(LF-2015) QUESTÕES DE FILOSOFIA

sexta-feira, 24 de abril de 2015

FILOSOFANDO
Filosofia e Ciências

Cap. 30.

Certo ou Errado.

    QUESTÃO 1.
    A Revolução Científica modificou a forma de pensar o mundo e também o próprio ser humano. Atrelado a esse evento revolucionário surge uma concepção antropológica de “indivíduo”. No entanto, esse fenômeno da individualidade se deve, preponderantemente, ao fato do surgimento da burguesia no mesmo período da revolução, e não a ciência propriamente.


    QUESTÃO 2.
    Ainda conforme o capítulo 30, a Revolução Científica do século XVII trouxe a teoria geocêntrica como novidade para o cenário das ciências, causando assim o abandono do heliocentrismo.


    QUEESTÃO 3.
    O objetivo do novo sujeito(o indivíduo, iniciado no século XVII) é conservar o mundo dogmático, pois os avanços científicos ameaçam a existência da forma de vida humana tradicional.


    QUESTÃO 4.
    De todas as mudanças ocorridas a partir da Revolução Científica, uma das mais impactantes guinada do conhecimento é a substituição do pensamento antropocêntrico pelo teocêntrico.


    QUESTÃO 5.
    Ainda conforme o capítulo 30, ao mudar a forma de pensamento, muda-se também a maneira de construção do conhecimento. Se antes da revolução o saber era contemplativo, agora o que impera é o saber ativo.


GABARITO:
1. C
2. E - Trouxe o heliocentrismo em detrimento do geocentrismo.
3. E - Rompe com o dogmatismo e a existencialidade nela ancorada.
4. E - Abandona o teocentrismo e inicia o antropocentrismo.
5. C

0 comments:

Postar um comentário

 
Liceu Filosofia © 2015 | Desenvolvido por David Edson