(LF-2015) Questões - FIL

segunda-feira, 13 de julho de 2015



Em busca da verdade.  O dogmatismo.

Exercícios e contextualização.

Neposts - Olhos Vendados.

 Capítulo 12

Iniciação à Filosofia (Marilena Chauí). 

Conforme Marilena Chauí, o trajeto da filosofia, da ciência e de qualquer transeunte para a busca da verdade é permeado de entraves. O capítulo 12 retrata um dos obstáculos mais comuns à busca da verdade, o dogmatismo. O dogmatismo é uma atitude espontánea e natural do sujeito cognoscente. A atitude dogmática é uma espécie de "senso comum", de relação rotulante e pré-ajuizadora, que por sua vez inibe os procedimentos filosóficos.
De um modo geral, a filosofia - tendo em vista a libertação das amarras da ignorância - procede com alguns postulados básicos para a investigação da verdade: razão, fundamento, reflexão, indagação, suspensão do juízo, questionamento, confirmação, comprovação, refutação, lógica, abstração, conceitos, fatos, argumentos, teorias, história, encantamento, admiração... O dogmatismo não é tão simplório quanto se pensa. Ele costuma apresentar justificativas culturais, emocionais, psicológicas, tradicionais, religiosas, morais, crenças, que convencem o sujeito e o interlocutor de um fato sem questionar seus procedimentos e seus fundamentos.
O problema do dogmatismo é sua inquestionabilidade e seu autoritarismo sutil. Talvez, mais do que o conteúdo apresentado a atitude dogmática é um risco ao intelecto, pois ela é alienante. Sua alienacidade impede que a verdade seja tratada objetivamente, e sim de modo subjetivo, parcial, ideológico, partidário, conjectural e convencional.


1.   Como podemos inferir do capítulo 12, a busca pela verdade se esbarra num tipo de comportamento prejudicial ao diálogo e ao entendimento. Esse comportamento se configura como uma atitude dogmática.

2.      O ato humano de permitir que as opiniões, as aparências e os julgamentos se coloquem como verdade é um procedimento correto para a filosofia.

3.      O dogmatismo é um sistema de crenças que faz com que o sujeito dogmático julgue que o mundo seja tal qual como ele concebe.

4.   As atitudes dogmáticas são necessárias para facilitar a vida social, pois elas destroem preconceitos e pré-juízos.

5.      A atitude dogmática é conservadora, por isso ela é intolerante com as novidades. Levada a uma condição de irracionalidade ou acriticidade (sem crítica racional) a atitude dogmática se torna preconceito.

6.  Para chegarmos à verdade é preciso que nos apeguemos ao dogmatismo. Conforme os ensinamentos da filosofia, o dogmatismo é o único meio de chegarmos à verdade.

7.    O dogmatismo pode aumentar quando ele sustentar suas crenças em alguma fonte de ensinamento religioso, como a bíblia, por exemplo.

8.   O fundamentalismo religioso é dogmático, porque expressa o conservadorismo e, em geral, coloca as condições de fé como elemento principal para julgar o mundo conforme os ensinamentos religiosos.

9.   As opiniões e crenças são invariáveis. Ou seja, são as mesmas, não mudam de pessoa para pessoa, nem de sociedade para sociedade.

10.  Conforme os ensinamentos acerca da busca da verdade, as atitudes dogmáticas nunca poderão ser rompidas.

QUADRO DE RESPOSTAS
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
C
E
C
E
C
E
C
C
E
E


0 comentários:

Postar um comentário

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson