tag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post6251078220437963712..comments2023-02-28T02:39:17.993-08:00Comments on Liceu Filosofia: Século das LuzesLiceu Filosofiahttp://www.blogger.com/profile/04515454507653652291noreply@blogger.comBlogger39125tag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-79854003556122477282016-09-10T20:19:40.620-07:002016-09-10T20:19:40.620-07:00Kant A moral
vida e obra :
Kant passou toda a su...Kant A moral<br />vida e obra :<br />Kant passou toda a sua vida em sua cidade natal, Königsberg, sem jamais se<br />afastar de casa por um dia. Dos pais luteranos recebeu uma educação religiosa e<br />severa, baseada em princípios que pregavam uma vida simples, respeito e<br />obediência à moral .Em 1740 ingressou na Universidade de Königsberg. Após se<br />formar foi preceptor particular antes de se tornar docente na universidade, em 1755,<br />ensinando diversas matérias, como física, antropologia e geografia, além de<br />filosofia. Aos 45 anos foi nomeado professor de lógica e metafísica.<br />● obras: Crítica da razão pura; Fundamentos da metafísica dos costumes;<br />Crítica da razão prática; Crítica do juízo.<br />resumo pág415 e 416<br />Kant analisa o mundo ético ,trazendo questões como liberdade<br />humana , liberdade da alma e a existência de deus , essa questões são<br />resgatadas para explicar por elas a lei moral e seu exercício.<br />Kant conclui que nunca poderíamos entender metafisica ,por que<br />avaliando do ponto de vista da razão pura seria apenas uma<br />especulação, mas sua existência voltada para razão pratica não se<br />baseia no conhecimento mas na ação moral mas só é possível se o ser<br />humano agir por vontade ou autodeterminação. Kant usou a frase “tive<br />de suprir o saber para encontra lugar para a fé”.<br />A colocação de fé e usado por Kant não voltado para o cunho religioso,<br />mas a fé filosófica, mesmo não tendo um suporte teórico ,da suporte pra<br />vida moral .<br />o formalismo moral<br />● na critica a razão pratica tratou ate onde poderíamos ir guiados pela vida<br />moral . usando a frase “o que podemos fazer “<br />● tudo na natureza age por uma lei o ser humano age por princípios exigindo a<br />capacidade de escolher entre o bem e o mal .<br />● Kant chamou essa consciência de moral de razão pratica utilizado pra<br />entender os costumes e guiar os indivíduos na sua ação.<br /><br />Isabella De Sales Bareiro Tavares <br />2° Ano AAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-24491778580388679062016-09-10T20:16:54.928-07:002016-09-10T20:16:54.928-07:00Este comentário foi removido pelo autor.EU ADORO REBELDEhttps://www.blogger.com/profile/17604689023318472244noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-25989567832996139852016-09-03T09:27:01.203-07:002016-09-03T09:27:01.203-07:00Voltaire- vida e principais obras
Voltaire foi um ...Voltaire- vida e principais obras<br />Voltaire foi um importante ensaísta, escritor e filosofo iluminista francês.Nasceu em 21 de novembro de 1964 e morreu em 30 de maio de 1778. <br />Ele foi influenciado por Isaac Newton(cientista) e pelo filósofo John Locke. Logo ele defendia as liberdades civis e criticou as instituições politicas da monarquia,combatendo o absolutismo. Alem disso ele criticou o poder da Igreja Católica no sistema politico entre outras coisas.<br />As suas principais obras foram:<br />Édipo em 1728<br />Mariamne em 1724<br />La Henriade em 1728<br />Cartas filosóficas em 1734<br /><br />Paloma Carvalho <br />2° Ano BAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-61849597820136503422016-08-30T11:51:36.936-07:002016-08-30T11:51:36.936-07:00Kant- vida e obra: kant foi um dos principais pens...Kant- vida e obra: kant foi um dos principais pensadores do período moderno da filosofia. Abordando questões que abrangiam desde a modernidade até a natureza do espaço e do tempo. As posições e teorias de kant continuam a ser estudados ativamente, em campos como a política e a metafísica, suas obras principais são: Fundação da metafísica dos costumes, crítica da razão prática e crítica do julgamento.<br /><br />João Pedro 2°anoBAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/02851030082451377199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-67080791015838921822016-08-30T11:51:24.526-07:002016-08-30T11:51:24.526-07:00Kant- vida e obra: kant foi um dos principais pens...Kant- vida e obra: kant foi um dos principais pensadores do período moderno da filosofia. Abordando questões que abrangiam desde a modernidade até a natureza do espaço e do tempo. As posições e teorias de kant continuam a ser estudados ativamente, em campos como a política e a metafísica, suas obras principais são: Fundação da metafísica dos costumes, crítica da razão prática e crítica do julgamento.<br /><br />João Pedro 2°anoBAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/02851030082451377199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-71343849053145737852016-08-23T15:22:53.214-07:002016-08-23T15:22:53.214-07:00Kant (A moral): Em uma obra de Immanuel Kant chama...Kant (A moral): Em uma obra de Immanuel Kant chamada "Crítica da razão política", ele vai defender a filosofia em alguns pontos e também explicar a sua existência. O artigo apresenta a razão do estado e também da passagem do governo das almas para o governo político dos homens. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15726228832838722839noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-45466361122122052492016-08-21T19:20:21.156-07:002016-08-21T19:20:21.156-07:006) KANT-Moral
Pâmela Paiva
2° "B"
Kant...6) KANT-Moral<br />Pâmela Paiva <br />2° "B"<br /><br />Kant recebeu de Jean-Jacques Rousseau a ideia de que todos os seres humanos são capazes de distinguir o bem do mal, pelo que todos são chamados a cumprir o seu dever. O iluminismo influenciou também a maneira como Kant encara a razão. Antes de mais, ela deve ser submetida a uma crítica que circunscreva os seus limites de possibilidade. É, todavia, esta instância - razão - que distingue o ser humano do animal, conferindo-lhe a capacidade de pensar por si mesmo. O iluminismo representa, para Kant, a saída do Homem da sua menoridade, de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem.<br />Servir-se da sua própria razão é ser autónomo e, portanto, livre. O certo, porém, é que, ao sobrevalorizar a razão, o iluminismo fez uma crítica à religião, o que conduziu ao cepticismo e a um estado de incredulidade. Não foi apenas a religião que sofreu este abalo. Também a moral viu serem abalados os seus fundamentos, porque ela baseava-se, em grande parte, na religião.<br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07913793948234540059noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-77462607744397930412016-08-17T18:06:40.761-07:002016-08-17T18:06:40.761-07:007) Kant( O Imperativo)
Aluna: Sarah Luiza M. De Ol...7) Kant( O Imperativo)<br />Aluna: Sarah Luiza M. De Oliveira<br />Turma: 2"B"<br /><br />Para Kant a razão pode ter dois vetores, que são chamados de Imperativos hipotético e categórico. O primeiro é caracterizado pelo uso da razão instrumental, e o segundo imperativo é o ato incondicionado. O foco de uma ação moral então deve ser o imperativo categórico, uma vez que apenas nesses casos podemos ter uma moralidade unida.O imperativo categórico está dividido em três fórmulas, Lei Universal, Fim em si mesma e Legislador Universal. Agimos livremente, de forma autônoma, escolhendo seguir um dever moral, independente de qualquer sentimento de prazer que possa trazer ao ser. <br />Portanto, agir moralmente é agir em função de um dever, de acordo com a lei moral, o verdadeiro imperativo categórico que visa tratar as pessoas como fins em elas mesmas. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-66134784305781484172016-08-16T15:55:06.819-07:002016-08-16T15:55:06.819-07:00
KANT A moral - P. 415 e 416
Kant é independente ...<br /> KANT A moral - P. 415 e 416<br />Kant é independente de qualquer sentido religioso. Sua moral exclui a noção de intenção como elemento de uma alma pura, e o dever não é uma obrigação a ser seguida em virtude de um ente superior,é que preserva os princípios que articulam intenção e dever conforme a autonomia do sujeito. Desse modo segue-se que tais princípios não podem ser negados sem autocontradição. Em Kant o dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. E uma ação por dever elimina todas as inclinações (todo o objeto da vontade), e, portanto, só resta à vontade obedecer à lei prática (baseada na máxima universal), pois trata-se de um princípio que está ligado à vontade. O valor moral da ação não reside no efeito que dela se espera, pois o fundamento da vontade é a representação da lei e não o efeito esperado . <br /><br />As obras principais de Kant foram: <br />Crítica da Razão Pura (1781); <br />Fundamentos da Metafísica dos Costumes (1785); <br />Crítica da Razão Prática (1788); <br />Crítica da Faculdade de Julgar (1790); <br />Prolegónomos a Toda a Metafísica Futura que Poderá Apresentar-se como Ciência (1783). <br /> GABRIEL PRAZERES 2 ANO B<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12474168995156123287noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-9641111315024395852016-08-16T12:48:44.473-07:002016-08-16T12:48:44.473-07:00A Moral de Kant
É só no domínio da moral que a ra...A Moral de Kant<br /><br />É só no domínio da moral que a razão poderá, legitimamente, manifestar-se em toda sua pujança. A razão teórica tinha necessidade da experiência para não se perder no vácuo da metafísica. A razão prática, isto é, ética, deve ao contrário, ultrapassar, para ser ela própria, tudo que seja sensível ou empírico.<br /><br />Toda ação que toma seus móveis da sensibilidade, dos desejos empíricos, é estranha à moral, mesmo que essa ação seja materialmente boa. Por exemplo: se me empenho por alguém por cálculo interessado ou mesmo por afeição, minha conduta não é moral. Com efeito, amanhã, meus cálculos e meus sentimentos espontâneos poderiam levar-me a atos contrários. A vontade que tem por fim o prazer, a felicidade, fica submetida às flutuações de minha natureza. Nesse ponto, Kant se opõe não só ao naturalismo dos filósofos iluministas.<br />Jucele beatriz 2°CAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-54766186612757011702016-08-15T13:31:12.820-07:002016-08-15T13:31:12.820-07:00Isabella Oliveira (2ºB)
Voltaire - Vida e obras
V...Isabella Oliveira (2ºB)<br />Voltaire - Vida e obras<br /><br />Voltaire era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de maio de 1778 (aos 83 anos). Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro.<br />Voltaire fazia parte de uma família nobre francesa. Estudou num colégio jesuíta da França, onde aprendeu latim e grego.<br /> <br />Em 1713, foi designado como secretário da embaixada da França na cidade de Haia (Holanda). Em 1726, em função de uma disputa com um nobre francês, foi preso na Bastilha por cinco meses. Libertado, foi exilado na Inglaterra, onde viveu na cidade de Londres entre os anos de 1726 e 1728.<br /><br />Retornou para a França em 1728 e começou a divulgar ideias filosóficas.<br />Em 1734, publicou uma de suas grandes obras, Cartas Filosóficas.<br />Em 1742, viajou para a cidade de Berlim, onde foi nomeado historiógrafo, acadêmico e cavaleiro da Câmara Real.<br />Retornou para Paris em 1778, onde morreu neste mesmo ano, no dia 30 de maio.<br />Principais obras:<br />Édipo (1718)<br />Mariamne (1724)<br />La Henriade (1728)<br />Cartas Filosóficas (1734) <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-39167755081966359522016-08-10T14:58:24.311-07:002016-08-10T14:58:24.311-07:00A filosofia de Immanuel Kant, considerado um dos p...A filosofia de Immanuel Kant, considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período do Iluminismo, situa a razão no centro do mundo. Ele nasceu em Königsberg, capital da Prússia Oriental (atual Kaliningrado, na Rússia). Sendo o quarto de nove filhos, passou grande parte da vida nas cercanias de sua cidade natal. Dos pais luteranos recebeu uma educação religiosa e severa, baseada em princípios que pregavam uma vida simples, respeito e obediência à moral. Na escola da cidade aprendeu latim e línguas clássicas. Aos dezesseis anos ingressou na universidade de Königsberg, na qual se aprofundou na filosofia de Gottfried Wilhelm Leibniz e de Christian Wolff, sob a orientação de Martin Knutzen, um racionalista, que apresentou a Kant a nova física matemática de Newton.<br /><br />Em 1746, após a morte do pai, Kant foi obrigado a interromper os estudos universitários e começou a dar aulas particulares para manter a família. Mesmo assim, não se afastou dos estudos e em 1749 publicou sua primeira obra filosófica, Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas. Em 1754 conseguiu retornar à universidade e concluir o doutorado, tornando-se professor universitário. Lecionou lógica, metafísica, filosofia moral, matemática física e geografia.<br /><br />Na primeira parte de sua vida intelectual, Kant publicou diversas obras nas áreas das ciências naturais e da física, como a História universal da natureza e teoria do céu (1755), na qual esboçou a hipótese da nebulosa, que afirmava que o Sistema Solar se formara a partir de uma grande nuvem de gás, dando novos rumos à astronomia. No início dos anos 1760, Kant, influenciado pela filosofia de Hume, começa a dar forma à tese central da sua filosofia, de que o conhecimento humano pressupõe a participação ativa da mente humana, dando origem a livros que são os pilares de sua obra. São eles: Crítica da razão pura (1781), que criou as bases para a teoria do conhecimento como disciplina filosófica e marcou o início da filosofia moderna, Fundamentação da metafísica dos costumes (1785), Crítica da razão prática (1788) e Crítica da faculdade do juízo (1790). Em comum, todos eles defendem um profundo estudo do conhecimento humano, das formas e dos limites das faculdades cognitivas do homem, partindo do princípio de que o conhecimento começa com a experiência, mas não deriva dela.<br /><br />Em 1792, Kant publicou A religião nos limites da simples razão, livro que levou o reiFrederico Guilherme II a proibi-lo de ensinar ou escrever sobre temas religiosos. Três anos depois publicou À paz perpétua, obra de sua maturidade, na qual discute as possibilidades da paz e defende o regime republicano. Pacifista, apoiou a independência americana.<br /><br />Kant levou uma vida calma e regrada, não se casou e não teve filhos. Morreu em Königsberg, dois meses antes de completar 80 anos.<br /><br />principais obras :<br />-Crítica da razão pura (1781)<br />-Fundamentação da metafísica dos costumes (1785)<br />-Crítica da razão prática (1788) <br />-Crítica da faculdade do juízo (1790)<br /><br />Sabrina Vitória - 2°C Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-53726005920126489872016-08-10T14:16:06.072-07:002016-08-10T14:16:06.072-07:00Kant (as idéias da razão e da metafísica)
Kant diz...Kant (as idéias da razão e da metafísica)<br />Kant diz que o conhecimento científico é necessário e preciso, mas são restritos aos fenômenos, todo mundo acredita na ciência e se limita a isso, mas isso não chega na filosofia, não existe uma verdade certa, sempre a "verdade" é questionavel.<br />Gabriela Araújo 2° CAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-48690766803269640512016-08-10T06:08:57.133-07:002016-08-10T06:08:57.133-07:00VOLTAIRE
-VIDA
A vida e a obra de Voltaire constit...VOLTAIRE<br />-VIDA<br />A vida e a obra de Voltaire constituem-se, com efeito, um marco incontestável na história do pensamento ocidental moderno. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de maio de 1778 (aos 83 anos). François-Marie Arouet nasceu em 21 de novembro de 1694, em Paris, filho duma família relativamente rica – e muito católica. Perdendo sua mãe aos 7 anos de idade, aos 10 o pequeno François é transformado em interno do principal colégio dos Jesuítas em Paris, onde permanece durante 7 anos. Deixando o colégio jesuítico aos 17 anos de idade, anuncia a seu pai que deseja dedicar-se às Letras, porém seu pai o força a fazer direito, seu pai com seus contatos, consegue um emprego como secretario do embaixador Francês, ficando pouco tempo no cargo por ser demitido, seu pai fica furioso e decide manda-lo para a América como castigo, assim um marquês, antigo conhecido dos Arouet, intervém, e pede para que o jovem rebelde lhe seja confiado.<br />Em 1716 Voltaire é exilado de Paris, cometendo o mesmo erro, é preso e mandado para a Bastilha. Foi durante esse tempo de prisão (em 1717) que François-Marie Arouet decide mudar de nome, assumindo o pseudônimo de “Voltaire”. Em 1718, lança sua primeira peça de teatro Édipo.<br />Um singular relacionamento amoroso, iniciado em 1733, vai acabar de mergulhar Voltaire no mundo dos assuntos filosóficos: Émilie du Châtelet, grande estudiosa da Filosofia e da Física, torna-se sua amante, permanecendo com ele até à morte dela, em 1749. Assim é que, em 1734, Voltaire publica as suas famosas “Cartas Filosóficas”, também chamadas de “Cartas Inglesas”, nas quais ele compara, bem sarcasticamente, a Inglaterra e a França. Durante 10 anos Voltaire permanecerá ocupado com um duplo trabalho: por um lado, tinha de evitar acusações que pudessem levá-lo para a Bastilha; e por outro, devia continuar o combate contra o obscurantismo e a intolerância, recorrendo então à arma dos escritos anônimos.<br />Voltaire é um deísta, sendo a postura filosófica daqueles que não acreditam em nenhuma das supostas ‘revelações’ divinas, que são alegadas por todas as religiões como o seu fundamento. Antes da morte de Émilie consegue reaproximar Voltaire da Corte Francesa, sendo eleito também como membro da Academia Francesa. Chega o momento em que seu amigo Frederico consegue o levar para a sua corte, em Berlim, Prússia, durante isso Publica “Cândido, o Ingênuo”, “Ensaio sobre os Costumes”, “Poema sobre o Desastre de Lisboa”, etc. Para garantir melhor a sua própria segurança, Voltaire compra um castelo na cidadezinha de Ferney, e se muda de Délices para lá, em outubro de 1758. Voltaire abre generosamente as portas e mesas de seu castelo para receber hóspedes e visitantes e, em pouco tempo, Ferney torna-se um verdadeiro fenômeno de ‘peregrinações’ filosóficas. <br />Voltaire, pois, tendo em vista, por um lado, a promoção da liberdade de pensamento e, por outro, o fim da intolerância religiosa, promove uma campanha que abala toda a Europa, através de livros, panfletos, cartas, etc. É, então, que ele escreve o seu “Tratado sobre a Tolerância”.<br />Seu corpo é, então, autopsiado e retiram-lhe o coração e o cérebro, para serem conservados como uma derradeira lembrança.<br />-PRINCIPAIS OBRAS<br />Édipo, 1718 <br />Mariamne, 1724 <br />La Henriade, 1728 <br />História de Charles XII, 1730 <br />Brutus, 1730 <br />Cartas filosóficas, 1734 <br />Mondain, 1736 <br />Epître sur Newton, 1736 <br />Tratado de Matafísica, 1736 <br /><br />Juliany Venâncio<br />2º ano ''A''Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00938408756508466511noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-54124934761299654722016-08-09T20:17:14.962-07:002016-08-09T20:17:14.962-07:00A RAZÃO: A ideia psicológica ou de Alma vem da tra...A RAZÃO: A ideia psicológica ou de Alma vem da tradição que acredita que somos seres não somente materiais, mas dotados de uma entidade metafísica, a alma, pertencente ao reino dos fins e não das coisas. A alma não pode ser conhecida (pois não se tem fenômeno), mas as aflições, angústias, as escolhas, enfim, o drama humano, fazem crer que há uma alma e que é nela que devemos buscar princípios que forneçam leis para regular as ações entre os homens. O homem é livre, por isso não pode ser conhecido (tal como o modelo hipotético-dedutivo), mas somente apreciado em suas ações exteriorizadas. Portanto, o estudo da alma diz respeito à Ética e não à psicologia, pois esta é impossível, segundo Kant.<br /><br />Do mesmo modo, a ideia Teológica ou de Deus, tradicionalmente em debate, não é objeto de conhecimento humano. Deus não é fenômeno, não é objeto de ciência, mas sim de crença. E a crença, isto é, aquilo que é verdade para alguém, depende da autoridade transmitida ou revelada. Deus não pode ser conhecido, mas norteia as ações e condutas humanas.<br /><br />A ideia psicológica ou de Alma vem da tradição que acredita que somos seres não somente materiais, mas dotados de uma entidade metafísica, a alma, pertencente ao reino dos fins e não das coisas. A alma não pode ser conhecida (pois não se tem fenômeno), mas as aflições, angústias, as escolhas, enfim, o drama humano , fazem crer que há uma alma e que é nela que devemos buscar princípios que forneçam leis para regular as ações entre os homens. O homem é livre, por isso não pode ser conhecido (tal como o modelo hipotético-dedutivo), mas somente apreciado em suas ações exteriorizadas. Portanto, o estudo da alma diz respeito à Ética e não à psicologia, pois esta é impossível, segundo Kant.<br /><br />Do mesmo modo, a ideia Teológica ou de Deus, tradicionalmente em debate, não é objeto de conhecimento humano. Deus não é fenômeno, não é objeto de ciência, mas sim de crença. E a crença, isto é, aquilo que é verdade para alguém, depende da autoridade transmitida ou revelada. Deus não pode ser conhecido, mas norteia as ações e condutas humanas.<br /><br />A Metafísica: Kant afirma que o domínio da razão e o rigor científico podem recriar a metafísica como conjunto dos conhecimentos dados apenas pela razão, sem utilizar os dados da experiência. A metafísica para Kant reduz-se ao estudo das condições e limites do conhecimento. <br /><br />Kant separa o conhecimento sensível que se relaciona às instituições sensíveis do conhecimento inteligível que trata de ideias metafísicas. <br />A Crítica da Razão Pura trata especialmente dos motivos pelos quais as metafísicas são voltadas ao fracasso e das razões pelas quais a razão humana é impotente para conhecer as coisas em profundidade.<br />ALAN NERES 2ANO AAlanhttps://www.blogger.com/profile/04813632831099142587noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-55124587704714246452016-08-09T19:48:18.024-07:002016-08-09T19:48:18.024-07:006. KANT – MORAL
Na obra, Crítica da razão prática,...6. KANT – MORAL<br />Na obra, Crítica da razão prática, Kant analisou o mundo ético e recolocou questões da existência de Deus, da imortalidade da alma e da liberdade humana. Kant concluiu ser impossível conhecer as realidades da metafísica, pois a razão se ocupa totalmente das idéias. A razão prática não é voltada para o conhecimento, mas para as ações morais, sendo possível apenas pelo fato dos seres humanos terem a possibilidade de agir mediante ao ato de vontade, se justificando com o seguinte termo: “tive de suprimir o saber para encontrar lugar para a fé”. O conceito de fé geralmente é ligado à religião, mas para Kant a fé é filosófica.<br /> Os princípios derivam da consciência moral, algo necessário para ações racionais. Kant nomeou-a de razão prática, utilizada para compreender o mundo dos costumes e orientar o indivíduo na sua ação. Apenas o ser humano é capaz de vida moral e seus atos são resultados de sua vontade, com isso esses são avaliados por ele mesmo como coisas boas e ruins.<br />Maria Eduarda Lira - 2º ano A<br />Maria Eduarda Silva de Lirahttps://www.blogger.com/profile/02049385476362088876noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-69387596751903601242016-08-09T19:44:49.588-07:002016-08-09T19:44:49.588-07:00Para Kant, a moralidade parece ter um valor em si ...Para Kant, a moralidade parece ter um valor em si mesma. Ela expressa um dever puro. Tem sua origem a priori na razão, e não a posteriori. Indica um dever de forma categórica. Ou seja, ordena categoricamente, e não hipoteticamente. Neste sentido, Kant afirma que "todos os imperativos ordenam hipotética ou categoricamente... Se a ação for boa simplesmente como um meio para alguma outra coisa, então o imperativo é hipotético; mas se a ação é representada como boa em si mesma e, portanto, como um princípio necessário para uma vontade que, em si mesma, está em conformidade com a razão, então o imperativo é categórico" (Fundamentação da Metafísica dos Costumes). <br /><br />Imperativo aqui quer dizer ordem, mais precisamente "ordens da razão". O imperativo categórico nos mostra o que é racional em si mesmo. Por outro lado, o imperativo hipotético revela uma ação que é um meio para consecução de determinado fim. <br /><br />Para Kant, o imperativo categórico pode formulado da seguinte forma: "Age unicamente segundo uma máxima tal que ao mesmo tempo possas querer que ela se torne uma lei universal". E ainda: "Age de tal maneira que trates a humanidade, em tua própria pessoa e na pessoa de cada outro ser humano, jamais como um meio, porém sempre ao mesmo tempo com um fim. <br />Stephanie Xavier 2°BAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-46079662626025879542016-08-09T19:39:49.226-07:002016-08-09T19:39:49.226-07:00[9/8 23:37] Matheus Santos: Kant sustenta que o pr...[9/8 23:37] Matheus Santos: Kant sustenta que o princípio fundamental de nossos deveres morais é um categórico imperativo . É um imperativo , pois é um comando (por exemplo, "Leave the gun. Leve o cannoli.") Mais precisamente, nos ordena a exercer a nossa vontade de uma maneira particular, não para executar alguma ação ou outros. É categórico em virtude de se aplicar a nós incondicionalmente, ou simplesmente porque possui vontades racionais, sem referência a qualquer extremidades que poderia ou não ter. Não se trata, em outras palavras, se aplicam a nós na condição de que temos adotado algumas antecedentemente meta para nós mesmos. Claro, outros imperativos têm uma forma não-condicional similar. Por exemplo, "responder a um convite na terceira pessoa na terceira pessoa" é um imperativo de etiqueta, e não é condicional. Não se aplica a você somente sob a condição que você tem algum fim que é servido por ser educado. Mas este imperativo não é categóricano sentido de Kant, uma vez que não se aplica a nós, simplesmente porque somos racionais o suficiente para entender e agir sobre ela, ou simplesmente porque possuímos uma vontade racional. Imperativos da etiqueta se aplica a nós, simplesmente porque costume dominante único-nos como objetos apropriados de avaliação pelos padrões de educação, se nós aceitamos essas normas ou não.<br />[9/8 23:38] Matheus Santos: Existem "deveres" que não seja nosso dever moral, mas esses deveres se distinguem dos deveria moral em ser baseado em um tipo bem diferente de princípio, que é a fonte de imperativos hipotéticos . Um imperativo hipotético é um comando que também se aplica a nós em virtude de termos uma vontade racional, mas não simplesmente em virtude disso. Ela nos obriga a exercer a nossa vontade de uma certa forma dado que temos antecedentemente quis um fim. Um imperativo hipotético é, portanto, um comando de forma condicional. Mas não qualquer comando desta forma conta como um imperativo hipotético no sentido de Kant. Por exemplo, 'se você está feliz e você sabe que bater palmas, suas mãos! " é um comando condicional. <br />Matheus Vaz 2°CAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-50294147005748033742016-08-09T18:01:11.199-07:002016-08-09T18:01:11.199-07:003.Kant - vida e obra
Immanuel Kant nasceu em Kön...3.Kant - vida e obra <br /><br />Immanuel Kant nasceu em Königsberg no dia 22 de abril de 1724. Kant foi um filósofo prussiano, considerado o maior filósofo da era moderna e do último período do Iluminismo.<br />Dos pais luteranos teve uma educação severa e religiosa, viveu de uma forma simples, com respeito e obediência à moral. Aos 16 anos entrou na Universidade na qual se aprofundou na filosofia de Gottfried Luibniz e Christian Wolff.<br />Depois da morte de seu pai em 1746, Kant interrompeu os estudos para dar aulas e sustentar sua família. Em 1749 publicou sua primeira obra "Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas". Se tornou professor e ensinava: lógica, metafísica, filosofia moral, matemática física e geografia.<br />Kant publicou diversas obras como: "História Universal da Natureza e Teoria do Céu" (1755), "Crítica da Razão Pura" (1781), "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" (1785), "Crítica da Razão Pratica" (1788) e "Crítica da Faculdade do Juízo" (1790).<br />Kant levou uma vida tranquila, não se casou e não teve filhos. Morreu em 1804 em Königsberg, dois meses antes de completar 80 anos.<br /><br />Giovanna Duarte 2º A Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-55131098015228687462016-08-09T17:54:25.411-07:002016-08-09T17:54:25.411-07:00O Imperativa-Kant página 417
Kant começou a usar o...O Imperativa-Kant página 417<br />Kant começou a usar o termo imperativo, após a análise aos princípios da consciência moral, ele dividia o termo em:<br />Imperativo hipotético: quando se é ordenada uma ação a fim de uma melhoria, ou de bons resultados como sucesso, felicidade e reconhecimento.<br />Imperativo categórico: quando a ação não precisa esboçar resultados, tendo em vista que ela ja é o próprio.Como se fosse uma espécie de dever a ser cumprido.<br />Para Kant a sociedade só poderia se apresentar como moral caso seja regida por imperativos categóricos.<br />Tendo como exemplo o furto, os cristãos seguem o sétimo mandamento, já os teóricos jusnaturalistas o direito natural, porém Kant tem em mente que se um pode furtar, todos podem, o que faz que ninguém nunca possa ter posse de nada.<br />Por isso Kant se rejeitou concepções éticas que norteiam a razão.O imperativo categórico tem seus fundamentos a partir de basicamente a razão.<br />Izabela Arruda <br />2ª ano "C"Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-65625135885847324492016-08-09T17:13:06.225-07:002016-08-09T17:13:06.225-07:00Kant: A herança kantiana
Immanuel Kant (1724-1804)...Kant: A herança kantiana<br />Immanuel Kant (1724-1804) nasceu na Prússia (Alemanha). Era profundamente religioso e levou uma vida metódica, dedicando-se ao ensino e ao estudo. Foi um dos maiores destaques do Iluminismo.<br />Em Crítica da razão prática, tratou das possibilidades do ato moral ao perguntar “o que devemos fazer”. Finalmente em Crítica da faculdade do juízo, investigou os juízos estéticos, distinguindo o belo do agradável e do útil. Defendeu, sobretudo, a autonomia moral do sujeito, a liberdade de pensamento e a “paz perpétua”.<br />Ele mostra interesse sobre a legitimidade do conhecimento: “Qual é o verdadeiro valor dos nossos conhecimentos e o que é conhecimento?” e queria superar a dicotomia entre racionalismo e o empirismo, pois para Kant a matéria e a forma do conhecimento atuam juntas. O próprio Kant descreveu sua filosofia crítica como uma “revolução copernicana”, Copérnico contrariou a teoria geocêntrica e Kant fez a mesma coisa, contestou a metafísica, que significa “o que está para além da física” e busca o conhecimento da essência das coisas. <br />Brenda - 2º ano "A"Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02547096281637722647noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-89017906604379726882016-08-09T17:05:39.838-07:002016-08-09T17:05:39.838-07:00 Voltaire usa a ironia para tratar do problema do ... Voltaire usa a ironia para tratar do problema do mal e criticar as instituições politicas e religiosas. Apesar de abominar a religião cristã organizada, Voltaire era deista, ou seja, acreditava em Deus. Ele esteve em contato com intelectuais, com objetivo de promover reformas sociais e de adotar um discurso mais racional e tolerante. A intenção era garantir um Estado forte, laico, disposto a intervir em diversas áreas, inclusive a educação. Voltaire foi incansável defensor da liberdade de crença e da tolerância.<br /> Principais pensamentos e ideias defendidas<br />Voltaire foi influenciado, no campo de ideias, pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke.<br />Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação).<br />Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo.<br />Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político.<br />Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia.<br />Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas ideias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.<br /> <br />Eduarda Stephanie 2ºCAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-69966676150545483772016-08-09T16:45:17.593-07:002016-08-09T16:45:17.593-07:00Pamela Matos 2° "A"
1- Voltaire ( vida e...Pamela Matos 2° "A"<br />1- Voltaire ( vida e principais obras)<br /><br />François Marie Arouet, conhecido como Voltaire, nasceu em uma família rica e aristocrática, nasceu em Paris, no dia 21 de novembro de 1694. Sua mãe morreu depois do parto ele tinha a saúde fraca, estudou em um colégio jesuíta da França, onde aprendeu o latim e grego. Em 1713, foi designado como secretário da embaixada da França. Em 1726, por causa de uma disputa com um nobre francês, foi preso na Bastilha por cinco meses. Quando saiu, foi exilado na Inglaterra, onde viveu na cidade de Londres entre os anos de 1726 e 1728. Voltou para a França em 1728 e começou a divulgar ideias filosóficas, desenvolvidas na fase que viveu em Londres, estas ideias baseavam-se, principalmente, nos pensamentos de Newton e John Locke. Em 1734, publicou uma de suas grandes obras, Cartas Filosóficas, em que defende a liberdade ideológica, a tolerância religiosa e o combate ao fanatismo dogmático. Em 1742, viajou para a cidade de Berlim, onde foi nomeado historiógrafo, acadêmico e cavaleiro da Câmara Real. Por causa de conflitos, precisou sair da Alemanha e foi morar na Suíça, voltou para Paris em 1778, onde morreu neste mesmo ano, no dia 30 de maio.<br />Voltaire defende o que ele chama de religião natural e vê Deus como um ser distante do mundo, responsável somente pela sua criação e que não interfere na história dos homens. Além disso, é considerado como cético laico e anticlerical. Em seu pensamento político Voltaire não acreditava que as nações de sua época estivessem prontas para se tornarem democráticas e também não defendia a república, pois pensava que o povo não estava pronto para assumir esses dois modos de governo. Não via com bons olhos a oligarquia e defendia uma monarquia absoluta esclarecida.<br /> <br />Principais obras de Voltaire <br /><br />Édipo, 1718 <br />Mariamne, 1724 <br />La Henriade, 1728 <br />História de Charles XII, 1730 <br />Brutus, 1730 <br />Cartas filosóficas, 1734 <br />Mondain, 1736 <br />Epître sur Newton, 1736 <br />Tratado de Matafísica, 1736 <br />Pamela Matoshttps://www.blogger.com/profile/05118629660924018924noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-19279657161341354052016-08-09T15:46:13.318-07:002016-08-09T15:46:13.318-07:00Kant – Sensibilidade e Entendimento
Immanuel ...Kant – Sensibilidade e Entendimento<br /> <br /> Immanuel Kant foi um dos principais pensadores do período moderno da filosofia e nasceu em Konigsberg na Prússia, no dia 22 de abril de 1724. Em 1755 fez o seu doutorado em filosofia, estudando também física e matemática, além de lecionar Ciências Naturais. Kant também foi um dos maiores expoentes do iluminismo e é reconhecido particularmente por promover a reunião conceitual entre o racionalismo e o empirismo. Morreu com 80 anos em Konigsberg, no dia 12 de fevereiro de 1804.<br /> O filosofo Immanuel Kant explicou que o nosso conhecimento é formado pela sensibilidade e pelo entendimento, e constituído por coisas que já existem em nós mesmos e pelo que recebemos de fora, no caso a experiência.<br /> O que distingue Kant de outros filósofos é o simples fato dele acreditar que matéria (experiência) e forma (conhecimento que vem de nós mesmos) podem atuar juntos ao mesmo tempo, pois para conhecer as coisas precisamos da experiência, mas não seremos nada se essa experiência não for organizada diretamente com o nosso conhecimento natural que já temos que no caso é a priori.<br /> O nosso conhecimento é formado pelas intuições que são fornecidas pela sensibilidade e Kant exemplifica intuições puras da sensibilidade que são o espaço e o tempo, formas que já existem em nosso consciente.<br /> O entendimento pode ser considerado o elemento ativo de nosso conhecimento, pois nele estão as diversas formas de pensar, produzir conceitos, julgar e criticar.<br /> Portanto, para Kant nem todo o nosso conhecimento se origina somente da experiência, mas sim da atuação conjunta entre o que recebemos e o que nossa própria faculdade do conhecimento nos fornece.<br /> <br />Principais obras:<br />Crítica da Razão Pura (1781)<br />Ideia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita (1784)<br />O Que é o Esclarecimento (1784)<br />Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785)<br />Crítica da Razão Prática (1788)<br />Crítica do Juízo (1790)<br /><br />Giovanna Lyssa 2º ano "A"Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8675327401295661812.post-8830601489895304262016-08-09T15:33:35.946-07:002016-08-09T15:33:35.946-07:00Kant: A herança kantiana
Biografia:
Immanuel Kan...Kant: A herança kantiana<br /><br />Biografia:<br /> Immanuel Kant (22 de Abril de 1724 - 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo alemão, fundador da filosofia crítica. Nasceu, viveu e morreu em Konisberg, uma cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Era filho de um comerciante de descendência escocesa. Recebeu uma educação pietista e frequentou a universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg.<br /> Kant descreveu sua filosofia crítica como uma “revolução copernicana”. Essa expressão refere-se a Copérnico, que foi contra a teoria geocêntrica ao apresentar a hipótese da Terra girando em torno do Sol. Da mesma maneira, ele foi contra aos argumentos da metafísica, que dizia que o conhecimento se regulava pelos objetos. Assim, afirmou que pelo contrário, os objetos que devem regular-se pelo nosso conhecimento.<br /> Kant fazia crítica ao racionalismo e ao empirismo, e o procedimento kantiano incidiu em idealismo. Mesmo reconhecendo a experiência como fornecedora da matéria do conhecimento, certificou o espírito humano como construtor da ordem do universo.<br />Obras:<br /> Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas (1747);<br /> História Universal da Natureza e Teoria do Céu (1755);<br /> Monodologia Física (1756);<br /> Meditações sobre o Optimismo (1759);<br /> A Falsa Subtileza das Quatro Figuras Silogisticas (1762);<br /> Dissertação de 1770 Sobre a Forma e os Princípios do Mundo Sensível e do Inteligível (1770);<br /> Prolegômenos a toda a Metafísica Futura (1783);<br /> A Religião nos Limites da Simples Razão, Crítica da razão pura (1781, 1.ª ed., 1787, 2.ª ed.);<br /> Fundamentação Metafísica dos Costumes (1785);<br /> Crítica da Razão Prática (1788);<br /> Crítica da Faculdade de Julgar (1790).<br /><br />Joyce De Farias - 2°"A"<br />Anonymousnoreply@blogger.com