Direitos Humanos - reflexão com texto e vídeos.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Direitos Humanos


A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 10 de dezembro de 1948 pela ONU, com o objetivo de proporcionar o diálogo entre os países e impedir conflitos entre eles por questões políticas, econômicas ou culturais, além de proteger indivíduos e coletividades humanas em situação de vulnerabilidade.
Os direitos humanos são valores universais e inegociáveis, que visam o respeito mútuo em detrimento dos privilégios restritos a determinados grupos. Por isso, não devem ser pensados como benefícios particulares ou privilégios de grupos elitizados.
A simples declaração de um direito não faz com que ele seja necessariamente implementado na prática, mas abre espaço para sua reivindicação. Neste sentido, uma das contribuições básicas dos direitos humanos é o fato de estabelecerem que a injustiça e a desigualdade são intoleráveis.


É preciso perceber que os indivíduos não são apenas beneficiários no processo histórico de afirmação dos direitos humanos, mas também seus autores e os responsáveis por reivindicar sua garantia. Todas as conquistas relacionadas aos direitos humanos são resultado de processos históricos, fruto das mobilizações e demandas da população.

Leiam os artigos da Declaração dos Direitos Humanos transcritos abaixo:
Artigo I: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Artigo II: Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Artigo III: Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo IV: Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo V: Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
Artigo VI: Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.
Artigo VII: Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Artigo VIII: Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
Artigo IX: Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Artigo X: Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
Fonte:MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Declaração Universal dos Direitos Humanos.





Bons estudos - Prof.: Alberto Ribeiro

Tendo como base as discussões sobre Direitos Humanos realizadas no capítulo o texto acima e os vídeos, responda no caderno as seguintes questões:

    1)   Apresente uma definição de Direitos Humanos.
    2) Dê exemplos de grupos brasileiros que reivindicam questões que se assemelham aos Direitos Humanos.
    3)   Numa sociedade livre, as discordâncias são importantes? Por quê?
    4)   Se todas as pessoas são iguais por natureza, por que há tanta desigualdade no planeta?


Deixe abaixo (nos comentários) sua opinião sobre a importância da existência da Declaração dos Direitos Humanos.

31 comments:

  1. 1) São direitos do Homem. Direitos de igualdade, a liberdade, a dignidade, etc.
    2) índios, pois governos veta muitos direitos deles
    3) Sim, para haver mudanças, analisar os pontos positivos e negativos, para o melhor favorecimento do homem na sociedade.
    4) A questão é entre etnias, culturas, pais, etc.
    Heloísa Inácio 3º B

    ResponderExcluir
  2. 1) Direitos Humanos são os direitos que todos os indivíduos possuem ao nascerem. Todos nascem iguais e livres perante a lei. Possuem direitos de igualdade, liberdade, vida, não submissão à escravização, entre outros.
    2) Os grupos indígenas que reivindicam principalmente em relação à sua liberdade de expressão e a questão fundiária , o grupo Tortura Nunca Mais de apoio aos direitos humanos com a luta dos familiares dos mortos, desaparecidos e torturados políticos durante o período do regime militar implantado no Brasil em 1964.
    3) Sim, pois sem elas não se pode acompanhar os pontos principais de conflito entre os povos, desse modo ajuda nas decisões tanto éticas como morais pois cada um possui uma opinião diferente dentro de uma sociedade. O que pode ser certo para um pode não ser para outro.
    4) As pessoas são iguais perante a lei, porém isso não é certo de fato. Todos podem até mesmo nascerem iguais por natureza, porém são criadas de modos diferentes, tendo sua escolha de religião, sexualidade, estilo musical, entre outros, sem contar também com a diferença de culturas entre os diversos países do mundo.
    Carolinne Distretti 3ºB

    ResponderExcluir
  3. 1) Direitos de igualdade,liberdade...
    2) Os povos indígenas.
    3) Sim, ajuda nas decisões éticas , onde cada pessoa possui uma opinião na sociedade
    4) A questão é entre etnias, e o preconceito.
    Ketlhen Ferreira 3º B

    ResponderExcluir
  4. 1) São os direitos que cada ser humano nasce tendo.
    2) Os indígenas.
    3)Sim,para que a sociedade funcione.
    4)Porque mesmo as pessoas sendo todas iguais, elas acham que só por ter cor,raça ou nacionalidade diferentes podem tratar ao próximo com inferioridade.

    Para mim a importância dos direitos humanos é estrema pois sem eles não caminharemos para uma sociedade mais igualitária
    Milena Cunha 3° A

    ResponderExcluir
  5. 1- Direitos humanos são os direitos que todo homem tem, de igualdade perante a lei, sem nenhuma discriminação quanto a raça, cor, religião, etc. São direitos dados igualmente a todos.
    2- Os índios, pois aparentemente pelo que vemos eles manifestarem é por falta de tratamento igualitário, não receberem o mesmo que as outras pessoas.
    3- Sim, muito. Porque a opinião da sociedade é muito importante e as discordâncias entre uma e outra opinião são necessárias para visar o lado positivo e negativo da situação e tomar uma decisão que afetara toda a população.
    4- Pois existe o preconceito. Ele vem da maioria das pessoas onde muitas vezes um indivíduo não aceita a escolha do outro.

    Sabrina Costa 3ºA

    ResponderExcluir
  6. 1-Direitos Humanos são os direitos que todas as pessoas tem ,independentemente da cor,raça,sexo,religião...
    As pessoas são livres para fazer parte de tal religião,ou de não concordar com um certo governo e questionar sem sofrer nada,ou de ter uma vida digna,ou seja,são livres para viver.
    2-Um exemplo de grupos que reivindicam questões dos Direitos Humanos seriam os indígenas ,pois muitos dos direitos deles não são respeitados.Um desses direitos desrespeitados é a questão das terras ,pois eles vivem da mata ,dos rios,de tudo o que natureza os oferecem , e muitos não respeitam isso e acabem destruindo os meios de sobrevivência dos índios,poluindo rios e desmatando as florestas.
    3-A discórdia é boa até um certo ponto. Ela é boa no sentido de mostrar que cada um de nós tem uma opinião própria,uma forma de pensar, e ela passa a ser ruim a partir do momento em que essa discórdia tira a liberdade e a vida de alguém.
    4-Há tanta desigualdade no planeta porque as pessoas são egoístas e não respeitam ao próximo,não tem amor . A igualdade entre todos só vale perante a lei , mais isso não acontece de verdade pois em quanto há pessoas fartas de comida , há outras que morrem por falta dela,em quanto há pessoas que tem uma vida confortável , há outras que tem uma vida precária.Se há uma lei dizendo que todos nós seres humanos somos iguais e temos os mesmos direitos ela deveria sair do papel e ser praticada.
    Marina Ramos 2°ano B

    ResponderExcluir
  7. 1)Os Diretos humanos significa que todo o ser humano tem liberdade de expressão,independentemente do sexo,cor ,estética,religião em fim todos nós somos iguais.
    2) Os povos indígenas, reivindicam não só nas questões de liberdade de expressão e mais também na questão de igualdade e principalmente de dignidade no minimo que eles devem ter.
    3) Sim,são muito importantes,com isso a sociedade vai impor a sua opinião seja ela positivas ou negativas.
    4)Pois o principal fator é o preconceito,ha pessoas que não respeita o individuo do jeito que ele é seja raça,etnia,cultura,país entre outros e também ha pessoas falsas e manipuladoras e com isso influencia na formação de qualquer sociedade .Mariana Ramos 2°B.

    ResponderExcluir
  8. 1) Os Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos, e tem a ideia de liberdade de expressão e a igualdade perante a lei.
    2) Os indígenas, pois são desrespeitados e também não são tratados de forma igualitária.
    3) Sim, para poder tomar decisões que ajudem a melhorar o funcionamento da sociedade.
    4) Pois o preconceito ainda existe, e o fato de algumas pessoas não aceitarem e respeitarem as opiniões das outras, a desigualdade pode continuar a ser um grande problema.
    Luiza Andrade 3"A"

    ResponderExcluir
  9. 1)É quando o povo tem direito a escolher sua religião, ter liberdade de escolhas, ser respeitados perante a lei.
    2 ) Os indígenas, pois querem ter os seus direitos em nossa sociedade é conquistar seu espaço novamente.
    3) Sim, para poder haver discussões e melhorar a situação das cidades.
    4)As pessoas não conseguem aceitar as outras pois sempre tem algo errado por mais que esteja certa a atitude da outra pessoa e há descriminação.
    Jessica Cecília 3"A"

    ResponderExcluir
  10. 1)São os direitos que nascem com todos, e não importa a cor, a religião, a naturalidade etc.
    2)Um grupo que busca essa igualdade são os indigenas.
    3)A divergência de opinião ajuda a criação de debates em busca da melhor alternativa para todos.
    4) Apesar dos direitos humanos incentivar a igualdade, ele não é uma lei, e algumas pessoas cometem o preconceito.
    Stefany Joaquina Sousa Farias, 2 ano C

    ResponderExcluir
  11. 1) São direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de cor, religião, nacionalidade e etc.
    2) Os povos Indígenas
    3) Sim, pois e necessário que todos possam expressar suas ideias para assim termos uma sociedade melhor.
    4) Porque o ser humano busca ser sempre melhor que o outro e busca isso a todo custo, com preconceito e discriminações tentam diminuir o próximo e assim ser sentir maior.

    Nathan Reis de Morais Ramon, 2° "A"

    ResponderExcluir
  12. 1)Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.
    2) Os grupos indígenas que reivindicam a sua liberdade e a questão fundiária.
    3) Sim, por que assim cada um tem sua própria opinião na sociedade
    4) Por que o planeta vive de preconceito, onde um indivíduo não aceita o outro por ele ser diferente da sociedade.
    Guilherme Porto 2 "C"

    ResponderExcluir
  13. 1- Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

    2-Os índios buscam assemelhar os direitos humanos.

    3-Sim, pois se a sociedade e livre devem se expressar e assim gerando discursos onde possam chegar a uma conclusão juntos e terem uma socialização melhor.

    4- Pois as pessoas não se importam mais uns com os outros só enxergam a si próprio não levanta a cabeça para ver o que ocorre em sua volta assim vai se formando uma massa alienada e todos estão egoístas! Uns manipuladores, falsos que não tão nem aí para o próximo! O mundo precisa de justiça.

    Rodrigo Vinícius Pereira de Araújo 2º ''C''

    ResponderExcluir
  14. 1-Direitos humanos nada mais é que um conjunto de leis e normas para a convivencia e o bem estar de todos em uma sociedade.

    2-Os povos indígenas, por que eles querem ter os seus direitos em nossa sociedade e conquistar o espaço novamente.

    3- Sim,pois a sociedade é livre para expressar sua opinião,e gerar discursos que possa ter uma conclusão melhor da sociedade

    4- Porque o ser humano quer ser sempre melhor do que o outro e também existe muito preconceito na sociedade Brasileira.

    Mariângela Carla
    2º ano B

    ResponderExcluir
  15. 1- Foi um direito conquistado pelo povo ao longo da historia,e um direto universal livre de excluir qualquer individuo por causa da cor, sexo, religião, etc.Os Direitos Humanos tem o objetivo de trazer paz e igualdade.
    2-Os indígenas. A principal reivindicação e a questão fundiária , mas a discriminação, saúde, educação e justiça são outros problemas importantes a serem resolvidos.
    3- Sim, em uma sociedade livre, cada cidadão tem o direito de se expressar e pensar da forma que quiser, o ato de discordar pode ser bom para chegarmos em um plano onde englobe todos e sem discriminação igual os Direitos Humanos.
    4-Pois infelizmente as pessoas querem ser melhores do que as outras, só pensam em si.

    João Gilberto Dos Santos Leal 2º ano C

    ResponderExcluir
  16. 1-Direitos Humanos são os direitos básicos de qualquer ser humano.

    2-Os índios que estão constantemente sendo oprimidos e injustiçados.

    3-Sim, pois em uma sociedade livre as discordâncias muitas vezes são opiniões opostas e estas opiniões podem ser tanto em uma conversa do dia a dia como em uma decisão politica com relação a uma lei ou ao futuro do pais.

    4-Pois desda escrevidão é assim pessoas acham que são melhores que as outras e querem passar por cima, muitas vezes quem sai prejudicado neste exemplo é o pobre que devido a sua criação social é julgado como "lixo".

    Matheus Fonseca Silva 2º ano C

    ResponderExcluir
  17. 1) Os Direitos Humanos são universais. Todo indivíduo dentro da sociedade de qualquer classe social, cor, cultura, religião e ideologias são iguais perante a lei. Todo ser humano tem plenos poderes para exigir cada um desses direitos, pois eles são igualitários, inegociáveis e conferem a mínima proteção que cada um de nós deve ter por direito.
    2) Os indígenas são um exemplo de um grupo brasileiro que reivindica os Direitos humanos. Os índios estavam presentes aqui no Brasil antes da criação do Estado, entretanto como atualmente são minoria, têm sido tratados como pessoas a parte. O que eles mais contestam é a questão fundiária, pois nesse ponto são extremamente desrespeitados já que constantemente veem suas terras sendo exploradas sem nenhuma consulta prévia. Porém, existem várias outras questões que evidenciam a falta de igualdade entre os índios e os demais cidadãos brasileiros.
    3) Sim, pois se os Direitos Humanos nos garantem a liberdade de expressão, as diferentes opiniões devem ser respeitadas. As discordâncias dentro da sociedade nos fazem enxergar os dois lados da história e desse modo podemos analisar aquilo que de fato é correto.
    4) Porque infelizmente ainda existem pessoas que se julgam superiores,sendo assim não se importam com as dificuldades que os mais desfavorecidas enfrentam diariamente. Essa situação só irá obter uma solução quando a igualdade prevista nos Direitos Humanos sair propriamente da lei e passar a existir na consciência humana, desse modo ninguém seria discriminado, mesmo que não seja possível existir uma sociedade exatamente igual, pois cada ser humano é incrivelmente único.
    Sara Vasconcelos Mendes 2° ano C

    ResponderExcluir
  18. 1) Direitos de igualdade,liberdade...
    2) Os indígenas.
    3) Sim, são muito importantes, com isso a sociedade vai impor a sua opinião seja ela positivas ou negativas, e a sociedade vai conseguir se esclarecer vendo seu proprio erro.
    4) Apesar dos direitos humanos incentivar a igualdade, ele não é uma lei, e algumas pessoas cometem o preconceito, e isso acaba gerando conflitos.
    Paulo José 2° ano "B"

    ResponderExcluir
  19. 1) Os direitos humanos são um conjunto de normas que protegem os indivíduos da sociedade global, sejam eles como forem, gerando uma ideia de paz, justiça e igualdade entre todos.
    2) Os indígenas, que foram oprimidos pelos colonizadores no século 15 e que até hoje sofrem com a miscigenação cultural que ocorreu, eles buscam cada vez mais preservar seus valores, seus costumes e seus ideais.
    3) Sim, pois são idéias diferentes que geram novos pontos de vista. É necessário tentar olhar uma situação de todos os pontos de vista possível, para que a lei não sirva somente para uma pessoa/ou grupo.
    4) Porque por mais que sejamos todos iguais, e temos a mesma importância no mundo, algumas pessoas se tomam pelo poder, ambição, inveja, etc. Fazendo com que elas gerem pensamentos errôneos que distorcem a realidade e tornam simples pessoas corrompidas em seres superiores cheios de razão.

    Pedro H Torres 2° ano C

    ResponderExcluir
  20. 1) São direitos inerentes a todos os seres humanos independente de raça, cor, etnia.
    2) Os povos indígenas, que colonizadores não os respeitaram, escravizando muitos e ferindo os direitos civis deles.
    3) Sim, pois se houvesse apenas uma razão não seria algo bom para todos, ocorreria uma discórdia de valores e a sociedade na qual se apresenta não seria bem evoluída por se ater a apenas um ponto de vista ou uma só ideia
    4) Pois os mais espertos e inteligentes evoluíram, com a necessidade e com a procura de inovações, e também tem os outros que não buscam essas inovações, os mais espertos vão em cima dos menos evoluídos e se aproveitam deles de várias formas causando diversos problemas incluindo a desigualdade.
    Kristopher Klava 2º "C"

    ResponderExcluir
  21. 1)São direitos que todos os seres humanos possuem, como: direito a vida, direito a liberdade e direito a segurança pessoal; E todas as pessoas são iguais perante a lei.
    2)Os povos indígenas, que lutam para ter seus direitos respeitados e garantidos.
    3)Sim, pois é a partir delas que se originam discussões sobre temas importantes,para tentar proporcionar uma melhoria de vida para todos.
    4)Porque o ser humano ainda é muito egoísta e preconceituoso,pensa somente em seu próprio bem, e não pensam de forma coletiva.
    Raniele S. Cardoso, 3º Ano ''B''

    ResponderExcluir
  22. 1) São os direitos que garantem o respeito e a dignidade do ser humano.
    2) "A Marcha das Vadias" - O movimento busca o direito a igualdade e o direito de igualdade;
    3) Sim, pois mostra o direito de divergência a opinião.
    4) Porque é uma condição social e não natural.

    Júlia Lima. 3º Ano "B"

    ResponderExcluir
  23. 1- São os direitos básicos que o ser humano possue apenas por ser uma pessoa. Para preservar sua moral e dignidade. Assegurar sua segurança pessoal, liberdade de expressão e até mesmo a sua vida.
    2- Os índigenas, pois eles ainda buscam preservar o que resta de sua cultura que foi desfalcada com a cultura européia. Os direitos humanos nos garante inclusão independente da cultura e raça, muitos índios ainda vivem excluídos e lutam para obter respeito e garantir a permanência de suas crenças e rituais.
    3-Sim, pois mesmo possuindo direitos iguais somos todos diferentes, possuimos pontos de vistas e opniões que se alternam e contradizem . Respeitar as opniões que divergem a sua faz parte de uma convivência em sociedade, é saudável e evita conflitos. Quando as opniões, mesmo diferentes, são analisadas e se consegue um meio termo entre os interlocutores, é possível alcançar um objetivo e progredir.
    4- Vinhemos infelizmente de um passado marcado por discriminações, escravidão e guerras. Em que uma nação dominava a outra, apenas pela cor da pele ou nacionalidade. Esse passado deixou marcas em nossa sociedade. Algumas pessoas ainda agem como se estivessem no século passado, quando os direitos humanos não estavam em vigor, assim surgiu o racismo, xenofobia, homofobia... e muitos outros que causam danos a moral, integridade e repulsa. Além, é claro, das desigualdades causadas pelo "progresso". Desigualdades financeiras onde a renda se concentra nas mãos de poucos e a miséria nas mãos de muitos.
    Laura Fagundes 2º C

    ResponderExcluir
  24. 1) São os direitos que o homem possue, como liberdade de expressão, o direito ao trabalho, educação entre outros. Com o objetivo de promover o respeito mútuo.
    2) Os índios.
    3) Sim, pois em uma sociedade existe vários pontos de vista diferentes e para ter uma convivência amigável é preciso saber respeito á todos. E com a análise desses pontos há um melhoramento, mudanças para construir uma sociedade melhor.
    4) Devido a cultura de cada país, política, economia e as diferentes classes sociais.
    Bruna Grasiele 2ºC

    ResponderExcluir
  25. 1)Os direitos humanos são direitos de todos os seres humanos, independente de raça, sexo, religião ou qualquer outra condição.
    2)Os povos indígenas que reivindicaram pela sua liberdade e igualdade.
    3)Sim, pois em uma sociedade livre os cidadãos tem direito a liberdade de expressão, e como todos nós sabemos cada um tem a sua opinião, então sempre haverá discordâncias, tanto positivas quanto negativas.
    4)Porque as pessoas querem ser melhores do que as outras.
    Dara Teles Moreira 2ºano"C"

    ResponderExcluir
  26. 1- Direitos humanos são direitos que todo e qualquer cidadão obtém, contendo a liberdade de expressão, direito a trabalho, protestos, ...
    2- O povo indígena.
    3- Sim, pois uma sociedade com vários pontos de vistas diferentes, o governo acaba analisando as opiniões do povo, podendo chegar a uma melhoria na sociedade.
    4- Porque, por há a questão do preconceito racial, religioso, cultural, e a grande maioria não conhece os seus direitos perante a lei.
    Alyssia Pereira 3º ano B

    ResponderExcluir
  27. 1) Direitos que todo homem tem. Independente se é homem ou mulher, negro ou branco. Direitos básicos como liberdade de expressão, trabalho, saúde e educação.
    2) Os índios.
    3) Sim. Em uma sociedade obviamente as pessoas terão pontos de vista diferentes umas das outras. Quando opiniões diferentes são analisadas pode-se chegar a um meio termo que seja aceitável por ambas as partes.
    4) Todos nós somos iguais perante a lei. Porém, o ser humano por si só já tem o desejo de ser melhor que o próximo, isso explica, por exemplo, o preconceito racial. Culturas diferentes originam povos diferentes.
    Maria Klara. 2º "A"

    ResponderExcluir
  28. 1- É um direito que todo homem tem, más também um conjunto de princípios morais e normais sobre o comportamento humano, que serve de base para a criação de leis nacionais e internacionais.
    2-Os Índios
    3-Sim. Pois cada um tendo um ponto de vista diferente , sendo bem avaliados ,podem chegar em acordos , que podem trazer melhorias para nós mesmo.
    4-Nós seres humanos podemos ser iguais perante a lei, más porem somos completamente diferentes , pessamentos , atitudes , por essas causas acaba acontesendo o racismo , a desvalorização cultural e entre outras coisas.
    Camila de Oliveira 2°A

    ResponderExcluir
  29. 1-Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
    2-povos indígenas. As reivindicações dos povos indígenas são justas, pois se fundamentam nos direitos que possuem, como pessoas, como cidadãos e como povos diferenciados. Para a superação da violência, eles exigem a garantia da terra, da dignidade, da justiça e de um atendimento respeitoso e adequado. Nos caminhos traçados em suas lutas, os índios questionam não apenas a política indigenista, mas a base de toda a política que coloca em segundo plano o bem estar da pessoa humana.
    3-sim, pois cada um tem seu direito de concordar ou não com os outros, também se as pessoas que descordam com algo, poderá ate chegar em uma conclusão melhor para todo mundo.
    4-Quem se esforça e corre na frente do prejuízo vence outro exemplo é o estudo quem estuda alcança o horizonte e, existe os oportunista que segura as oportunidades quando aparece.Os corruptos que se apodera do que não lhe pertence..
    pra simplificar tudo isso acontece porque somos egoístas.....e não pensamos no nosso próximo como nós mesmos.
    Gabriel Soares 2º A

    ResponderExcluir
  30. 1-São os direitos que o homem possui,independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
    2-Os índios, pois eles manifestam é por falta de tratamento igualitário, não recebem o mesmo que as outras pessoas de outras etnias.
    3-Sim, pois a opinião da sociedade é importante e as discordâncias entre uma e outra são necessárias para visar o lado positivo e negativo da situação.
    4-Porque o ser humano ainda possui a característica de ser egoísta e preconceituoso,pensa somente em seu próprio bem, e não pensam em uma forma coletiva.
    Carlos Henryque 3º "A"

    ResponderExcluir
  31. 1)São os direitos que toda pessoa possui em meio a uma sociedade,independente de raça,cor ou religião,direitos dados como a liberdade de expressão,trabalho,saude educação.

    2) Os povos indígenas,ja que vemos os mesmos sempre em busca de direitos e desejando ser reconhecidos em meio a sociedade exigindo respeito,tratamentos iguais e aceitações em meio a sociedade.

    3)Sim discordâncias são muito importantes com elas é possível se ter um diálogo ate que se forme uma solução necessária para o problema,uma sociedade com opiniões iguais e sem constestamento não chegam a lugar algum.

    4) Desigualdades são existentes pois o mundo em que vivemos é um mundo extremamente capitalista,aonde o foco esta mais relacionado a dinheiro do que as necessidades humanas,os direitos básicos que todo ser humano deve ter. As pessoas estão focando mais em si próprias e esquecendo o que esta em sua volta,problemas considerados banais são vistos como um nada na vista de quem é egoísta.
    Nathaly Chrisley 2"B"

    ResponderExcluir

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson