cada uma está correta e a outra tem as suas falhas e o que nós vemos hoje são diversas ideologias sejam financeiras,educacionais,e até mesmo religiosas demostrando que quem está certo são aqueles que pensam do mesmo modo.Portanto a ideologia é relativizada

    ResponderExcluir
  28. 1- Nesses versos, o poeta faz uma alusão entre partido politico e coração partido, mostrando o quão estava infeliz e insatisfeito com a atual politica do país, e o quanto se iludiu por acreditar na mudança da mesma.
    2- sim pois consumimos aquelas marcas que dizem ser "as mais queridinhas da população"

    ResponderExcluir
  29. 1- Nesses versos, o poeta faz uma alusão entre partido politico e coração partido, mostrando o quão estava infeliz e insatisfeito com a atual politica do país, e o quanto se iludiu por acreditar na mudança da mesma.
    2- sim pois consumimos aquelas marcas que dizem ser "as mais queridinhas da população"

    ResponderExcluir
  30. 1- Nesses versos, o poeta faz uma alusão entre partido politico e coração partido, mostrando o quão estava infeliz e insatisfeito com a atual politica do país, e o quanto se iludiu por acreditar na mudança da mesma.
    2- sim pois consumimos aquelas marcas que dizem ser "as mais queridinhas da população"

    ResponderExcluir
  31. 1- A música mostra a vontade das pessoas de transformar, mudar o mundo totalmente ,parte de um princípio de liberdade, a música retrata as vontades que ele tinha para o mundo. 2-Sim, a nossa sociedade é tomada de marcas famosas, que usamos no nosso dia a dia. Ana Luiza Novais 1 D

    ResponderExcluir
  32. 1) A ideologia na época, era o desejo das pessoas, principalmente dos jovens, de querer mudar o mundo e seguir as suas próprias ideias sem serem julgados pelo que eram ou faziam, pois era uma época cheia de proibições.
    2) Sim, a sociedade hoje em dia está cada vez mais influenciada pelo sistema capitalista, sempre querendo mais e isso acaba dominando o comportamento das pessoas.
    Brenda Raianny - 1º ano "D"

    ResponderExcluir
  33. Érika Moura 1°ano B

    01) A ideologia de Cazuza demonstra as diversas ideias, religiões e culturas, tendo na época o medo da liberdade de expressão que era repelida.
    02) SIM, ao passar dos anos a sociedade consumista tem influenciado cada vez mais o dia a dia das pessoa, há uma relação com a atual ideologia.

    ResponderExcluir
  34. Felipe Martins 1° ano D

    1) A ideologia naquela espoca , era o desejo de jovens principalmente , de tentar mudar o mundo e por em pratica suas ideias sem ninguém julga-los,pois eles eram muitos limitados por causa das proibições que eram muitas.
    2)Tem,a sociedade hoje está sendo muito influenciada pelo capitalismo,que sempre querem mais e mais e isso acaba mudando as pessoas.

    ResponderExcluir
  35. Kalline Kristina 1 D

    1- A ideologia que ele (cazuza) mostra é que as pessoas pensavam, e queriam ter um mundo diferente mas não faziam nada pra isso pois tinham medo do que iria acontecer com elas.

    2- sim, cada vez mais a sociedade atual visa muito interesses na prática do consumo e do comércio fazendo com que as pessoas sejam mais consumistas.

    ResponderExcluir
  36. 1) A ideologia que Cazuza retrata no vídeo é o desejo das pessoas de mudar o mundo com suas idéias, porém eles tinham receio de apresentar suas idéias e a sociedade não aceita-las.
    2) Sim, pois todas as marcas citadas tem uma grande influência na sociedade atual, fazendo com que a sociedade se torne cada vez mais consumista e tornando-a necessitada disso.

    Arthur Ramos - 1º "D"

    ResponderExcluir
  37. 1) A ideologia retratada no vídeo, mostra o estado da sociedade reprimida pelo regime militar. Jovens que tentavam expor suas ideias para tentar melhorar a sociedade, tanto politicamente como economicamente e culturalmente porem eles estavam ''sem voz'' na sociedade que era tão fechada para novas ideologias.
    2) Sim, A sociedade esta constantemente sendo influenciada por empresas ditas como ''melhores'' onde na verdade esta sempre tentando freneticamente induzir as pessoas a comprar algo que não precisam, porem o consumismo aumenta junto com a evolução tecnológica e isso e um grande ponto positivo para a economia capitalista continuar ganhando milhões por ano.

    Ana Manoela - 1°D

    ResponderExcluir
  38. 01- A ideologia presente na música de Cazuza mostra as várias idéias da pessoas naquela época não realizadas pôr causa do medo que sentiam do iria acontecer.
    02- SIM, pois as pessoas de hoje em dia tem sido enfluenciadas muita fácil, pois as marcas do curta-metragem são famosas no mundo inteiro e acabam fazendo a cabeça das pessoas, e isso faz com que as pessoas consumam esse produto.
    João Pedro 1°ano D

    ResponderExcluir
  39. 01- A ideologia presente na música de Cazuza mostra as várias idéias da pessoas naquela época não realizadas pôr causa do medo que sentiam do iria acontecer.
    02- SIM, pois as pessoas de hoje em dia tem sido enfluenciadas muita fácil, pois as marcas do curta-metragem são famosas no mundo inteiro e acabam fazendo a cabeça das pessoas, e isso faz com que as pessoas consumam esse produto.
    João Pedro 1°ano D

    ResponderExcluir
  40. 01- A ideologia presente na música de Cazuza mostra as várias idéias da pessoas naquela época não realizadas pôr causa do medo que sentiam do iria acontecer.
    02- SIM, pois as pessoas de hoje em dia tem sido enfluenciadas muita fácil, pois as marcas do curta-metragem são famosas no mundo inteiro e acabam fazendo a cabeça das pessoas, e isso faz com que as pessoas consumam esse produto.
    João Pedro 1°ano D

    ResponderExcluir
  41. 1-Essa letra é a cara de um país corrúpito…na época esa musica retratava a situção a crise em que o país estava atravessando e a insegurança diante de uma ditadura ridicula e a grande decepção de um jovem que vê rasgarem sua esperança seus sonhos e que derrepente não saber mais em quem acreditar, pois seu heroi destruido e seus inimigos estavam no poder e naquele momento precisava de algo novo , uma nova esperança …um motivo, uma ideologia que justificasse a vida …
    2-sim. Como as marcas são muito famosas e muito chamativas ao comércio, acaba que faz a mente do consumidor a consumir os produtos.
    Matheus sena 1°D

    ResponderExcluir
  42. 1-Essa letra é a cara de um país corrúpito…na época esa musica retratava a situção a crise em que o país estava atravessando e a insegurança diante de uma ditadura ridicula e a grande decepção de um jovem que vê rasgarem sua esperança seus sonhos e que derrepente não saber mais em quem acreditar, pois seu heroi destruido e seus inimigos estavam no poder e naquele momento precisava de algo novo , uma nova esperança …um motivo, uma ideologia que justificasse a vida …
    2-sim. Como as marcas são muito famosas e muito chamativas ao comércio, acaba que faz a mente do consumidor a consumir os produtos.
    Matheus sena 1°D

    ResponderExcluir
  43. Pedro Carvalhedo - 1º Ano 'D'.
    1) A música Ideologia composta por Cazuza e Roberto Frejat fala sobre os jovens da época que foi composta (1988), e mais especificamente sobre o próprio Cazuza que em toda a sua vida ele quis ser o “garoto que queria mudar o mundo” deixá-lo diferente, com igualdade, mas agora seus sonhos do passado estavam partindo.
    2)Sim. O consumismo comtemporâneo é composto pela massa não compactuante das ideias de uma sobrevivência estudada e baseada em pensamentos e diretrizes ecônomicas estáveis. Poderia-se dizer até que ignorante, já que a massa, em específico, consumidora usa e abusa de frivolidades que a mídia transmite para uma suposta qualidade de vida entre aspas, melhor, mas que de bom nada possui. Afetando tanto indivíduos de classe econômica favorecida como os de posição inferior, o descontrolado consumo causa diversos problemas. Mentais, emocionais e inclusive sociais, sem mencionar o financeiro. Obviamente, há no meio da população alguns que se destacam pela sabedoria na hora de manusear o seu suado dinheiro, o que, deploravelmente, é a mais clara e pura verdade.

    ResponderExcluir
  44. 1- A música fala sobre jovens que tentam mudar o país, pessoas que ainda têm a ilusão de que tudo vai melhorar.
    2- Sim, o consumo das pessoas atualmente aumenta cada vez mais, principalmente com marcas famosas, fazendo as pessoas gastarem dinheiro que as vezes não têm para obter tal objetos.
    Alyssia Pereira 3º ano B

    ResponderExcluir
  45. Casino site in the UK. Sign up now and play with £10 free bonus
    Live casino with our selection of the leading UK online casinos. Sign up now and play with £10 free 카지노사이트luckclub bonus!

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson