Visita ao STF - FOTOS

sexta-feira, 9 de outubro de 2015


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ATENÇÃO estudantes do 2º ano (A, B e C) do Ensino Médio.

Está CONFIRMADO o agendamento de visita ao Supremo Tribunal Federal – STF, para a próxima quarta-feira (02/09/2015).
É obrigatório o uso do uniforme completo!



QUESTÕES - para serem respondidas antes da realização da saída pedagógica. 

A) Em relação ao Poder Judiciário, escreva um texto em tópicos contendo os seguintes pontos (perguntas e respostas no caderno):

1) Qual a competência do Poder Judiciário no Brasil?
2) O que é e qual a competência do Supremo Tribunal Federal dentro do Poder Judiciário?
3) Quais são os requisitos para escolha dos ministros do STF? Quantos são eles? Quais os nomes deles no atual mandato de 2015?
4) Quais são as principais matérias em julgamento atualmente no STF?

B) Após a saída pedagógica, descreva aqui abaixo, um relatório sobre os principais pontos observados na visita feita ao Supremo Tribunal Federal.


13 comentários:

  1. A) Questionário para responder antes da saída pedagógica:
    1. O Poder Judiciário do Brasil é o conjunto dos órgãos públicos aos quais exercem dois papéis, o primeiro é a função jurisdicional, que trata-se da obrigação e da prerrogativa de compor os conflitos de interesses em cada caso concreto, através de um processo judicial, com a aplicação de normas gerais e abstratas. E o segundo, o controle de constitucionalidade, que estabelece um método para evitar que atos legislativos e administrativos contrariem regras ou princípios constitucionais.
    2. O STF é o guardião da Constituição Federal. Compete-lhe julgar as causas em que esteja em jogo uma alegada violação da Constituição Federal, o que ele faz ao apreciar uma ação direta de inconstitucionalidade ou um recurso contra decisão que, alegadamente, violou dispositivo da Constituição.
    3. O STF compõe-se de onze ministros, aprovados pelo Senado Federal e nomeados pelo presidente da República, dentre cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e de reputação ilibada. Os ministros são: Ministro Ricardo Lewandowski - Presidente;
    Ministra Cármen Lúcia - Vice-Presidente; Ministro Celso de Mello - Decano
    ; Ministro Marco Aurélio; Ministro Gilmar Mendes; Ministro Dias Toffoli; Ministro Luiz Fux; Ministra Rosa Weber; Ministro Teori Zavascki; Ministro Roberto Barroso; Ministro Edson Fachin.
    4. Um dos grandes escândalos como o Lava-Jato, está sendo investigado pelo STF, assim como a CPI do Futebol.

    Pedro Henrique de Mendonça Torres 2º ano C

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    1. Na saída de campo realizada no dia 09/09, tivemos a oportunidade de conhecer o Panteão, e o Supremo Tribunal Federal, onde visitamos uma exposição, e conhecemos um pouco mais sobre o trabalho no STF, onde o palestrante nos mostrou o lugar onde acontece as discussões, etc. Logo após fomos levados a uma sala onde estava a Constituição oficial de 1988. Na saída, vimos também a estátua que representa a justiça, sendo o símbolo do local.

      Pedro Henrique de Mendonça Torres 2° ano C

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  2. 1-Poder Judiciário serve para garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem capacidades administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.
    2-O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário e sua função é proteger a Constituição da República Federativa do Brasil, que é a norma mais importante do país.
    3-O STF contém de onze ministros,sendo que idade mínima 35 anos e 65 anos e é o presidente da república que escolhe os ministros e indica ao senado federal,
    (SF) e lá ocorre a aprovação do nome por maioria absoluta de votos.Os ministros são: Ministro Ricardo Lewandowski - Presidente;
    Ministra Cármen Lúcia - Vice-Presidente; Ministro Celso de Mello - Decano
    ; Ministro Marco Aurélio; Ministro Gilmar Mendes; Ministro Dias Toffoli; Ministro Luiz Fux; Ministra Rosa Weber; Ministro Teori Zavascki; Ministro Roberto Barroso; Ministro Edson Fachin.
    4-Uma das principais matéria que está recupetindo é o Lava Jato.
    Mariana Ramos 2º ANO B

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  3. A saída pedagógica ate o STF me chamou atenção em vários pontos, começando por podermos ver a constituição de perto, por ouvir a história de várias pessoas influentes no Brasil como D.João e o que me chamou mais a atenção foi a Estatua da Deusa da Justiça (Têmis) representada com os olhos vendados mostrando a imparcialidade da justiça, sua balança como equilíbrio e a espada como simbolo do poder poder.

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  4. A saída pedagógica ate o STF me chamou atenção em vários pontos, começando por podermos ver a constituição de perto, por ouvir a história de várias pessoas influentes no Brasil como D.João e o que me chamou mais a atenção foi a Estatua da Deusa da Justiça (Têmis) representada com os olhos vendados mostrando a imparcialidade da justiça, sua balança como equilíbrio e a espada como simbolo do poder poder.
    Layla Beatriz 2° ano "A"

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    1. Durante a saída pedagógica ao Superior Tribunal Federal (STF) ocorreram várias explicações sobre diversos juristas brasileiros, sendo um deles Ruy Barbosa que foi um grande jurista e diplomata representando o Brasil no exterior, além de conhecer a sala onde ocorrem os julgamentos, mas poderia ter durado mais tempo.
      Stefany Farias 2 ano "C"

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  5. Durante a saída pedagógica ao Superior Tribunal Federal (STF) ocorreram várias explicações sobre diversos juristas brasileiros, sendo um deles Ruy Barbosa que foi um grande jurista e diplomata representando o Brasil no exterior, além de conhecer a sala onde ocorrem os julgamentos, mas poderia ter durado mais tempo.
    Stefany Farias 2 ano "C"

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  6. A visita ao STF foi de grande importância, pude entender melhor o funcionamento do poder Judiciário para o Brasil, e saber que ele é um dos maiores responsáveis por fazer que a constituição seja seguida corretamente. Gostei bastante de ver a sala onde ocorrem as sessões de julgamentos, e saber que cada ministro tem seu próprio lugar na mesa, além de aprender sobre coisas que nem os professores de história nos contam, como o espelho da verdade.
    Adevan Filho 2° ano "A"

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  7. A saída para a supremo tribunal federal foi importante, assim aprendemos sobre muitas pessoas importantes e suas historias, vimos como funciona o debate de um julgamento la, como funciona cada pessoa como os ministros até o advogado, as imagens de pessoas que tem, são que teve grande importância para o Brasil.
    Lucas de Melo Macedo 2 Ano "A"

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  8. Na saída pedagógica que tivemos, deu para aprender muitas coisas sobre o supremo tribunal federal,aprendemos sobre a historia dele, vimos o pequeno museu que tem dentro dele, vimos também a estátua do rosto de grandes pessoas que fizeram coisas "fortes" pelo Brasil,fomos na sala onde acontece o julgamento deles, explicaram para nós como funcionam, etc.
    Gabriel Soares Marques 2 Ano "A"

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  9. A saída pedagógica foi de grande importancia pois apredemos bastante , como são ocorrido os julgamentos , como é escolhida as pessoas que estão sentadas a mesa , ali vimos como foi criado o supremo tribunal e toda a história ocorrida na época , foi uma experiência ótima em ter contato com coisas tão importantes !
    Camila de Oliveira 2 Ano "A"

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  10. O Poder Judiciário é um dos três poderes sendo acompanhado pelo Legislativo e Executivo,cada qual com sua função,composto por ministros,desembargadores e juízes,os quais tem a função de julgar de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo,e de acordo com as leis constitucionais do país.Este poder tem a obrigação de julgar qualquer conflito que ocorra no país,se baseando nas leis que entram em vigor,lhe cabendo a função de aplicar as leis julgando de maneira isenta e imparcial,determinando assim quem tem razão e quem deve ser ou não punido de acordo com a lei.
    Lueny Amorim 2º ano A

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  11. A saída pedagógica para o supremo tribunal federal ( STF) foi de grande importância didática e intelectual pois tivemos contato com história de importantes pessoas como Ruy Barbosa, e esclarecemos dúvidas de como é feito os julgamentos que pode alterar a situação de toda uma pátria, vimos suas regras ao julgar, e também como são escolhidos seus onze ministros e matamos curiosidade de ver como eram os antigos presidentes do STF por meio dos retratos na mesma sala onde fica a constituição brasileira original de 1988,aprendemos tamanha a importância e influência desse orgão de cúpula do poder judiciário brasileiro .
    Lucas Rosa Martins 2° C

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