Quem Somos

O Liceu Filosofia - Questões e textos de Filosofia/Sociologia

é fruto da experiência docente dos professores Alberto Ribeiro e Adeir Ferreira. Ambos possuem formação acadêmica em Filosofia e atuam na área há mais de dez anos.


Justificativa:

Contexto
No Brasil a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e de Sociologia no Ensino Médio é muito recente. O Ensino Médio enquanto etapa formativa está lapidando sua identidade entre o objetivo do Ensino Fundamental e o do Ensino Superior, enquanto que a sua própria identidade ainda margeia em definições díspares. Além disso, há regiões no Brasil, como por exemplo, o Distrito Federal, cuja organização das disciplinas têm ganhado o modelo de semestralidade (condensação do ano letivo no semestre), isso implica no modo de preparo das aulas que têm avolumado conteúdo anual em apenas dois bimestres.

Dado o contexto, tanto os profissionais da área, quanto as instituições de ensino e de formação têm expandido a demanda filosófica/sociológica a nível de produção de material didático, dos paradidáticos e de pesquisa. No entanto, mesmo mediante a crescente empreita nos deparamos com uma prática de ensino para as massas, a qual requer um instrumento objetivante que seja capaz de aferir a produtividade conteudística de um grande número de alunos, e dentro de prazos predefinidos.
No pensamento de Sílvio Gallo (filósofo) o caráter reflexivo no ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio https://www.youtube.com/watch?v=pplM0Lj0xao seria o ideal para o efeito esperado dessas disciplinas. No entanto a avaliação reflexivo-oral e ou discursiva demanda adaptabilidades instrumentais que tendem a gravitar entre a subjetividade e a objetividade. Critérios esses nem sempre empregáveis aos procedimentos filosóficos para as massas, e para um público cada vez menos heurístico. Concordamos em parte com Gallo, pois o Liceu Filosofia entende também que a objetividade confere caráter disciplinador de leitura, de pesquisa, de ocupação prática, de uniformidade para um público que está em fase de aquisição de pré-requisitos intelectivos. Quesitos esses indispensáveis para a aquisição da cultura reflexiva. A priori, não importa a ordem, reflexão ou objetividade, ambas compõe e plenificam o filosofar.
E já por um segundo prisma, o alunado tem maximizado seus estudos recorrendo às fontes auxiliares, cuja imediaticidade procedimental não confere plena confiabilidade e garantia ao processo racional.


Objetivo Geral:

O objetivo desse trabalho é oferecer - ainda que simploriamente -, questões elaboradas à luz dos principais livros didáticos e dos diversos temas de Filosofia/Sociologia em elementos práticos para induzir o raciocínio, a pesquisa, a leitura e a síntese de textos Filosóficos/Sociológicos, por ora complexos, extensos e densos.

Objetivos Específicos:
  • Apoio aos professores ao disponibilizar banco de questões (exercícios e provas), como também alguns textos e sugestões de filmes e documentários.
  • Expandir e enriquecer as experiências avaliativas e laborais em Filosofia e Sociologia.
  • Apoio aos estudantes disponibilizando banco de questões (exercícios e provas) e textos.



O Liceu Filosofia dá as boas vindas a todos os interessados em mergulhar nesse convidativo banquete.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson