Habituando-se à luz

sexta-feira, 2 de outubro de 2015


Cesardi


Saudações, nobres alunos.

Prontos para brilhar?

No primeiro bimestre fizemos uma jornada filosófica pela história da filosofia, por alguns conceitos e e por alguns pensadores da filosofia. Toda essa jornada se deu a partir do foco na filosofia socrático-platônica, a saída da caverna. O foco das discussões e do tutorial giraram em torno da política brasileira e da cultura dogmática da educação brasileira. O momento de ofuscamento, de incompreensão são necessários para a prática da filosofia. Esperamos que nesse segundo momento possamos nos habituar com a luz do lado de fora da caverna. 

Nesse bimestre nós faremos diversas oficinas de leitura, interpretação e produção, tendo como base alguns textos de filosofia e um documentário. Os textos seletos e o documentário são obras indicadas para a primeira etapa do PAS da UnB do presente ano:

I - O Príncipe - Maquiavel.
II - A Apologia de Sócrates - Platão.
A Apologia de Sócrates

III - Antígona - Sófocles.

IV - Constituição da República Federativa do Brasil - (Art. 5º).

V - Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás - Renato Barbieri.


Após a leitura, a interpretação e a produção de textos analisaremos alguns temas pertinentes do cenário político e social do Brasil à luz das leituras realizadas. Os temas ficarão a critério dos grupos de estudos formados nas salas de aula.

As oficinas: elas serão realizadas em sala de aula com material próprio. Sugere-se aos alunos que salvem os textos em seus aparelhos eletrônicos e ou imprimam os textos.

Bom estudo.

Adeir

0 comments:

Postar um comentário

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson