ENEM 2015 - Inscrições até 5 de junho!

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Dados para a Inscrição Enem 2015

Na hora de fazer a inscrição, tenha a mão seu RG e seu CPF. Você também vai precisar informar a escola onde estuda ou onde concluiu o Ensino Médio.
A taxa de inscrições subiu para R$ 63,00, e o prazo para pagamento termina às 21 horas e 59 minutos do dia 10 de junho.  Alunos do 3º ano matriculados em Escolas Públicas não pagam. As provas estão confirmadas para os dias 24 e 25 de outubro.
O Enem é ‘um caminho de oportunidades: abre portas para vagas no Sisu, Prouni, Pronatec e Ciência Sem Fronteiras.

Todos podem se inscrever no Enem 2015. Não há limite de idade e nem pré-requisito de escolaridade!

Muita gente pensa que ‘só pode fazer o Enem’ quem está terminando o Ensino Médio, ou quem já terminou e tem mais de 18 anos. Mas não é nada disso. Não há limite de idade. Todos que fizerem a inscrição podem fazer a prova.
Embora o exame se destine para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio em 2015, estudantes que ainda estão no 1º ou 2º anos do ensino médio também podem participar como “treineiros”. Quem faz supletivo e quem concluiu o ensino médio antes de 2015 também. Mesmo que não concluiu o ensino médio, mas estudou e quer formalizar os seus conhecimentos, pode participar e obter através do Enem o certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Veja os passos para inscrição:
Click neste link e faça a inscrição - http://enem.inep.gov.br/participante/#/inscricao
Passo 1 – CPF
Digitar o seu número de CPF, de Cadastro de Pessoas Físicas, e a sua data de nascimento. Em seguida, clique na figura que corresponde à palavra-chave. Se estiver com dificuldades, acionando o comando de voz, você responde a uma simples pergunta.
Passo 2 – Dados pessoais, Endereço e Contato
Primeiro, os dados pessoais básicos: Carteira de Identidade, o nome da sua mãe, seus dados de sexo, nacionalidade e naturalidade.
Em seguida, acrescente o seu endereço: digite o seu CEP e o preenchimento dos dados seguintes será automático, restando preencher apenas número e complemento.
Por fim, nesta etapa, forneça os seus dados de contato: telefone fixo, celular e e-mail. É muito importante fornecer os dados corretos, pois em caso de perda de senha, as instruções para recuperação são enviadas para você através de SMS. Para outras informações o Enem se comunicará com você via e-mail.
Dê uma olhadinha, está tudo certo, clique em próximo.
Passo 3 –  Cadastro de senha
É o momento de definir qual será a senha que você usará para acessar o seu cadastro no Enem 2015. A senha deve conter de 6 a 10 caracteres, podendo utilizar somente letras e números com distinção de maiúsculas ou minúsculas.
Em seguida, defina uma pergunta de segurança com uma resposta secreta. Escolha bem esses dados, pois, caso você perca a sua senha, deverá fornecer estas informações para autenticar a sua requisição de recuperação de senha.
Passo 4 – Atendimento especializado
Responda se você precisa de algum atendimento especializado, ou seja, se você possui alguma deficiência ou condição que afete a realização da sua prova.
Em seguida, responda se precisará, no momento da realização da prova, de algum atendimento específico, é o caso de gestantes, lactantes, idosos, pessoas com recomendações médicas ou guardadores de sábados por convicções religiosas.
Passo 5 – Confirmar os dados
É uma parada de segurança, um pit stop para você conferir todos os dados pessoais. Estando tudo certo, clique em próximo. Se precisar corrigir algum dado, clique em anterior até alcançar o formulário desejado, fazer a alteração e prosseguir até encontrar novamente esta tela.
Passo 6 – Escolha do idioma estrangeiro e da cidade de realização da prova
Você vai de Inglês ou de Espanhol para as questões de língua estrangeira na prova do Enem?
Nesta página você também escolhe a cidade onde vai realizar a prova.
Passo 7 – Confirmar cidade e língua estrangeira
Outra parada de segurança, para você confirmar ou corrigir os dados já depositados. Se estiver tudo certo, é clicar em próximo, e prosseguir.
Passo 8 – Dados do Ensino Médio
Informe se você está concluindo o Ensino Médio em 2015, se já concluiu em anos anteriores, ou se ainda não chegou lá, e está fazendo o Enem só para treinar e ver como é a prova. Treineiros podem sim fazer o Exame quantas vezes quiserem!
Este ano, para os candidatos com mais de 18 anos e que ainda não concluíram o Ensino Médio, é possível obter a certificação de conclusão. Basta marcar a segunda opção (estou cursando o ensino médio) ou a terceira opção (não estou cursando e não concluí o ensino médio) para marcar se você deseja ou não obter a Certificação do Ensino Médio.
Passo 9 – Confirmação de autenticidade dos dados fornecidos
Marque única caixinha ao lado da mensagem do mal onde você confirma que todas as informações que você forneceu são exatas e reais. Nada de mentir, galera, o risco é ser desclassificado do Enem!
Passo 10 –  Informações Socioeconômicas dos candidatos ao Enem 2015:
Informe certinho seus dados pessoais e familiares de renda, escolaridade, moradia e etc. É por ai que o MEC produz a fotografia anual dos candidatos do Enem.
Passo 11 – Confirmação dos dados da Inscrição no Enem 2015:
O Sistema vai gerar o seu número de inscrição no Enem 2015. Anote. Vai confirmar seus dados gerais, e com o seu OK, finaliza o processo gerando uma Guia de Pagamento, um boleto, com a taxa do Enem (R$ 63,00).  O Cartão de Inscrição com seus dados será encaminhado para o seu e-mail e você deverá imprimir.
Passo 12 – Solicitar isenção da taxa de inscrições:
Se você estiver incluído em alguma das categorias de ‘carência’ que o sistema apresentar para pedir isenção da taxa, a hora será nesta última tela.
Mais informações no blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/inscricao-enem-2015/